Desenvolvimento pessoal

Os ensinamentos de um CMO para um aprendiz de marketing

Já que colaboração é a palavra de ordem, compartilho algumas orientações que eu gostaria de ter recebido no início de carreira e que podem fazer a diferença de quem inicia sua jornada
CMO da IBM, atua no mercado de digital e marketing desde 1998, com passagens por empresas como Tecnisa, BRF e CI&T e Vivo. Em 2017, foi finalista na categoria marketing do prêmio Caboré e em 2019, considerado CMO do ano pelo prêmio IT Fórum. Marcelo também palestra em grandes eventos, é mentor de startups e tem paixão pelo universo acadêmico, ministrando aulas em diversos cursos e MBAs.

Compartilhar:

O século 21 nunca foi considerado, nas previsões dos mais consagrados especialistas, como um período tão inconstante e repleto de mudanças como tem se apresentado até este momento. Um cenário pandêmico, cheio de incertezas e de anseios do que está por vir. Diante de todas as dificuldades, os diversos setores do mercado de trabalho permaneceram ativos da forma como puderam, transformando muito do que era tendência em áreas como marketing, tecnologia e inovação em realidade.

Dessa forma, em termos de carreira, é nítido que houve uma corrida por parte de muitos profissionais para que estivessem aptos às exigências que se fizeram necessárias quase que de um dia para o outro.

Na verdade, o digital saiu de algo simples como apenas um website para algo intrínseco ao negócio, de influência em massa, personalização de produtos e serviços, velocidade, automatização de processos, escalabilidade de negócios. E essa avalanche de conteúdo que surge como resultado de todo esse movimento frenético da sociedade, com certeza, nos traz muitos ensinamentos.

## Compartilhando experiências
Entretanto, hoje, como CMO e com mais de 20 anos de experiência, sei o valor que é contribuir e retribuir com o crescimento profissional de alguém. Vivi em uma época mais “dura”, em que o colega de trabalho muitas vezes era visto como um concorrente e a hierarquia não abria espaço para a troca. Era cada um na sua posição e desenvolvendo as tarefas que lhe pertenciam.

São atitudes que não fazem mais sentido hoje, em que a palavra de ordem é colaboração – sabemos que nenhum saber detém todo o conhecimento, é preciso somar visões e perspectivas para resolver assuntos muito mais complexos. Portanto, é esse o sentido que busco nesta coluna: [compartilhar algumas das orientações](https://www.revistahsm.com.br/post/a-escolha-da-gestao-humanizada-e-consciente-na-pratica) que me deram no passado ou que eu gostaria de ter recebido no início de minha carreira. Esses ensinamentos são sagazes e podem fazer a diferença para quem inicia sua jornada, em especial, na área do marketing:

– Faça algo que te preencha, __encontre um sentido pessoal e profissional__: vivemos em uma sociedade acometida pela ansiedade, onde tudo precisa ser “para ontem”. Assim, procurar conteúdos, fazer cursos, estar antenados em noticiários é de grande valia.

– Antes de entender de negócios, __é preciso entender de pessoas__. Se você consegue entender as pessoas, consegue colaborar e ser um líder melhor.

– __Agradeça a todos os NÃOs__ que receber na vida. Acredite, eles são bem mais educadores que os SIMs.

– __Jamais confie em quem nunca erra__. Você conhece os melhores profissionais quando eles erram e como lidam com esse erro.

– A forma como __tomamos decisões__ será mais importante do que as próprias decisões em si: ser uma pessoa mais centrada e equilibrada ao tomar decisões ajudará com que tenha mais sucesso em sua trajetória.

– Seja um __resolvedor de problemas__, as pessoas fogem de dores de cabeça e esquecem que são nelas que podemos encontrar e enxergar novas possibilidades e oportunidades.

– __Nunca pare de estudar__: um profissional do marketing precisa ser antenado, saber atuar em todas a[s frentes na empresa, interna e externamente, ser capa](https://www.revistahsm.com.br/post/nao-existe-ex-aluno)z de influenciar e engajar novas parcerias.

– __Pedir ajuda é necessário__: a maneira mais fácil de resolver um problema é pedindo ajuda para quem é especialista. Não ter medo, não ter orgulho, não ter vergonha é fundamental. A sua vida muda conforme o aumento de sua coragem.

– __Respeito ao próximo__: quem faz bem o seu trabalho não só demonstra respeito pelo próximo como entende que o sucesso é relativo. Nunca se espelhe somente pelo sucesso do outro – e muito menos queira ser mais feliz do que o outro. Cada um constrói o seu caminho.

Apesar de todas as mudanças que estamos passando, as empresas continuam esperando que as áreas de marketing e comunicação sejam ousadas e transgressoras, que levem a empresa a um outro patamar de imagem e relacionamento com o mercado e consumidores.

Logo, inovação e criatividade continuam sendo alicerces para esse profissional, que tem de gostar muito de experimentação, trabalhando quase como um cientista. O novo mercado e os novos clientes não esperam.

É preciso encontrar na soma __Construir, Medir e Aprender__ os caminhos para alcançar a rapidez e a agilidade necessárias – validando hipóteses rapidamente em busca de aprendizado e melhoria constantes, sempre utilizando dados, novas tecnologias para ser condutor da introdução do “novo” na companhia. E saiba que seus líderes estarão lá para te orientar nesse caminho. É uma troca de experiência, de vivência profissional e, acima de tudo, uma troca de saberes singulares que só uma pessoa é capaz de passar à outra.

## Networking
Um outro ponto que não posso deixar passar é o [networking](https://www.revistahsm.com.br/post/o-poder-do-networking-na-crise). Compreender que, mesmo com uma transformação digital constante, tentar quebrar barreiras e promover interações pessoais pode trazer grandes resultados, principalmente, para sua trajetória profissional.

O profissional de marketing precisa saber navegar dentro e fora da empresa. Estabelecer parcerias e desenvolver bons relacionamentos. Acabou a era do profissional isolado, o que chamo de gênio solitário. É preciso ter espírito conciliador, ser capaz de influenciar e engajar parceiros. Essas condições passam a ser premissas para alcançar os resultados, e por consequência, o sucesso.

Por isso, é tão importante nos planejarmos para grandes mudanças, para grandes trajetórias. Acredito no provérbio da poetisa Adélia Prado, “não quero a faca, nem o queijo. Quero a fome”. Entenda seu caminho, defenda seu propósito. Isso, com certeza, te levará muito longe.

Confira mais artigos como esse na [Comunidade Marketing Makers HSM Management](https://www.revistahsm.com.br/comunidade/marketing-makers-hsm-management).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura