Uncategorized

OpenStartups 2018: Opinion Box inova nas pesquisas de mercado digitais

Compartilhar:

Terceira colocada no ranking, a startup mineira quer tornar as pesquisas acessíveis a todas as empresas
——————————————————————————————————-

Fundada em Belo Horizonte (MG), em 2013, a startup Opinion Box desenvolve soluções inovadoras de pesquisa de mercado digital, web e mobile. Conta com uma plataforma de pesquisa de mercado DIY (faça-você-mesmo, com 150 mil consumidores no País) e também realiza projetos customizados com seu time de insights, que cuida de um projeto do início ao fim. A Opinion Box oferece às empresas a possibilidade de realizar, com os seus próprios clientes ou em seu painel, estudos como (1) teste de produtos (2) pesquisas de imagem e marca (3) pesquisas de jornada de compra (4) segmentação e buyer persona e (5) hábitos de consumo, entre outros. Foi fundada pelo empreendedor Felipe Schepers, em conjunto com duas empresas – Expertise e Pentagrama  – e hoje tem um quarto sócio, Christian Reed. Conta ainda com um investidor anjo, Cláudio Gora, cofundador da Locaweb. Só em 2017, o Opinion Box entregou projetos para mais de 140 clientes, e tem em sua carteira grandes empresas como Caixa Seguradora, Accenture, Faber Castell, Itambé, Unimed-BH, Cacau Show, e Youse, entre outras. A seguir, Schepers responde a questões-chave de HSM Management.

###### **Que problema vocês resolvem?**

Ajudamos as empresas tomar decisões de marketing com base em dados, sem achismos. E fazer isso mais rapidamente e de modo mais acessível.

###### **Qual o maior diferencial de vocês?**

O nosso maior diferencial foi ter amarrado o ecossistema de pesquisas de uma forma que nenhuma outra empresa havia feito, ao integrar, principalmente, o nosso painel de respondentes com a nossa plataforma de pesquisa digital, possibilitando preço acessível, velocidade e qualidade.

###### **Como a empresa nasceu?**

O Opinion Box nasceu com o intuito de democratizar a pesquisa de mercado e torná-la acessível a todos. Tudo começou com o lançamento do nosso painel de respondentes multiplataforma, o Heap Up. Hoje, o nosso painel conta com mais de 150 mil usuários cadastrados e esta integrado à nossa Plataforma de Pesquisa Opinion Box, na qual o cliente pode fazer as pesquisas sozinho. Nossos clientes contam ainda com o suporte e direcionamento do nosso time de especialistas, que podem inclusive fazer a gestão dos projetos do início ao fim.

###### **Quais as principais dificuldades encontradas?**

Nascemos de uma dor real do mercado de pesquisa e construímos o Painel de Consumidores. Ao longo do tempo percebemos que havíamos focado em automatizar todo o processo que envolver responder uma pesquisa mas não havíamos trazido inovação no processo de criar uma pesquisa. Pivotamos a estratégia, criando novo nome, conceito e uma plataforma SaaS para atender a todo o mercado que precisa tomar decisões baseadas em dados. Atualmente nossos principais desafios são: (1) continuar no nosso ritmo de crescimento acelerado, (2) consolidar a nossa estratégia de inbound & outbound marketing com a estrutura de inside sales e (3) lançar algumas novas soluções e funcionalidades de grande impacto para os nossos clientes e mercado. Para isso estamos expandindo time, ampliando conexões com grandes empresas e desenvolvendo novos processos e soluções inovadoras.

###### **Quais os principais resultados até agora?**

Realizamos mais de 900 projetos e mais de 2 milhões de entrevistas para mais de 400 empresas diferentes. Além disso, já recebemos diversas premiações / fomos selecionados para programas com destaque para o Startup Brasil (2013), Prêmio ProXXIma (2016), Endeavor Scale-up (2017), Ranking do 100 Open (2017 – 4º geral e 1º marketing) e, agora, Ranking do 100 Open (2018 – 3º geral e 1º marketing).

###### **Qual é a ambição para daqui a cinco anos?**

Ser a empresa referência em solução para tomada de decisões baseadas em dados e não em achismos. Queremos internacionalizar a operação e possuir diversas soluções inovadoras que tornem o uso de pesquisa acessível a empresas e pessoas de diferentes perfis.

**INFONUMEROS**
—————-

### R$ 2,5 milhões de receita anual

##### 15 funcionários

R$ 2 milhões de investimentos iniciais
======================================

### 1 investidor anjo

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação

Living Intelligence: A nova espécie de colaborador

Estamos entrando na era da Inteligência Viva: sistemas que aprendem, evoluem e tomam decisões como um organismo autônomo. Eles já estão reescrevendo as regras da logística, da medicina e até da criatividade. A pergunta que nenhuma empresa pode ignorar: como liderar equipes quando metade delas não é feita de pessoas?

Liderar GenZ’s: As relações de trabalho estão mudando…

Mais da metade dos jovens trabalhadores já não acredita no valor de um diploma universitário — e esse é só o começo da revolução que está transformando o mercado de trabalho. Com uma relação pragmática com o emprego, a Geração Z encara o trabalho como negócio, não como projeto de vida, desafiando estruturas hierárquicas e modelos de carreira tradicionais. A pergunta que fica: as empresas estão prontas para se adaptar, ou insistirão em um sistema que não conversa mais com a principal força de trabalho do futuro?

Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura
ESG
Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Carolina Ignarra

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 2º no ranking mundial de burnout e 472 mil licenças em 2024 revelam a epidemia silenciosa que também atinge gestores.
5 min de leitura
Inovação
7 anos depois da reforma trabalhista, empresas ainda não entenderam: flexibilidade legal não basta quando a gestão continua presa ao relógio do século XIX. O resultado? Quiet quitting, burnout e talentos 45+ migrando para o modelo Talent as a Service

Juliana Ramalho

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 4º país com mais crises de saúde mental no mundo e 500 mil afastamentos em 2023. As empresas que ignoram esse tsunami pagarão o preço em produtividade e talentos.

Nayara Teixeira

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Empresas que integram IA preditiva e machine learning ao SAP reduzem custos operacionais em até 30% e antecipam crises em 80% dos casos.

Marcelo Korn

7 min de leitura
Empreendedorismo
Reinventar empresas, repensar sucesso. A megamorfose não é mais uma escolha e sim a única saída.

Alain S. Levi

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial deixou de ser uma promessa futurista para se tornar o cérebro operacional de organizações inteligentes. Mas, se os algoritmos assumem decisões, qual será o papel dos líderes no comando das empresas? Bem-vindos à era da gestão cognitiva.

Marcelo Murilo

12 min de leitura
ESG
Por que a capacidade de expressar o que sentimos e precisamos pode ser o diferencial mais subestimado das lideranças que realmente transformam.

Eduardo Freire

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA não é só para tech giants: um plano passo a passo para líderes transformarem colaboradores comuns em cientistas de dados — usando ChatGPT, SQL e 360 horas de aprendizado aplicado

Rodrigo Magnago

21 min de leitura