Estratégia e Execução

Quando o funcionário desenha o trabalho

Um conjunto de técnicas conhecido como job crafting ajuda os profissionais a direcionar suas atividades e relacionamentos para que se encaixem melhor a suas características

Compartilhar:

Cada vez mais, a definição das características essenciais de um trabalho não está apenas nas mãos da empresa. Tem sido oferecida aos colaboradores a oportunidade de reconfigurar suas atividades, para que se encaixem melhor a seus interesses e talentos. Por trás dessa tendência, está o conceito de job crafting (algo como “emprego feito à mão”), um conjunto de técnicas que ajuda os profissionais a reconfigurar os elementos fundamentais de sua função. “A possibilidade de desenhar suas atividades aumenta a satisfação e a criatividade das pessoas no trabalho”, afirma o professor Justin Berg em artigo recente da revista Stanford Business. O especialista explica que há três maneiras de realizar o job crafting: 

•  redefinir as atividades que fazem parte do trabalho; 

•  reestruturar os relacionamentos e as interações com os outros; e

•  reformular a forma como as tarefas e os relacionamentos são vistos. “Mesmo algumas mudanças pontuais podem fazer grande diferença”, diz Berg, destacando, porém, que os melhores resultados são obtidos quando essas três dimensões são contempladas no processo.  

**VANTAGENS PARA TODOS**

O processo de job crafting inclui alguns passos básicos. Um exemplo é a divisão em atividades, com a descrição de quanto tempo e energia cada uma delas demanda.  As etapas seguintes estão relacionadas com o desenho de uma versão mais ideal, embora realista, do trabalho – um objetivo a ser perseguido. Para isso, o mais importante é revisar as tarefas que integram o dia a dia para que se encaixem melhor aos valores, aos pontos fortes e àquilo que desperta a paixão do funcionário. Esse percurso costuma ser revelador, abrindo novas oportunidades. 

Como Berg ressalta, suas pesquisas nessa área indicam que, em geral, o processo de job crafting é vantajoso tanto para os profissionais como para as organizações em que atuam. Para as pessoas, deixa-as mais motivadas e satisfeitas. Para as empresas, contribui para promover a criatividade e a inovação.  Afinal, é mais difícil para uma companhia se tornar, ou mesmo se manter, inovadora se os colaboradores trabalham em desacordo com seus talentos e preferências. 

**CONTRA A INÉRCIA**

As empresas tendem a ser estruturas burocráticas focadas na ordem e na coerência. Por isso, seu movimento inercial será sempre o de se prender ao estabelecido. A melhor aposta contra isso parece ser o job crafting.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura