Uncategorized

Quando a empresa é o sonho

Camila já havia sido estagiária da 3M do Brasil, mas sem conseguir efetivar-se. Não desistiu: fez coaching para aumentar a autoconfiança e voltou

Compartilhar:

Camila é uma jovem determinada. Cursou economia na Facamp e já sabia que queria trabalhar na 3M do Brasil. Participou do processo seletivo para estagiária e conseguiu uma vaga na área financeira. Lá se encantou com a empresa, com a cultura e com as pessoas que trabalharam com ela. No final do estágio, não havia vaga na área financeira para efetivá-la, e ela tentou um caminho alternativo para continuar na 3M: o programa de trainees. Na primeira tentativa, foi até a fase final da etapa de seleção, mas não conseguiu a posição. Tendo o feedback sobre os motivos de sua não aprovação, resolveu desenvolver-se no que lhe faltava. 

Com o incentivo dos pais, passou por um processo de coaching, que a ajudou principalmente no fortalecimento da autoestima e da autoconfiança. Em paralelo, fez trabalhos como freelancer para colocar em prática os aprendizados do coaching. Veio um novo processo de trainees da 3M, o de 2015, e ela se candidatou novamente. Desde o início deste ano integra o grupo de 12 trainees. Apesar de seu conhecimento sobre a empresa, entrou com humildade. 

Ela e os colegas foram orientados a mostrar-se abertos a aprender, pois os trainees, por terem a fama de arrogantes, podem ter certa resistência de alguns colaboradores. “Nosso CEO reforçou a importância do aprendizado e da humildade, que todos na companhia têm muito o que nos ensinar, do presidente ao faxineiro”, diz Camila. Na 3M, os trainees têm um líder único, da área de Lean 6-Sigma. 

Responsável pela organização e alocação dos projetos, ele usa o critério de assuntos relacionados para distribuí-los aos jovens e lhes dá apoio para que os concretizem da melhor maneira possível, avaliando a performance de cada um e dando feedback. Esse líder atua como um mentor, o que Camila considera ajuda valiosa em sua transição de estudante para profissional. Apesar de ser sua segunda passagem por lá, a economista da Facamp surpreendeu-se de novo com a confiança que a 3M deposita nos trainees. 

Eles lideram projetos importantes, que farão diferença em suas áreas. Não à toa, os trainees recebem treinamentos para facilitar a execução, em ferramentas de gestão como 6-Sigma, PMI e Lean, além do apoio dos gestores que os encomendaram. O mais difícil até agora? Camila aponta a quantidade

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Diferente da avaliação anual tradicional, o modelo de feedback contínuo permite um fluxo constante de comunicação entre líderes e colaboradores, fortalecendo o aprendizado, o alinhamento de metas e a resposta rápida a mudanças.

Maria Augusta Orofino

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura