Uncategorized

Os impactos do coronavírus no comportamento online

Março de 2020 será lembrado para sempre na história da humanidade. A pandemia do COVID-19 colocou em poucas semanas um terço da população mundial em isolamento social.
Head de Marketing da Opinion Box

Compartilhar:

As empresas estão tendo que se adaptar às transformações a todo momento. 

Além das mudanças impostas pelo trabalho em modelo home-office, tiveram que refazer seus planejamentos, repensar as saídas de caixa, cuidar de seus funcionários, entender as novas necessidades dos seus clientes e diversos outros impactos que o coronavírus impôs de uma hora para outra.

Um dos grandes desafios, no entanto, é compreender os impactos do coronavírus nos hábitos de compra e consumo. 

O [Opinion Box](https://www.opinionbox.com) realizou uma pesquisa com mais de 2.000 consumidores de todo o país para entender essas mudanças de hábito e comportamento. 

Vou apresentar para você cinco dados que me chamaram a atenção voltados especialmente para o comportamento online:

1. Consumo de vídeos, filmes e séries
————————————–

O confinamento deixa as pessoas mais tempo sozinhas. Muitas delas estão sem trabalhar. É natural que o consumo de mídia online aumente bastante neste período. 

De acordo com a pesquisa, 42% estão vendo mais vídeos no YouTube do que costumavam ver antes da quarentena.

O crescimento de usuários nas plataformas pagas de streaming não foi tão grande no período – apenas 5% – mas, entre os usuários, 46% afirmam que estão usando mais os aplicativos como Netflix, HBO GO, Globo Play etc. 

Entre os serviços de streaming gratuitos, 41% afirmam que estão consumindo mais. 

É interessante notar que não apenas o consumo online cresceu. 41% estão vendo mais TV paga e 34% aumentaram o tempo vendo TV aberta. 

2. Redes sociais, notícias e internet
————————————–

48% dos entrevistados afirmaram que estão mais ansiosos e 49% estão mais entediados. Totalmente natural que esse seja um dos impactos do coronavírus. Em um período de incertezas, insegurança e isolamento, é difícil ficar tudo bem. 

É totalmente natural também que, neste cenário, as pessoas passem mais tempo online. 6 em cada 10 entrevistados afirmaram que estão passando mais tempo na internet. 53% estão acessando mais as redes sociais e 49% estão mais tempo no WhatsApp.

Além disso, 32% passaram a jogar jogos online. São pessoas que não jogavam mas que, durante o confinamento, estão jogando na web ou em aplicativos. 

Por fim, 58% estão lendo mais notícias, seja online ou offline.  

3. Os impactos do coronavírus nas compras online
————————————————-

Muitas cidades e capitais já estão com o comércio fechado há alguns dias. Além disso, o medo de sair na rua e se contagiar tem feito as pessoas evitarem até mesmo ir ao supermercado ou à padaria. 

As comprar online, portanto, têm sido um grande aliado do consumidor. Mas dá para perceber também que as prioridades mudaram. 

Enquanto os usuários de compra online de supermercado cresceram 25% e os de farmácia online 17%, os de roupas e acessórios, por exemplo, caíram 4%.Já os serviços de delivery, que eram uma grande aposta para manter ativos os bares e restaurantes, cresceram apenas 4% o número de usuários. 

4. Coronavírus e o ensino a distância
————————————–

O mercado de educação foi um dos que mais sentiu os impactos do coronavírus. Escolas e universidades tiveram que fechar as suas portas para evitar aglomerações. 

Alguns cursos conseguem se adaptar e levar suas aulas para o ambiente online. 15% dos entrevistados estão fazendo online cursos que antes faziam presencialmente.

Além disso, para aproveitar o tempo, 18% começaram um curso novo online. As plataformas online de ensino a distância tiveram um crescimento de 18% no número de usuários desde o início da pandemia. Além disso, entre os usuários, 36% estão usando mais do que utilizavam. 

5. Os impactos do coronavírus na qualidade da internet
——————————————————-

De uma hora para outra, milhões de brasileiros começaram a trabalhar de suas residências, realizando videoconferências para manter o time conectado. Os dados da pesquisa dizem que 26% estão trabalhando em home office. 

Os que foram forçados a parar de trabalhar e estudar, ficam mais tempo online para ajudar a passar o tempo, ler notícias e ver vídeos e filmes, como mostram os dados acima. 

Além disso, 20% passaram a fazer chamadas em vídeo para falar com familares e amigos e 15% passaram a fazer atividades físicas acompanhando vídeoaulas. 

Com todo esse crescimento no consumo, como fica a qualidade da internet? De acordo com os entrevistados, piorou bastante. 32% sentiram uma queda de qualidade na internet wi-fi e 26% sentiram que a internet móvel piorou.

Mais dados sobre os impactos do coronavírus no comportamento do consumidor
————————————————————————–

Estes são apenas alguns dos diversos dados sobre os impactos do coronavírus no comportamento do consumidor. 

Para acessar mais informações, baixe o [relatório completo da pesquisa](https://materiais.opinionbox.com/pesquisa-coronavirus) e acompanhe o blog do Opinion Box. Toda semana os dados serão atualizados e exclusivos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Liderança
A liderança eficaz exige a superação de modelos ultrapassados e a adoção de um estilo que valorize autonomia, diversidade e tomada de decisão compartilhada. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial para impulsionar resultados e construir equipes de alta performance.

Rubens Pimentel

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido na China, emerge como força disruptiva que desafia o domínio das big techs ocidentais, propondo uma abordagem tecnológica mais acessível, descentralizada e eficiente. Desenvolvido com uma estratégia de baixo custo e alto desempenho, o modelo representa uma revolução que transcende aspectos meramente tecnológicos, impactando dinâmicas geopolíticas e econômicas globais.

Leandro Mattos

0 min de leitura
Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura