Estratégia e Execução

Quando o funcionário desenha o trabalho

Um conjunto de técnicas conhecido como job crafting ajuda os profissionais a direcionar suas atividades e relacionamentos para que se encaixem melhor a suas características

Compartilhar:

Cada vez mais, a definição das características essenciais de um trabalho não está apenas nas mãos da empresa. Tem sido oferecida aos colaboradores a oportunidade de reconfigurar suas atividades, para que se encaixem melhor a seus interesses e talentos. Por trás dessa tendência, está o conceito de job crafting (algo como “emprego feito à mão”), um conjunto de técnicas que ajuda os profissionais a reconfigurar os elementos fundamentais de sua função. “A possibilidade de desenhar suas atividades aumenta a satisfação e a criatividade das pessoas no trabalho”, afirma o professor Justin Berg em artigo recente da revista Stanford Business. O especialista explica que há três maneiras de realizar o job crafting: 

•  redefinir as atividades que fazem parte do trabalho; 

•  reestruturar os relacionamentos e as interações com os outros; e

•  reformular a forma como as tarefas e os relacionamentos são vistos. “Mesmo algumas mudanças pontuais podem fazer grande diferença”, diz Berg, destacando, porém, que os melhores resultados são obtidos quando essas três dimensões são contempladas no processo.  

**VANTAGENS PARA TODOS**

O processo de job crafting inclui alguns passos básicos. Um exemplo é a divisão em atividades, com a descrição de quanto tempo e energia cada uma delas demanda.  As etapas seguintes estão relacionadas com o desenho de uma versão mais ideal, embora realista, do trabalho – um objetivo a ser perseguido. Para isso, o mais importante é revisar as tarefas que integram o dia a dia para que se encaixem melhor aos valores, aos pontos fortes e àquilo que desperta a paixão do funcionário. Esse percurso costuma ser revelador, abrindo novas oportunidades. 

Como Berg ressalta, suas pesquisas nessa área indicam que, em geral, o processo de job crafting é vantajoso tanto para os profissionais como para as organizações em que atuam. Para as pessoas, deixa-as mais motivadas e satisfeitas. Para as empresas, contribui para promover a criatividade e a inovação.  Afinal, é mais difícil para uma companhia se tornar, ou mesmo se manter, inovadora se os colaboradores trabalham em desacordo com seus talentos e preferências. 

**CONTRA A INÉRCIA**

As empresas tendem a ser estruturas burocráticas focadas na ordem e na coerência. Por isso, seu movimento inercial será sempre o de se prender ao estabelecido. A melhor aposta contra isso parece ser o job crafting.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Tecnologias exponenciais
As redes sociais prometeram revolucionar a forma como nos conectamos, mas, décadas depois, é justo perguntar: elas realmente nos aproximaram ou nos afastaram?

Marcel Nobre

7 min de leitura
ESG
Quanto menos entenderem que DEI não é cota e oportunidades de enriquecer a complexidade das demandas atuais, melhor seu negócio se sustentará nos desenhos de futuros que estão aparencendo.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Inovação
De 'fofoca positiva' à batom inteligente: SXSW 2025 revela tendências globais que esbarram na realidade brasileira - enquanto 59% rejeitam fofocas no trabalho, 70% seguem creators e 37% exigem flexibilidade para permanecer em empregos. Inovar será traduzir, não copiar

Ligia Mello

6 min de leitura
Inovação
O impacto de seu trabalho vai além da pesquisa fundamental. Oliveira já fundou duas startups de biotecnologia que utilizam a tecnologia de organoides para desenvolvimento de medicamentos, colocando o Brasil no mapa da inovação neurotecnológica global.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Empreendedorismo
SXSW 2025 começou sem IA, mas com uma mensagem poderosa: no futuro, a conexão humana será tão essencial quanto a tecnologia

Marcone Siqueira

4 min de leitura
ESG
Precisamos, quando se celebra o Dia Internacional das Mulheres, falar sobre organizações e lideranças feministas

Marcelo Santos

4 min de leitura
Inovação
O evento de inovação mais esperado do ano já empolga os arredores com tendências que moldarão o futuro dos negócios e da sociedade. Confira as apostas de Camilo Barros, CRO da B.Partners, para as principais movimentações do evento.

Camilo Barros

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial não está substituindo líderes – está redefinindo o que os torna indispensáveis. Habilidades técnicas já não bastam; o futuro pertence a quem sabe integrar estratégia, inovação e humanização. Você está preparado para essa revolução?

Marcelo Murilo

8 min de leitura
ESG
Eficiência, inovação e equilíbrio regulatório serão determinantes para a sustentabilidade e expansão da saúde suplementar no Brasil em 2025.

Paulo Bittencourt

5 min de leitura