Melhores para o Brasil 2022

PMEs alinham estratégia e propósito

O propósito é traduzido em impacto real e positivo no universo das micro, pequenas e médias empresas

Compartilhar:

A crença de Bruno Imbrizi de que uma empresa tem que questionar o porquê de sua existência mudou a trajetória da [Chico Rei](https://chicorei.com/), e-commerce de camisetas com estampas criativas que fundou em Juiz de Fora (MG). A empresa passou a adotar diversas ações para levar valores socioambientais, como o uso de algodão com selo Better Cotton Initiative, que luta por menores impactos ambientais e por relações justas de trabalho na cadeia produtiva, além de produzir estampas sem insumos tóxicos e encaminhar sobras de tecido para cooperativas locais transformarem em novos produtos.

O impacto também está na escolha dos colaboradores. “Hoje, um terço de nossa equipe de costureiros é formado por presidiários. Oferecemos a eles capacitação e, com isso, contribuímos com a sua ressocialização”, explica Lucas Carnicelli, diretor de RH.

Para Fábio Regis de Albuquerque, um dos fundadores do [Sítio Barreiras](https://sitiobarreiras.com.br/wp/), que produz frutas com agricultura ecológica no Ceará e na Bahia, o impacto surge do equilíbrio entre produção, meio ambiente e pessoas desde a produção das mudas até o beneficiamento das frutas. “Adotamos uma gestão humanizada, que prepara os colaboradores para que cada um cumpra seu papel, diminuindo ações de comando-controle.”

Ele destaca outros projetos, como o apoio à formação de caráter na educação infantil feito na Associação para a Formação do Caráter no Cariri (AFCC), em Juazeiro do Norte (CE). O Barreiras está ampliando seu laboratório de biotecnologia, com foco no manejo biológico de pragas e doenças e na criação da área de RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) para conservação em caráter perpétuo de ambientes naturais em 300 hectares no sul da Bahia.

O impacto socioambiental também faz parte da cultura da [Drogaria Ultra Popular](https://www.drogariasultrapopular.com.br/), de Primavera do Leste (MT). Na visão de sua proprietária, Carol Barros, seus pilares são forjados pelo exemplo, engajando as lideranças no processo. Ela acredita nas parcerias com o poder público e desenvolve suas principais ações sociais a quatro mãos, como o apoio a escolas de alfabetização em bairros afastados e espaços esportivos para crianças carentes.

## Tech com propósito
A fintech [Cora](https://pj.cora.com.br/p/g/s/conta-digital/v2-5/?utm_matchtype=b&utm_adgroup=118906747857&utm_device=c&utm_term=cora%20fintech&utm_campaign=[PAID][SEARCH][CONTA_DIGITAL][LP_CONTA_DIGITAL_V2-5][BOFU][INSTITUCIONAL]&utm_source=search&utm_medium=cpc&hsa_acc=5306483993&hsa_cam=12771031818&hsa_grp=118906747857&hsa_ad=515268473963&hsa_src=g&hsa_tgt=kwd-1148103314815&hsa_kw=cora%20fintech&hsa_mt=b&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=Cj0KCQjw5-WRBhCKARIsAAId9FnSybbaMG7S15G6VC5tgbm87jBWJQdya0074Pb_pRJmxwCPA1CHyFoaAjcsEALw_wcB) nasceu em 2020 com o propósito de fortalecer pequenos negócios e provocar impacto positivo na sociedade. “Não temos programas, mas sim práticas que começam na liderança e transcendem para toda a organização”, diz Gustavo Viegas, CHRO da Cora. Vários rituais transmitem a importância da comunicação aberta e com espaço para a participação de todas as pessoas. “Não concebemos um ambiente organizacional em que informações são privilegiadas a grupos ou pessoas específicas”, diz.

Na Cora, o engajamento está conectado à forma de motivar os times. Viegas cita o autor Daniel Pink e o livro [Drive](https://www.amazon.com.br/Drive-Surprising-Truth-about-Motivates/dp/1594484805) como referência dos três pilares da motivação: maestria ao tomar decisões e lidar com atividades; autonomia na execução; e propósito para perseguir objetivos. Viegas admite que não é fácil, pois nem todos estão preparados para tamanho grau de autonomia.

Na Neoway, especializada em soluções de big data e inteligência artificial, um dos principais desafios é fomentar uma cultura inclusiva de fato. “Nosso grande objetivo é ter as melhores pessoas, altamente engajadas, em uma cultura forte de diversidade, resultados e alta performance”, define Michele Martins, responsável pela área de gente e gestão da empresa.

Para haver uma relação de ganha-ganha, a empresa se empenha em proporcionar ao colaborador uma jornada de experiência que envolva pertencimento e entrega baseada em três pilares fundamentais: carreira, desempenho e desenvolvimento, foco de três programas que se complementam.

> “Mudamos o que somos, mudamos a nossa realidade e continuamos crescendo para aumentar o impacto da nossa mudança no mundo”, diz Martins.

Com grande presença no estudo da Humanizadas, o conjunto das PMEs demonstram os benefícios de alinhar as estratégias de negócio ao propósito e ao impacto na sociedade.

__[Leia mais: As Melhores para o Brasil em 2022](https://www.revistahsm.com.br/post/as-melhores-para-o-brasil-em-2022)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro