Comunidades: Marketing Makers, Marketing e vendas, Estratégia e execução

Quais experiências a sua marca promove?

Investir em experiências é uma forma de aproximar o público e valorizar o negócio
Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Compartilhar:

Estar presente em momentos memoráveis faz as pessoas conhecerem e enxergarem uma empresa de um jeito diferente e associá-la às boas experiências. Afinal, todo mundo já entrou em contato com uma marca em contextos inesperados. Não importa se foi em um grande festival de música ou em uma conferência, o fato é que essa proximidade vai além do consumo de um produto ou serviço. É sobre conexão!

Do ponto de vista do marketing, participar ou viabilizar projetos são estratégias válidas para uma empresa reafirmar o seu porquê e reforçar as causas que apoia, agregando ainda mais valor à sua reputação. É também uma oportunidade para impactar clientes e conquistar outros.

Congressos, feiras, workshops, shows, mostras… Existem diversas maneiras de ampliar a exposição de uma marca e as possibilidades aumentaram ainda mais com ações focadas no ambiente online. Por isso eu digo: coloque sua marca na rua! As pessoas precisam interagir com ela, se identificar com sua comunicação, se conectar com suas iniciativas.

Nesse sentido, essas oportunidades podem ser um termômetro para checar como a [marca está sendo recebida e percebida](https://www.mitsloanreview.com.br/post/a-busca-por-singularidade-de-marca). As lideranças precisam sair do escritório e ir até o local para acompanhar o que está acontecendo, conversar com quem está lá, ouvir o que o público está dizendo.

E essa estratégia também pode ser aplicada no B2B para agregar mais valor. Afinal, a imagem da marca continua sendo importante para alcançar bons resultados no negócio mesmo quando se trata de uma relação entre empresas. Nesse universo, é super importante estabelecer conexão com clientes, parceiros, fornecedores, o próprio mercado.

Na unico, por exemplo, decidimos apostar em experiências. Criamos eventos proprietários, participamos de encontros promovidos por outros parceiros, exploramos atividades relacionadas a diversos segmentos além da tecnologia.

No mês passado, nos aventuramos por um caminho completamente novo. Estivemos na SP-Arte, a maior feira de arte da América Latina, apoiando uma exposição que retratava o impacto da tecnologia na produção artística ao longo das décadas.

Pode parecer uma escolha incomum para uma idtech, mas foi muito bacana estar em um espaço onde as pessoas não estavam esperando por isso. Além de alcançar um novo público, conseguimos reforçar nossa mensagem de que a era da identidade digital vai impulsionar o desenvolvimento do país e que não existe nada mais identitário do que a arte.

Tendo a mentalidade de experimentação, avaliamos os objetivos da marca e testamos! E, particularmente, acredito que todo aprendizado é muito válido, até porque as melhores experiências costumam surgir das ideias mais inusitadas!

Gostou do artigo escrito pela Gabriela Onofre? Então saiba mais sobre gestão e marketing assinando nossas [newsletters](https://www.revistahsm.com.br/newsletter).

Compartilhar:

Artigos relacionados

IA aprofunda a crônica escassez de talentos no Brasil

Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

ESG
Mais que cumprir cotas, o desafio em 2025 é combater o capacitismo e criar trajetórias reais de carreira para pessoas com deficiência – apenas 0,1% ocupam cargos de liderança, enquanto 63% nunca foram promovidos, revelando a urgência de ações estratégicas além da contratação

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Liderança
Liderar é mais do que inspirar pelo exemplo: é sobre comunicação clara, decisões assertivas e desenvolvimento de talentos para construir equipes produtivas e alinhada

Rubens Pimentel

4 min de leitura
ESG
A saúde mental no ambiente corporativo é essencial para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, exigindo ações como conscientização, apoio psicológico e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Nayara Teixeira

7 min de leitura
Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura
Empreendedorismo
Processos Inteligentes impulsionam eficiência, inovação e crescimento sustentável; descubra como empresas podem liderar na era da hiperautomação.

Tiago Amor

6 min de leitura
Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura
Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA é um espelho da humanidade: reflete nossos avanços, mas também nossos vieses e falhas. Enquanto otimiza processos, expõe dilemas éticos profundos, exigindo transparência, educação e responsabilidade para que a tecnologia sirva à sociedade, e não a domine.

Átila Persici

9 min de leitura
ESG

Luiza Caixe Metzner

4 min de leitura