ESG
6 min de leitura

Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma
Desde 2008, a Talento Incluir tem a missão de levar ações focada em colaborar com o desenvolvimento das pessoas com deficiência para ampliar a inclusão no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. É a pioneira em inclusão produtiva de Profissionais com Deficiência. Seu propósito Propósito é romper o capacitismo para que as pessoas com deficiência ocupem os espaços nas empresas e na sociedade.
CEO e fundadora do Grupo Talento Incluir.

Compartilhar:

Inovação

A Eurofarma, em parceria com a consultoria em inclusão Talento Incluir, realizou uma ação de mentoria com lideranças de pessoas com deficiência para apoiarem colaboradores com deficiência com potencial de desenvolvimento e transição de carreira para assumir outros desafios. A iniciativa, que contou com a consultoria da Talento Incluir, teve cerca de  40 participantes, foi inédita na empresa e veio para incrementar as iniciativas de diversidade da Eurofarma e trouxe mudança de comportamento das lideranças e se comprovou um case de inclusão produtiva com convicção, que evidenciou a disposição da empresa no tema inclusão de pessoas com deficiência.

A ação despertou nos participantes o interesse por mudanças de carreira e de comportamento, com estímulo para mais diálogos com os gestores diretos sobre movimentação em suas jornadas profissionais. Além disso, já viabilizou a promoção de um dos participantes para uma posição de liderança. Por conta desta empreitada, Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir, conversou com Daniela Panagassi, CHRO da Eurofarma e Vice-Presidente Global de Pessoas da empresa, sobre o projeto fantástico que tem acontecido.

A entrevista, na íntegra, você confere abaixo.


Entrevista:

Carolina Ignarra: A Eurofarma realizou recentemente um projeto de mentoria para colaboradores com deficiência. Como surgiu essa iniciativa?

Daniela Panagassi: Durante dois meses de 2024, desenvolvemos um projeto de mentoria realizada por lideranças da empresa para colaboradores com deficiência que possuem grande potencial de desenvolvimento. A iniciativa foi uma proposta do grupo de afinidade, que surgiu a partir da análise do nosso segundo censo da diversidade, que apontou a necessidade de intensificarmos o desenvolvimento de carreira em posições de maior senioridade. Foi a primeira vez que promovemos esse modelo de mentoria na Eurofarma e ficamos muito felizes com os resultados.

Carolina Ignarra: Qual foi o impacto desse projeto para os mentorados e para a empresa?

Daniela Panagassi: O projeto despertou nos participantes o desejo de movimentação de carreira e provocou conversas mais profundas com seus gestores, incentivando mudanças de carreira e comportamento, além de estimular o diálogo com seus gestores diretos sobre a evolução profissional. Já estamos colhendo frutos dessa iniciativa, inclusive com a promoção de um dos participantes para uma posição de liderança. Isso reforça nosso compromisso com a diversidade e inclusão, que é um pilar estratégico da Eurofarma dentro da nossa Visão 2027.

Carolina Ignarra: Como foi a escolha e o envolvimento dos líderes da Eurofarma nesse projeto?

Daniela Panagassi: Selecionamos líderes para atuarem como mentores e os capacitamos em workshops coordenados pela Talento Incluir, para que pudessem apoiar o desenvolvimento de carreira dos mentorados. Além disso, também oferecemos um treinamento específico para os gestores diretos dos participantes, garantindo que eles pudessem apoiar as novas demandas e necessidades identificadas durante a mentoria, como a revisão dos planos de desenvolvimento individuais.

Carolina Ignarra: Como essa iniciativa contribui para os programas de diversidade e inclusão da Eurofarma?

Daniela Panagassi: Esse projeto reforça nossa intencionalidade em não apenas contratar pessoas com deficiência, mas promovê-las e oferecer a elas a possibilidade de crescimento profissional na empresa. Queremos garantir que todos os nossos colaboradores tenham as mesmas oportunidades para desenvolver suas carreiras e alcançar novos desafios. Esse é um passo importante dentro dos nossos compromissos ESG e um exemplo de como a inclusão deve ser trabalhada de forma estratégica e contínua. Entendemos que não basta apenas contratar.

Daniela Panagassi, CHRO da Eurofarma e Vice-Presidente Global de Pessoas da empresa

Daniela Panagassi: Sem dúvida, essa iniciativa contribui de forma positiva para os programas de diversidade e inclusão da Eurofarma e que podem servir de exemplo positivo para as demais empresas porque ela vai além da contratação. O projeto reforça que a inclusão verdadeira passa por desenvolvimento, protagonismo e visibilidade para as pessoas com deficiência e comprova que a deficiência não impede ninguém de se desenvolver na carreira profissional que escolher. O projeto mostra que a deficiência é apenas uma característica da pessoa, e não um limitador de sua trajetória profissional. Estimular e apoiar cada vez mais ações intencionais como essa ajudam a aumentar o conhecimento das lideranças sobre as pessoas com deficiência com quem trabalham e isso impacta de forma positiva na qualidade de inclusão da empresa.

Carolina Ignarra: Você acredita que esse projeto pode ajudar a eliminar possíveis atitudes capacitistas das lideranças nas empresas de forma geral?

Carolina Ignarra: Quais os próximos passos para fortalecer essa ação dentro da empresa?

Daniela Panagassi:  O projeto trouxe aprendizados valiosos sobre escuta ativa, plano de carreira inclusivo e fortalecimento da liderança diversa. Após mapearmos as pretensões de carreira dos mentorados, estamos acompanhando cada um deles para identificar possíveis oportunidades que se alinhem aos seus perfis. Queremos continuar promovendo iniciativas intencionais como essa, que impulsionam e elevam o nível de inclusão dentro da Eurofarma. Nosso objetivo é criar um ambiente cada vez mais inclusivo, onde todos possam crescer e se desenvolver profissionalmente.

Compartilhar:

Desde 2008, a Talento Incluir tem a missão de levar ações focada em colaborar com o desenvolvimento das pessoas com deficiência para ampliar a inclusão no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. É a pioneira em inclusão produtiva de Profissionais com Deficiência. Seu propósito Propósito é romper o capacitismo para que as pessoas com deficiência ocupem os espaços nas empresas e na sociedade.

Artigos relacionados

Quando a IA desafia o ESG: o dilema das lideranças na era algorítmica

A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Semana Mundial do Meio Ambiente: desafios e oportunidades para a agenda de sustentabilidade

Construímos um universo de possibilidades. Mas a pergunta é: a vida humana está realmente melhor hoje do que 30 anos atrás? Enquanto brasileiros — e guardiões de um dos maiores biomas preservados do planeta — somos chamados a desafiar as retóricas de crescimento e consumo atuais. Se bem endereçados, tais desafios podem nos representar uma vantagem competitiva e um fôlego para o planeta

Tecnologia, mãe do autoetarismo

Ninguém fala disso, mas muitos profissionais mais velhos estão discriminando a si mesmos com a tecnofobia. Eles precisam compreender que a revolução digital não é exclusividade dos jovens

ESG
Um ano depois e a chuva escancara desigualdades e nossa relação com o futuro

Anna Luísa Beserra

6 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar na era digital: como a ousadia, a IA e a visão além do status quo estão redefinindo o sucesso empresarial

Bruno Padredi

5 min de leitura
Liderança
Conheça os 4 pilares de uma gestão eficaz propostos pelo Vice-Presidente da BossaBox

João Zanocelo

6 min de leitura
Inovação
Eventos não morreram, mas 78% dos participantes já rejeitam formatos ultrapassados. O OASIS Connection chega como antídoto: um laboratório vivo onde IA, wellness e conexões reais recriam o futuro dos negócios

Vanessa Chiarelli Schabbel

5 min de leitura
Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura
Liderança
Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.

Caroline Verre

4 min de leitura
Liderança
Por em prática nunca é um trabalho fácil, mas sempre é um reaprendizado. Hora de expor isso e fazer o que realmente importa.

Caroline Verre

5 min de leitura
Inovação
Segundo a Gartner, ferramentas low-code e no-code já respondem por 70% das análises de dados corporativos. Entenda como elas estão democratizando a inteligência estratégica e por que sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.

Lucas Oller

6 min de leitura
ESG
No ATD 2025, Harvard revelou: 95% dos empregadores valorizam microcertificações. Mesmo assim, o reskilling que realmente transforma exige 3 princípios urgentes. Descubra como evitar o 'caos das credenciais' e construir trilhas que movem negócios e carreiras.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura