Uncategorized

Quando a inovação chega aos COLCHÕES

A Casper Mattress, de Nova York, usa design thinking, ciência, branding e senso de humor para ser cada vez mais falada

Compartilhar:

Ser a Nike do sono. Esse era o objetivo da empresa nova-iorquina fundada em 2014 em seus três lançamentos anteriores: um colchão de espuma high-tech, lençóis e travesseiros extra- -arejados. No entanto, ninguém esperava por seu extravagante produto novo: um colchão para cães de US$ 125. 

“A ideia é louca”, admite Neil Parikh, cofundador da Casper, de 27 anos, e seu executivo-chefe de operações. Mas o fato é que tem vendido muito bem e que passou a mensagem programada: a Casper tem um grupo cool de pessoas que pensam de um jeito interessante. 

Se uma empresa quer transformar uma commodity como o colchão em estilo de vida e convencer os consumidores de que o sono merece tanta atenção quanto a alimentação, ela tem de abordar as coisas de modo diferente. Por isso, a Casper está combinando ciência, design thinking, branding e humor para redefinir o colchão. 

Parece estar dando certo: sua receita de 2016 alcançou os US$ 200 milhões – o dobro da de 2015, segundo a empresa. A expansão internacional começou, com entrada nos mercados do Canadá, Alemanha, Áustria, Suíça e Reino Unido, e, mais importante, eles montaram uma espécie de equipe “SWAT” de internacionalização. “Conseguimos implantar uma filial em um prazo de oito a dez semanas”, diz Parikh. 

Essa emoção na venda de colchões não faz sentido? Talvez não, porém a Casper é uma extensão da personalidade de seus fundadores millennials, com cara de startup do Vale do Silício. Nenhum deles tem filhos, quatro ainda não chegaram aos 35 e o quarentão Jeff Chapin, executivo-chefe de produto, passou uma década na Ideo. 

O primeiro insight deles veio do fato de que muitas pessoas falam sobre seu sono – celebridades como Arianna Huffington, inclusive – e até há apps para ajudar a dormir melhor. Então, dedicaram-se a estudar o que faz o sono ser bom. Também perceberam que a experiência de compra de um colchão está entre as piores que há e a mudaram, incluindo um surpreendente unboxing – o colchão é comprimido em um rolinho e desenrolado. 

Tudo parece ir bem. Agora, estão montando um laboratório de protótipos em San Francisco, para propor sistemas de dormir personalizados, e abrindo lojas físicas em Nova York, Los Angeles e Londres. No entanto, fica claro que tentarão expandir seu conceito da experiência de dormir para hotéis, aviões, navios. Exponencialmente.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura
Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura