Uncategorized

Quando a empresa é o sonho

Camila já havia sido estagiária da 3M do Brasil, mas sem conseguir efetivar-se. Não desistiu: fez coaching para aumentar a autoconfiança e voltou

Compartilhar:

Camila é uma jovem determinada. Cursou economia na Facamp e já sabia que queria trabalhar na 3M do Brasil. Participou do processo seletivo para estagiária e conseguiu uma vaga na área financeira. Lá se encantou com a empresa, com a cultura e com as pessoas que trabalharam com ela. No final do estágio, não havia vaga na área financeira para efetivá-la, e ela tentou um caminho alternativo para continuar na 3M: o programa de trainees. Na primeira tentativa, foi até a fase final da etapa de seleção, mas não conseguiu a posição. Tendo o feedback sobre os motivos de sua não aprovação, resolveu desenvolver-se no que lhe faltava. 

Com o incentivo dos pais, passou por um processo de coaching, que a ajudou principalmente no fortalecimento da autoestima e da autoconfiança. Em paralelo, fez trabalhos como freelancer para colocar em prática os aprendizados do coaching. Veio um novo processo de trainees da 3M, o de 2015, e ela se candidatou novamente. Desde o início deste ano integra o grupo de 12 trainees. Apesar de seu conhecimento sobre a empresa, entrou com humildade. 

Ela e os colegas foram orientados a mostrar-se abertos a aprender, pois os trainees, por terem a fama de arrogantes, podem ter certa resistência de alguns colaboradores. “Nosso CEO reforçou a importância do aprendizado e da humildade, que todos na companhia têm muito o que nos ensinar, do presidente ao faxineiro”, diz Camila. Na 3M, os trainees têm um líder único, da área de Lean 6-Sigma. 

Responsável pela organização e alocação dos projetos, ele usa o critério de assuntos relacionados para distribuí-los aos jovens e lhes dá apoio para que os concretizem da melhor maneira possível, avaliando a performance de cada um e dando feedback. Esse líder atua como um mentor, o que Camila considera ajuda valiosa em sua transição de estudante para profissional. Apesar de ser sua segunda passagem por lá, a economista da Facamp surpreendeu-se de novo com a confiança que a 3M deposita nos trainees. 

Eles lideram projetos importantes, que farão diferença em suas áreas. Não à toa, os trainees recebem treinamentos para facilitar a execução, em ferramentas de gestão como 6-Sigma, PMI e Lean, além do apoio dos gestores que os encomendaram. O mais difícil até agora? Camila aponta a quantidade

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura