Uncategorized

Para elevar o QD da sua empresa

Em uma pesquisa com 150 companhias globais, a consultoria Mckinsey conseguiu mapear os quatro pontos que podem ajudar sua organização a elevar sua capacidade digital

Compartilhar:

**1. Escolher a melhor estratégia digital.**

Isso implica, em primeiro lugar, entender qual o significado de “digital” para sua empresa. 

•  O segundo passo é desenvolver uma estratégia digital coerente e integrada com a estratégia corporativa geral. 

•  Definir o escopo é preciso, respondendo a três perguntas cruciais:  Onde aparecerão as principais oportunidades e ameaças digitais? 

•  Com que rapidez e em que escala a ruptura digital ocorrerá em seu segmento?

•  Qual o melhor modo de abraçar essas oportunidades proativamente e realocar recursos para longe das ameaças?

•  Definir muito bem a resposta à terceira pergunta é essencial. Pode ser: 

•   Uma ruptura em pequena escala de seu próprio modelo de negócio para entrar em um novo espaço ou redefinir um existente.

•   Entrar logo na onda e conseguir captar algum valor criado por uma evolução do setor.

**•** Realocar recursos (de maneira agressiva) de bens ameaçados digitalmente para outros mais interessantes digitalmente.

•   Estimular a eficácia de modelos de negócio existentes com o digital.

**2. Escalar as habilidades.**

Para o sucesso digital, há habilidades-chave. Quem tem o melhor desempenho se destaca por envolver clientes digitalmente e melhorar seu desempenho de custos em quatro áreas. 

•  Tomada de decisão baseada em dados 

•  Capacidade de conexão entre a marca e seus clientes 

•  Automação dos processos industriais e de serviços 

•  Capacidade de resposta rápida da área de TI, para garantir que os projetos sejam testados e corrigidos a tempo, quando há erros 

**3. Criar uma cultura mais rápida e ágil.**

Para compensar as habilidades que lhes faltam, as empresas podem infundir em suas culturas tradicionais quatro elementos: velocidade, flexibilidade, orientação externa e capacidade de aprender. Para isso, algumas abordagens possíveis são o estímulo à colaboração interna, maior apetite para o risco e a disposição de testar, errar e aprender. 

**4. Investir na organização e no talento.**

Além de estratégia, habilidades e cultura, as maiores empresas digitais usam práticas coerentes em termos de talentos, processos e estrutura: 

•  Bons talentos no nível intermediário, com treinamento constante 

•  Monitoramento em tempo real da comunicação digital 

•  Estruturas não tradicionais, associadas ao modelo de negócio tradicional

Seu QD começará a aumentar; viva e verá.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Tecnologias exponenciais
As redes sociais prometeram revolucionar a forma como nos conectamos, mas, décadas depois, é justo perguntar: elas realmente nos aproximaram ou nos afastaram?

Marcel Nobre

7 min de leitura
ESG
Quanto menos entenderem que DEI não é cota e oportunidades de enriquecer a complexidade das demandas atuais, melhor seu negócio se sustentará nos desenhos de futuros que estão aparencendo.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Inovação
De 'fofoca positiva' à batom inteligente: SXSW 2025 revela tendências globais que esbarram na realidade brasileira - enquanto 59% rejeitam fofocas no trabalho, 70% seguem creators e 37% exigem flexibilidade para permanecer em empregos. Inovar será traduzir, não copiar

Ligia Mello

6 min de leitura
Inovação
O impacto de seu trabalho vai além da pesquisa fundamental. Oliveira já fundou duas startups de biotecnologia que utilizam a tecnologia de organoides para desenvolvimento de medicamentos, colocando o Brasil no mapa da inovação neurotecnológica global.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Empreendedorismo
SXSW 2025 começou sem IA, mas com uma mensagem poderosa: no futuro, a conexão humana será tão essencial quanto a tecnologia

Marcone Siqueira

4 min de leitura
ESG
Precisamos, quando se celebra o Dia Internacional das Mulheres, falar sobre organizações e lideranças feministas

Marcelo Santos

4 min de leitura
Inovação
O evento de inovação mais esperado do ano já empolga os arredores com tendências que moldarão o futuro dos negócios e da sociedade. Confira as apostas de Camilo Barros, CRO da B.Partners, para as principais movimentações do evento.

Camilo Barros

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial não está substituindo líderes – está redefinindo o que os torna indispensáveis. Habilidades técnicas já não bastam; o futuro pertence a quem sabe integrar estratégia, inovação e humanização. Você está preparado para essa revolução?

Marcelo Murilo

8 min de leitura
ESG
Eficiência, inovação e equilíbrio regulatório serão determinantes para a sustentabilidade e expansão da saúde suplementar no Brasil em 2025.

Paulo Bittencourt

5 min de leitura