Assunto pessoal

Qual é a liderança-chave no pós-pandemia

Acertou quem respondeu “comportamental”. É cada vez mais importante mapear competências-chave da personalidade de colaboradores

Compartilhar:

Durante as últimas décadas, a chamada liderança situacional — orientada pela gestão de pessoas a partir de suas necessidades e funções temporárias — se manteve como uma popular ferramenta de desenvolvimento de carreira e cultura organizacional.

A velocidade de mudanças que marca o cenário atual, no entanto, vem abrindo espaço para novos formatos e releituras do modelo. Entre os caminhos explorados pelas organizações brasileiras está a liderança comportamental, baseada no cruzamento entre contextos organizacionais e os famosos quatro perfis comportamentais mapeados pelo teste Disc: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

“A motivação baixa de um colaborador nem sempre pode ser revertida por treinamento e capacitação. É preciso avaliar se essa pessoa se enquadra na função que ela ocupa”, afirma Jorge Matos, presidente da Etalent, empresa especializada em gestão de comportamento.

“É preciso entender os conceitos de forma complementar. Conhecer o perfil comportamental de sua equipe é cada vez mais importante em um contexto como o que estamos vivendo, no qual nem sempre é possível captar as particularidades de personalidade no contato olho no olho”, diz Matos.

__Leia mais: [Como parar de se distrair à toa](https://www.revistahsm.com.br/post/como-parar-de-se-distrair-a-toa)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura