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Os impactos do coronavírus no comportamento online

Março de 2020 será lembrado para sempre na história da humanidade. A pandemia do COVID-19 colocou em poucas semanas um terço da população mundial em isolamento social.

Daniela Schermann

Head de Marketing da Opinion Box...

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As empresas estão tendo que se adaptar às transformações a todo momento. 

Além das mudanças impostas pelo trabalho em modelo home-office, tiveram que refazer seus planejamentos, repensar as saídas de caixa, cuidar de seus funcionários, entender as novas necessidades dos seus clientes e diversos outros impactos que o coronavírus impôs de uma hora para outra.

Um dos grandes desafios, no entanto, é compreender os impactos do coronavírus nos hábitos de compra e consumo. 

O [Opinion Box](https://www.opinionbox.com) realizou uma pesquisa com mais de 2.000 consumidores de todo o país para entender essas mudanças de hábito e comportamento. 

Vou apresentar para você cinco dados que me chamaram a atenção voltados especialmente para o comportamento online:

1. Consumo de vídeos, filmes e séries
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O confinamento deixa as pessoas mais tempo sozinhas. Muitas delas estão sem trabalhar. É natural que o consumo de mídia online aumente bastante neste período. 

De acordo com a pesquisa, 42% estão vendo mais vídeos no YouTube do que costumavam ver antes da quarentena.

O crescimento de usuários nas plataformas pagas de streaming não foi tão grande no período – apenas 5% – mas, entre os usuários, 46% afirmam que estão usando mais os aplicativos como Netflix, HBO GO, Globo Play etc. 

Entre os serviços de streaming gratuitos, 41% afirmam que estão consumindo mais. 

É interessante notar que não apenas o consumo online cresceu. 41% estão vendo mais TV paga e 34% aumentaram o tempo vendo TV aberta. 

2. Redes sociais, notícias e internet
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48% dos entrevistados afirmaram que estão mais ansiosos e 49% estão mais entediados. Totalmente natural que esse seja um dos impactos do coronavírus. Em um período de incertezas, insegurança e isolamento, é difícil ficar tudo bem. 

É totalmente natural também que, neste cenário, as pessoas passem mais tempo online. 6 em cada 10 entrevistados afirmaram que estão passando mais tempo na internet. 53% estão acessando mais as redes sociais e 49% estão mais tempo no WhatsApp.

Além disso, 32% passaram a jogar jogos online. São pessoas que não jogavam mas que, durante o confinamento, estão jogando na web ou em aplicativos. 

Por fim, 58% estão lendo mais notícias, seja online ou offline.  

3. Os impactos do coronavírus nas compras online
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Muitas cidades e capitais já estão com o comércio fechado há alguns dias. Além disso, o medo de sair na rua e se contagiar tem feito as pessoas evitarem até mesmo ir ao supermercado ou à padaria. 

As comprar online, portanto, têm sido um grande aliado do consumidor. Mas dá para perceber também que as prioridades mudaram. 

Enquanto os usuários de compra online de supermercado cresceram 25% e os de farmácia online 17%, os de roupas e acessórios, por exemplo, caíram 4%.Já os serviços de delivery, que eram uma grande aposta para manter ativos os bares e restaurantes, cresceram apenas 4% o número de usuários. 

4. Coronavírus e o ensino a distância
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O mercado de educação foi um dos que mais sentiu os impactos do coronavírus. Escolas e universidades tiveram que fechar as suas portas para evitar aglomerações. 

Alguns cursos conseguem se adaptar e levar suas aulas para o ambiente online. 15% dos entrevistados estão fazendo online cursos que antes faziam presencialmente.

Além disso, para aproveitar o tempo, 18% começaram um curso novo online. As plataformas online de ensino a distância tiveram um crescimento de 18% no número de usuários desde o início da pandemia. Além disso, entre os usuários, 36% estão usando mais do que utilizavam. 

5. Os impactos do coronavírus na qualidade da internet
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De uma hora para outra, milhões de brasileiros começaram a trabalhar de suas residências, realizando videoconferências para manter o time conectado. Os dados da pesquisa dizem que 26% estão trabalhando em home office. 

Os que foram forçados a parar de trabalhar e estudar, ficam mais tempo online para ajudar a passar o tempo, ler notícias e ver vídeos e filmes, como mostram os dados acima. 

Além disso, 20% passaram a fazer chamadas em vídeo para falar com familares e amigos e 15% passaram a fazer atividades físicas acompanhando vídeoaulas. 

Com todo esse crescimento no consumo, como fica a qualidade da internet? De acordo com os entrevistados, piorou bastante. 32% sentiram uma queda de qualidade na internet wi-fi e 26% sentiram que a internet móvel piorou.

Mais dados sobre os impactos do coronavírus no comportamento do consumidor
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Estes são apenas alguns dos diversos dados sobre os impactos do coronavírus no comportamento do consumidor. 

Para acessar mais informações, baixe o [relatório completo da pesquisa](https://materiais.opinionbox.com/pesquisa-coronavirus) e acompanhe o blog do Opinion Box. Toda semana os dados serão atualizados e exclusivos.

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