Artigo

O que a COP27 tem a ver com você

Há diferença de interpretação entre os ponderados e os comprometidos
__Viviane Mansi__ é executiva, conselheira e professora. Está atualmente na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.
Viviane Mansi é executiva da Toyota e da Fundação Toyota do Brasil, conselheira e professora. Participou da COP27, em novembro de 2022.

Compartilhar:

Se você se considera uma pessoa ponderada, a COP27 não deve ter mudado a rotina da sua empresa. Isso porque os acordos celebrados, ainda que tenham avançado, não incluem sanções ou penalidades para quem não cumprir as determinações que nos ajudarão a conter o aquecimento global em 1,5ºC.

Mas se você se considera uma pessoa comprometida com o futuro, aí a COP pode mudar muita coisa. Reveja sua carteira de investimento para se certificar de que não está financiando negócios que podem acelerar ainda mais dramas climáticos. A COP pode significar nada e ao mesmo tempo, tudo. Depende de nós.

A cada ano, mais empresas se organizam em torno da COP para aumentar a voz e a sensibilidade para as discussões centrais sobre o clima. O efeito tem sido muito positivo: a cobertura jornalística também aumenta, ao mesmo tempo em que aumenta a pressão para que os países façam mais.

O custo virá e será alto se não tomarmos medidas drásticas agora. Mas por que ainda não foi feito? Porque são medidas impopulares. Diminuir a emissão de carbono passa por lidar com temas como desmatamento, uso da terra para o agro, mudar a fonte de energia e atualizar a frota de veículos. Nada é simples, nada é de baixo custo. Mas há alternativas. Do ponto de vista de gestão, falamos sempre da necessidade de construir novos cenários, inovar, ter resiliência, saber engajar. Eis que estamos diante de um cenário perfeito para fazer a diferença. Só precisa “daquele” ingrediente extra: coragem.

__Leia também: [Prepare-se para a emergência climática](https://www.revistahsm.com.br/post/prepare-se-para-a-emergencia-climatica)__

Artigo publicado na HSM Management nº 155

Compartilhar:

__Viviane Mansi__ é executiva, conselheira e professora. Está atualmente na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.

Artigos relacionados

Passa conhecimento

Incluir intencionalmente ou excluir consequentemente?

A estreia da coluna “Papo Diverso”, este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do “Dia da Pessoa com Deficiência”, um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura
Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura