fb-embed

Desenvolvimento pessoal

3 min de leitura

Não existe ex-aluno

Na sociedade do conhecimento não existe "ex-aluno”: ou você está aprendendo o tempo todo, ou você está fora do jogo

Marcelo Trevisani

09 de Novembro

Compartilhar:
Artigo Não existe ex-aluno

Seja um eterno aprendiz, pois se engana aquele que pensa já saber tudo.

Burro não é aquele que não sabe, é aquele que pensa que sabe ou não quer aprender.

A vida sem aprendizado contínuo e sem conhecimento é muito perigosa. 

Como disse o futurista Alvin Toffler, “os analfabetos do futuro não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”. 

Todas essas frases não poderiam ser mais atuais. Num momento em que o conhecimento perene e o ímpeto de seguir aprendendo ditam os profissionais prontos para o futuro, repeti-las nunca é demais. Mas quando pensamos no mercado de trabalho e, especificamente, na área de marketing, como podemos instituir e manter o lifelong learning como uma doutrina de vida?

O hábito de aprender sempre

O que posso aconselhar é: o aprendizado acontece a todo o tempo. Por isso, pense mais, escreva mais e estude mais. Leia muito, mas seja cuidadoso e questione a fonte. Ouça podcasts de negócios, TED Talks, veja muitos vídeos – também de assuntos que não são da sua área!

Vá a palestras (ou assista-as remotamente, devido ao momento da crise sanitária instalada pela Covid-19), compartilhe o que aprendeu e crie conhecimento complementar, vá além do seu estudo. Porém, nunca se esqueça: você não ganha pelo que sabe, mas pelo o que faz com o que sabe.

A diferença entre as pessoas está na capacidade de absorver a informação, de transformar a informação em conhecimento e na atitude de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido. Parecem três habilidades complexas, contudo, na sociedade do conhecimento, não há escolha: ou você se reinventa, ou você será engolido.

A carreira, as habilidades, as competências e os negócios devem ser pensadas como um aplicativo. Faça a você as seguintes perguntas:

  • O “aplicativo” (sua mente) está atualizado?

  • Tem novas funcionalidades?

  • Corrigiu os bugs?

  • Qual a especialidade e o problema que resolve?

  • Qual os seus diferenciais?

  • Qual o review das pessoas sobre você?

Mesmo quando o profissional se encontra em uma posição favorável, é preciso lembrar que a concorrência segue forte e que ela costuma ser implacável com os acomodados e estagnados.

Para aqueles que estão em fase de transição de carreira – seja procurando novas oportunidades ou ingressando no mercado agora –, a situação é exatamente a mesma. É essencial se manter atualizado, é questão de sobrevivência. Por isso, investir tempo e recursos no próprio desenvolvimento é tão importante quanto comer ou se exercitar.

O futuro em aberto

Há alguns anos venho ajudando alguns mentorados e eles sempre me perguntam:

“o que eu devo fazer?”, “quais habilidades preciso desenvolver?”, “o que fazer para atingir o meu objetivo?” 

Como resposta, penso que pessoas bem-sucedidas fazem o progresso acontecer quando compreendem profundamente as relações de causa e efeito que governam a realidade e se valem de conceitos para conquistar seus objetivos.

Algumas pessoas desejam mudar o mundo, enquanto outras querem simplesmente estar em harmonia com ele e aproveitar a vida. Nenhuma das duas alternativas é melhor do que a outra. Cada um de nós precisa determinar aquilo que é mais valioso para si e escolher os caminhos que levarão até o seu objetivo. 

Cabe a você decidir o que quer obter da vida e o que quer devolver à sociedade. 

Confira mais artigos sobre lifelong learning no Fórum: Marketing Makers HSM Management.

Compartilhar:

Autoria

Marcelo Trevisani

CMO da IBM, atua no mercado de digital e marketing desde 1998, com passagens por empresas como Tecnisa, BRF e CI&T e Vivo. Em 2017, foi finalista na categoria marketing do prêmio Caboré e em 2019, considerado CMO do ano pelo prêmio IT Fórum. Marcelo também palestra em grandes eventos, é mentor de startups e tem paixão pelo universo acadêmico, ministrando aulas em diversos cursos e MBAs.

Artigos relacionados

Imagem de capa Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Desenvolvimento pessoal

27 Junho | 2023

Gestão de projetos pode ajudar na maternidade

Entender o equilíbrio dos recursos, tempo e escopo é a base de tudo na maternidade. Não é preciso escolher entre ser uma super mãe ou uma super profissional. É possível ser o melhor para os filhos e para o trabalho com os recursos que estão disponíveis no momento

Rachel Filipov

6 min de leitura

Imagem de capa A cultura do imediatismo e o desgaste na saúde

Desenvolvimento pessoal

16 Junho | 2023

A cultura do imediatismo e o desgaste na saúde

Saia do piloto automático, se questione e mude o paradigma sobre si mesmo. É fundamental atuar no autoconhecimento para que a inovação comportamental e emocional aconteça

Heloísa Capelas

4 min de leitura

Imagem de capa Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Desenvolvimento pessoal

13 Junho | 2023

Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Os programas de voluntariado ajudam a incutir em seus colaboradores a missão, visão e valores da organização, além de valorizar o profissional enquanto pessoa, conferindo a ele um significado no mundo

Glaucimar Peticov

2 min de leitura

Imagem de capa Valorize a sua capacidade de aprender

Desenvolvimento pessoal

06 Junho | 2023

Valorize a sua capacidade de aprender

Seja curioso, tenha dúvidas, faça perguntas, mantenha-se atualizado sobre as novas tendências, acima de tudo tenha vontade de aprender. Invista no seu próprio crescimento e conhecimento para se tornar um excelente profissional, pronto para enfrentar qualquer desafio

Maicon Dias

3 min de leitura

Imagem de capa Pare de tentar equilibrar vida pessoal e profissional

Desenvolvimento pessoal

23 Março | 2023

Pare de tentar equilibrar vida pessoal e profissional

Vida só existe uma. E o trabalho se insere nela, não ao contrário. Alinhe seus critérios de sucesso profissional e valores pessoais para facilitar nas tomadas de decisão

Antonio Werneck

4 min de leitura

Imagem de capa Três técnicas para melhorar sua saúde mental e gestão emocional

Desenvolvimento pessoal

13 Março | 2023

Três técnicas para melhorar sua saúde mental e gestão emocional

Para viver melhor com você mesmo e com as outras pessoas, seja no trabalho com colegas ou em casa com a família, comece a desenvolver e praticar a autoconsciência sobre suas emoções

Virginia Planet

4 min de leitura