Uncategorized

Podcast, a mídia dos apaixonados

É curador de conteúdo HSM e líder do time de conteúdos originais da plataforma. Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo e em Edição pela Universidade Mackenzie, participa da produção e execução de parcerias, como o podcast CBN Professional, e produção de conteúdos para a HSM Experience.

Compartilhar:

“O podcast é uma mídia de apaixonados”, dizia um amigo há poucas semanas. Só em seu celular, ele assina cerca de 25 canais diferentes – das mesas de discussão sobre mecânica quântica à visão panorâmica do jornalismo investigativo. O podcast de fato tem o poder de tornar-se um novo hábito para quem o descobre. Abrangente, democrático, heterogêneo, capaz de abraçar multidões em sua enormidade de assuntos, gêneros, dimensões, línguas e mentes criativas.

O podcast tem apresentado uma expressiva curva de crescimento nos últimos anos e, em particular, ganha mais espaço no portfólio de mídias dos executivos brasileiros. Ele, que junta em seu nome os conceitos de “Personal On Demand” e “broadcast”, está (re)ensinando aos gestores  como nichos são poderosos: empresas como a norte-americana Podfly ou a brasileira Radiofobia são a prova disso; abrigam do marketing de conteúdo aos documentários, passando por plataforma de educação. Você já pensou em usar podcast para treinamento de funcionários dentro de sua empresa ou para comunicar-se com seus clientes potenciais? Ele é uma tábula rasa esperando por aquilo que você produzirá. 

O podcast traz a particularidade de ser a mídia de mais fácil produção já vista, mas, ao mesmo tempo, talvez seja a de mais difícil consumo para não iniciados  Uma situação curiosa: pense que você, que lê esta coluna agora, é um potencial podcaster; é só pegar seu celular, gravar uma ideia ou mensagem e publicar na internet gratuitamente. A parte difícil está na conquista daqueles dispostos a ouvi-lo; assinar um canal de conteúdo ou mesmo baixar um agregador de podcasts podem ser processos que geram certa resistência nas pessoas. Afinal, você pode estar se perguntando: que raios é um “agregador de podcasts?”

Deixando para trás o diletantismo e partindo para o profissionalismo, o podcast passa por uma etapa em que se estabelece como uma mídia poderosa e expressiva. Aqui na HSM já começamos a abraçar esse canal tão cheio de potencial; iniciativas como Like a Boss (um podcast que conversa com líderes inovadores) e o CBN Professional (um dos principais podcasts de negócios do atualidade) contextualizam as discussões sobre negócios que já aconteciam em outros ambientes, elevando seu alcance a praticamente todos os smartphones do globo.

Vale a pena fazer podcasts e vasculhar a “podosfera” como exercício de descoberta, de afeição a novas vozes e de abertura a novas linguagens. Negócios, culinária, aviação, sociologia, games; você encontrará sua paixão em uma miríade de vozes. De fato, uma mídia de apaixonados.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura