A revolução musical na era do streaming: conexões, diversificação e experiências
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As empresas estão tendo que se adaptar às transformações a todo momento.
Além das mudanças impostas pelo trabalho em modelo home-office, tiveram que refazer seus planejamentos, repensar as saídas de caixa, cuidar de seus funcionários, entender as novas necessidades dos seus clientes e diversos outros impactos que o coronavírus impôs de uma hora para outra.
Um dos grandes desafios, no entanto, é compreender os impactos do coronavírus nos hábitos de compra e consumo.
O Opinion Box realizou uma pesquisa com mais de 2.000 consumidores de todo o país para entender essas mudanças de hábito e comportamento.
Vou apresentar para você cinco dados que me chamaram a atenção voltados especialmente para o comportamento online:
O confinamento deixa as pessoas mais tempo sozinhas. Muitas delas estão sem trabalhar. É natural que o consumo de mídia online aumente bastante neste período.
De acordo com a pesquisa, 42% estão vendo mais vídeos no YouTube do que costumavam ver antes da quarentena.
O crescimento de usuários nas plataformas pagas de streaming não foi tão grande no período - apenas 5% - mas, entre os usuários, 46% afirmam que estão usando mais os aplicativos como Netflix, HBO GO, Globo Play etc.
Entre os serviços de streaming gratuitos, 41% afirmam que estão consumindo mais.
É interessante notar que não apenas o consumo online cresceu. 41% estão vendo mais TV paga e 34% aumentaram o tempo vendo TV aberta.
48% dos entrevistados afirmaram que estão mais ansiosos e 49% estão mais entediados. Totalmente natural que esse seja um dos impactos do coronavírus. Em um período de incertezas, insegurança e isolamento, é difícil ficar tudo bem.
É totalmente natural também que, neste cenário, as pessoas passem mais tempo online. 6 em cada 10 entrevistados afirmaram que estão passando mais tempo na internet. 53% estão acessando mais as redes sociais e 49% estão mais tempo no WhatsApp.
Além disso, 32% passaram a jogar jogos online. São pessoas que não jogavam mas que, durante o confinamento, estão jogando na web ou em aplicativos.
Por fim, 58% estão lendo mais notícias, seja online ou offline.
Muitas cidades e capitais já estão com o comércio fechado há alguns dias. Além disso, o medo de sair na rua e se contagiar tem feito as pessoas evitarem até mesmo ir ao supermercado ou à padaria.
As comprar online, portanto, têm sido um grande aliado do consumidor. Mas dá para perceber também que as prioridades mudaram.
Enquanto os usuários de compra online de supermercado cresceram 25% e os de farmácia online 17%, os de roupas e acessórios, por exemplo, caíram 4%.Já os serviços de delivery, que eram uma grande aposta para manter ativos os bares e restaurantes, cresceram apenas 4% o número de usuários.
O mercado de educação foi um dos que mais sentiu os impactos do coronavírus. Escolas e universidades tiveram que fechar as suas portas para evitar aglomerações.
Alguns cursos conseguem se adaptar e levar suas aulas para o ambiente online. 15% dos entrevistados estão fazendo online cursos que antes faziam presencialmente.
Além disso, para aproveitar o tempo, 18% começaram um curso novo online. As plataformas online de ensino a distância tiveram um crescimento de 18% no número de usuários desde o início da pandemia. Além disso, entre os usuários, 36% estão usando mais do que utilizavam.
De uma hora para outra, milhões de brasileiros começaram a trabalhar de suas residências, realizando videoconferências para manter o time conectado. Os dados da pesquisa dizem que 26% estão trabalhando em home office.
Os que foram forçados a parar de trabalhar e estudar, ficam mais tempo online para ajudar a passar o tempo, ler notícias e ver vídeos e filmes, como mostram os dados acima.
Além disso, 20% passaram a fazer chamadas em vídeo para falar com familares e amigos e 15% passaram a fazer atividades físicas acompanhando vídeoaulas.
Com todo esse crescimento no consumo, como fica a qualidade da internet? De acordo com os entrevistados, piorou bastante. 32% sentiram uma queda de qualidade na internet wi-fi e 26% sentiram que a internet móvel piorou.
Estes são apenas alguns dos diversos dados sobre os impactos do coronavírus no comportamento do consumidor.
Para acessar mais informações, baixe o relatório completo da pesquisa e acompanhe o blog do Opinion Box. Toda semana os dados serão atualizados e exclusivos.
Head de Marketing da Opinion Box
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