Uncategorized

Pratique as posturas que empoderam

Aumentar o nível de testosterona e reduzir o de cortisol contribui para sua performance, explica a especialista Amy Cuddy

Compartilhar:

A psicóloga social Amy Cuddy, professora da Harvard Business School e uma das maiores referências da área na atualidade, distingue dois tipos de posturas corporais: as poses poderosas (_high-power poses_) e as poses de baixa potência (_low-power poses_). 

Segundo sua pesquisa, expressar poses mais poderosas nos ajuda a avançar na carreira, nos faz sentir melhor e nos torna mais bem-sucedidos. A explicação científica disso é que a postura poderosa provoca uma reação química interna em nosso organismo, ligada principalmente a dois hormônios: 

**Testosterona:** o hormônio do poder, que, entre muitas outras coisas, nos ajuda a ter mais foco e atenção e, assim, a liderar melhor.
**Cortisol:** o hormônio do estresse, que reduz nossa capacidade de reagir às tensões da vida, dando-nos a sensação de impotência e sobrecarga.

Cuddy fez vários experimentos para comprovar isso e medir os níveis de testosterona e cortisol. Em um deles, reuniu pessoas em uma sala e lhes pediu que adotassem uma pose poderosa ou uma pose de baixa potência durante dois minutos. Depois, elas realizaram uma entrevista de emprego com recrutadores absolutamente neutros, que não as conheciam. 

Os resultados foram impressionantes. Em primeiro lugar, os recrutadores escolheram consistentemente as pessoas que haviam feito uma pose poderosa. Em segundo, exames de sangue comprovaram que o aumento do nível de testosterona e a queda do de cortisol foram significativos após a realização da pose poderosa por apenas dois minutos. 

Não deixe de experimentar.

Compartilhar:

Artigos relacionados

ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura