O que uma sitcom, aparentemente despretensiosa, tem a ensinar a você na gestão de sua carreira? Para o consultor Josh Levs, que já foi jornalista da rede CNN de televisão, o seriado Friends e, mais especificamente um episódio em particular, foi muito importante.
Em artigo na revista strategy+business, ele conta que uma história envolvendo duas das personagens de Friends, sucesso em todo o mundo, ajudou-o a entender plenamente que qualquer colaborador, independentemente da posição que ocupa na organização, se vê constantemente diante de oportunidades de provar sua capacidade. E que mesmo as tarefas e os projetos mais secundários podem levar a algo bem maior.
No episódio, Monica e Phoebe estão preparando uma festa de aniversário para Rachel. Monica, a personagem controladora do grupo de amigos, quer organizar tudo sozinha, mas Phoebe também quer participar. Como Monica não confia em Phoebe, sempre meio aérea, para nenhuma tarefa, acaba encarregando-a de providenciar os copos e o gelo.
Para a maioria das pessoas, cuidar dos copos e do gelo seria a pior forma de ser colocada de lado, uma tarefa totalmente secundária. Afinal, destaca Levs, trata-se de um trabalho que não requer nenhuma criatividade, e muito pouca competência.
Mas Phoebe, com seu jeito excêntrico, adota uma abordagem peculiar. Ela aproveita essa tarefa rotineira e usa a imaginação, uma de suas características principais. Prepara o gelo de todas as formas, incluindo baldes de gelo picado, cones de neve e gelo seco, e também usa os copos na decoração. “Para desgosto de Monica, os copos e o gelo viram a foco da festa”, lembra Levs.
O consultor comenta, então, que, em qualquer organização, há sempre um conjunto de tarefas que são tratadas como menos importantes ou secundárias, das quais as pessoas geralmente fogem. São vistas como trabalhos a serem feitos o mais rapidamente possível, e ninguém lembra muito bem de quem as realizou. “No entanto, para funcionários ambiciosos, essas podem ser oportunidades significativas, que possibilitam criatividade e comprometimento. Algo aparentemente pequeno pode ser uma grande chance de mostrar do que você é capaz”, escreve Levs.
Ele reconhece que amplificar o valor de tarefas secundárias requer um tanto de autopromoção. E sugere: garanta que seus colegas, assim como seu chefe, percebam o trabalho que você fez, peça feedback e, no próximo trabalho desse tipo que você pegar, demonstre que conseguiu melhorar ainda mais.