fb-embed

Liderança

2 min de leitura

Reflexões sobre o Papel de Líder

As transformações e o futuro da liderança.

Colunista Rubens Pimentel

Rubens Pimentel

15 de Março

Compartilhar:
Artigo Reflexões sobre o Papel de Líder

De forma geral, temos perdido a conexão com o que é mais essencial no papel de líder, que é conduzir seus liderados aos resultados que realmente fazem diferença para um grupo de pessoas, uma equipe, uma empresa, um estado... uma nação.

Com a chegada do Quiet Ambition (leia esta matéria para entender o conceito https://l1nq.com/xCOZa), enxergo uma crise sem precedentes na sucessão dos quadros de liderança nas empresas.

Mas por que isso está acontecendo?

Estamos dando um péssimo exemplo às novas gerações: trabalhamos 16 horas por dia e cuidamos questionavelmente de nossa saúde e de nossas famílias.

A conquista de um posto de liderança não se trata de merecimento, ser escolhido, ou de ganhar mais dinheiro ou poder. Trata-se da responsabilidade assumida em tornar nossas equipes, empresas e sociedade mais produtivas, prósperas, livres e felizes. E isso começa com a consciência de nosso papel e o entendimento da essência de liderar: ser o Hub de produtividade da equipe.

Colocar em prática esse conceito significa dominar algumas técnicas e protocolos de liderança, como saber proporcionar um ambiente no qual as pessoas se engajem e se motivem, construir confiança permanente entre todos na equipe, usar um bom protocolo de comunicação, consistente priorização e delegação técnica. Este é o único caminho já testado, com resultados comprovados, que traz produtividade e equilíbrio nas agendas pessoais, familiares e de trabalho.

Quer saber por onde começar?

Uma leitura essencial para todo líder é o livro “Os 5 desafios das equipes”, de Patrick Lencioni, onde é possível aprender e praticar a construção de confiança entre líder e liderados. Confiança é a base da pirâmide para a entrega de resultados financeiros, do clima organizacional e da saúde mental de todos.

Patrick Lencione

Pense como seria ser liderado por alguém que nos reconhece, corrige, conduz aos resultados e está à nossa frente para nos defender, acima para tomar as decisões mais difíceis, ao nosso lado para criar soluções criativas e de frente, olho no olho, quando precisa ser franco e direto. Agora, pense em tudo ao contrário e faça sua escolha.

Inauguro esta coluna com uma promessa: vamos “desromantizar” a liderança e o papel do líder, e meu manifesto é por um ambiente de trabalho que diverte as pessoas e resultados profissionais que as engrandecem. Qualquer coisa fora deste contexto é mero pretexto e grito em redes sociais para justificar o desequilíbrio e a falta de competência de chefes ruins.

Pense nisso com carinho!

Compartilhar:

Colunista

Colunista Rubens Pimentel

Rubens Pimentel

Rubens Pimentel

Rubens Pimentel é CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial e já treinou mais de 32 mil executivos e profissionais.

Artigos relacionados

Imagem de capa A inevitável transição do people analytics para o people intelligence

Gestão de pessoas

11 Abril | 2024

A inevitável transição do people analytics para o people intelligence

O cenário é de rápidas transformações e uma coisa é certa: a IA chegou para ficar e as companhias precisam absorvê-la e usá-la a seu favor. Por isso, é hora de estar preparado para usar isso com inteligência

Ivan Cruz

5 min de leitura

Imagem de capa Como a cultura data-driven acelera a transformação digital

Gestão de pessoas

10 Abril | 2024

Como a cultura data-driven acelera a transformação digital

É necessário compreender como empresas estão alcançando crescimento acima de 30% ao ano através de uma cultura analítica madura. Aprenda com casos reais de empresas que transformaram seus negócios com estratégias orientadas por dados nas tomadas de decisão.

Denys Fehr

7 min de leitura

Imagem de capa 3 aspectos para alcançar o RH ambidestro e auxiliar a transformação no futuro

Liderança, times e cultura

27 Março | 2024

3 aspectos para alcançar o RH ambidestro e auxiliar a transformação no futuro

As transformações estão cada vez mais complexas e, por isso, é necessário que o RH vá além das funções transacionais e esteja preparado para as transformações que este futuro vai requerer.

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

5 min de leitura