Uncategorized

OpenStartups 2018: Opinion Box inova nas pesquisas de mercado digitais

Compartilhar:

Terceira colocada no ranking, a startup mineira quer tornar as pesquisas acessíveis a todas as empresas
——————————————————————————————————-

Fundada em Belo Horizonte (MG), em 2013, a startup Opinion Box desenvolve soluções inovadoras de pesquisa de mercado digital, web e mobile. Conta com uma plataforma de pesquisa de mercado DIY (faça-você-mesmo, com 150 mil consumidores no País) e também realiza projetos customizados com seu time de insights, que cuida de um projeto do início ao fim. A Opinion Box oferece às empresas a possibilidade de realizar, com os seus próprios clientes ou em seu painel, estudos como (1) teste de produtos (2) pesquisas de imagem e marca (3) pesquisas de jornada de compra (4) segmentação e buyer persona e (5) hábitos de consumo, entre outros. Foi fundada pelo empreendedor Felipe Schepers, em conjunto com duas empresas – Expertise e Pentagrama  – e hoje tem um quarto sócio, Christian Reed. Conta ainda com um investidor anjo, Cláudio Gora, cofundador da Locaweb. Só em 2017, o Opinion Box entregou projetos para mais de 140 clientes, e tem em sua carteira grandes empresas como Caixa Seguradora, Accenture, Faber Castell, Itambé, Unimed-BH, Cacau Show, e Youse, entre outras. A seguir, Schepers responde a questões-chave de HSM Management.

###### **Que problema vocês resolvem?**

Ajudamos as empresas tomar decisões de marketing com base em dados, sem achismos. E fazer isso mais rapidamente e de modo mais acessível.

###### **Qual o maior diferencial de vocês?**

O nosso maior diferencial foi ter amarrado o ecossistema de pesquisas de uma forma que nenhuma outra empresa havia feito, ao integrar, principalmente, o nosso painel de respondentes com a nossa plataforma de pesquisa digital, possibilitando preço acessível, velocidade e qualidade.

###### **Como a empresa nasceu?**

O Opinion Box nasceu com o intuito de democratizar a pesquisa de mercado e torná-la acessível a todos. Tudo começou com o lançamento do nosso painel de respondentes multiplataforma, o Heap Up. Hoje, o nosso painel conta com mais de 150 mil usuários cadastrados e esta integrado à nossa Plataforma de Pesquisa Opinion Box, na qual o cliente pode fazer as pesquisas sozinho. Nossos clientes contam ainda com o suporte e direcionamento do nosso time de especialistas, que podem inclusive fazer a gestão dos projetos do início ao fim.

###### **Quais as principais dificuldades encontradas?**

Nascemos de uma dor real do mercado de pesquisa e construímos o Painel de Consumidores. Ao longo do tempo percebemos que havíamos focado em automatizar todo o processo que envolver responder uma pesquisa mas não havíamos trazido inovação no processo de criar uma pesquisa. Pivotamos a estratégia, criando novo nome, conceito e uma plataforma SaaS para atender a todo o mercado que precisa tomar decisões baseadas em dados. Atualmente nossos principais desafios são: (1) continuar no nosso ritmo de crescimento acelerado, (2) consolidar a nossa estratégia de inbound & outbound marketing com a estrutura de inside sales e (3) lançar algumas novas soluções e funcionalidades de grande impacto para os nossos clientes e mercado. Para isso estamos expandindo time, ampliando conexões com grandes empresas e desenvolvendo novos processos e soluções inovadoras.

###### **Quais os principais resultados até agora?**

Realizamos mais de 900 projetos e mais de 2 milhões de entrevistas para mais de 400 empresas diferentes. Além disso, já recebemos diversas premiações / fomos selecionados para programas com destaque para o Startup Brasil (2013), Prêmio ProXXIma (2016), Endeavor Scale-up (2017), Ranking do 100 Open (2017 – 4º geral e 1º marketing) e, agora, Ranking do 100 Open (2018 – 3º geral e 1º marketing).

###### **Qual é a ambição para daqui a cinco anos?**

Ser a empresa referência em solução para tomada de decisões baseadas em dados e não em achismos. Queremos internacionalizar a operação e possuir diversas soluções inovadoras que tornem o uso de pesquisa acessível a empresas e pessoas de diferentes perfis.

**INFONUMEROS**
—————-

### R$ 2,5 milhões de receita anual

##### 15 funcionários

R$ 2 milhões de investimentos iniciais
======================================

### 1 investidor anjo

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura
ESG
Este artigo convida os profissionais a reimaginarem a fofoca — não como um tabu, mas como uma estratégia de comunicação refinada que reflete a necessidade humana fundamental de se conectar, compreender e navegar em paisagens sociais complexas.

Rafael Ferrari

7 min de leitura
ESG
Prever o futuro vai além de dados: pesquisa revela que 42% dos brasileiros veem a diversidade de pensamento como chave para antecipar tendências, enquanto 57% comprovam que equipes plurais são mais produtivas. No SXSW 2025, Rohit Bhargava mostrou que o verdadeiro diferencial competitivo está em combinar tecnologia com o que é 'unicamente humano'.

Dilma Campos

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Para líderes e empreendedores, a mensagem é clara: invista em amplitude, não apenas em profundidade. Cultive a curiosidade, abrace a interdisciplinaridade e esteja sempre pronto para aprender. O futuro não pertence aos que sabem tudo, mas aos que estão dispostos a aprender tudo.

Rafael Ferrari e Marcel Nobre

5 min de leitura
ESG
A missão incessante de Brené Brown para tirar o melhor da vulnerabilidade e empatia humana continua a ecoar por aqueles que tentam entender seu caminho. Dessa vez, vergonha, culpa e narrativas são pontos cruciais para o entendimento de seu pensamento.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A palestra de Amy Webb foi um chamado à ação. As tecnologias que moldarão o futuro – sistemas multiagentes, biologia generativa e inteligência viva – estão avançando rapidamente, e precisamos estar atentos para garantir que sejam usadas de forma ética e sustentável. Como Webb destacou, o futuro não é algo que simplesmente acontece; é algo que construímos coletivamente.

Glaucia Guarcello

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O avanço do AI emocional está revolucionando a interação humano-computador, trazendo desafios éticos e de design para cada vez mais intensificar a relação híbrida que veem se criando cotidianamente.

Glaucia Guarcello

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, Meredith Whittaker alertou sobre o crescente controle de dados por grandes empresas e governos. A criptografia é a única proteção real, mas enfrenta desafios diante da vigilância em massa e da pressão por backdoors. Em um mundo onde IA e agentes digitais ampliam a exposição, entender o que está em jogo nunca foi tão urgente.

Marcel Nobre

5 min de leitura