Uncategorized

Redes sociais a favor da inovação

As empresas podem usar a mídia social para reduzir a incerteza dos consumidores quanto a seus lançamentos se souberem escolher o tipo certo de post e o melhor fluxo de mensagens; é o que mostra pesquisa qualitativa feita no Twitter, mas com conclusões aplicáveis a múltiplas redes
Eileen Fischer é professora de empreendedorismo e marketing da Schulich School of Business, do Canadá, e Rebecca Reuber é professora de gestão estratégica da Rotman School of Management, do mesmo país.

Compartilhar:

> Vale a leitura porque…
>
> … os gestores vivem se queixando de estratégias de redes sociais que não dão o resultado esperado. … esta pesquisa mostra a estratégia que funciona melhor para inovações. … o estudo focou o Twitter, mas os resultados podem ser estendidos a outras redes sociais. E, embora seja menos forte do que o Facebook no Brasil, o microblog é usado por 11% dos 96 milhões de brasileiros com contas ativas em redes sociais, segundo o  relatório Digital, Social e Mobile 2015 (ante 25% do FB).

Um desafio fundamental que as empresas enfrentam quando inovam é o de reduzir a incerteza de seu público sobre a qualidade do novo produto ou serviço. Muitos estudos se debruçam sobre o tipo de comunicação mais adequado para atingir esse objetivo, mas faltam insights sobre o impacto potencial que as mensagens enviadas pelas mídias sociais têm sobre isso. 

Com foco em uma mídia social específica, o Twitter, nós investigamos quais abordagens geram, na audiência, respostas que reforçam a qualidade de uma inovação, contribuindo para causar percepções positivas nos consumidores e outros stakeholders e auxiliando, assim, o crescimento da empresa.

Abordamos uma amostra de oito empresas empreendedoras, apresentadas por pseudônimos, que identificamos por meio de um mix de contatos pessoais e da “técnica bola de neve”, pela qual um entrevistado indica outros. 

Todas são business-to-business, participantes de setores variados, como venture capital, contabilidade, relações públicas e software, e com idade de 1 a 15 anos. Os níveis de digitalização de seus produtos ou serviços são desiguais – vão de baixo a alto –, mas todas usam o Twitter e algumas também recorrem a blogs, YouTube, LinkedIn e Flickr. A fim de conferir o que funciona melhor para a inovação, nós categorizamos as empresas pesquisadas por seu conteúdo e seus fluxos comunicativos.

**CONTEÚDO**

Padrões que se repetiram fizeram surgir três categorias temáticas de conteúdo: qualidade, orientação ao relacionamento e singularidade.

**1. QUALIDADE**

Bem relevantes para ajudar a reduzir a incerteza relativa à qualidade percebida pelo público, três códigos de conteúdo mostraram-se capazes de transmitir a percepção de qualidade:

**Sobre a reputação da empresa**

São os posts que apresentam conquistas ou reconhecimentos da companhia. Por exemplo, a empresa que apelidamos de AppwareCo divulgou o fato de ter sido ranqueada como “promissora” por um site que cobre o setor em que ela compete. A GiftwareCo, por sua vez, observou: “Uau – GiftwareCo apareceu no Globe & Mail’s Report on Business: http://bit.ly”. Pesquisas têm comprovado que esse tipo de reconhecimento reduz a incerteza em relação à qualidade e pode tornar as empresas mais atraentes para públicos como investidores, clientes, fornecedores e funcionários. 

**Sobre a expertise da gestão**

Alguns posts sugerem que os gestores de uma organização ou sua equipe têm as competências necessárias para aquele negócio, o que funciona especialmente bem. A VenCapCo, por exemplo, postou: “VenCapCo – Blog: A crise do crédito está acabando? A crise do crédito está começando a se dissipar: http://bit.ly”. 

 Esse é um típico post que sinaliza expertise e remete ao blog da empresa, no qual uma análise completa do tópico é oferecida por um gestor seu. Posts de reputação também costumam sinalizar áreas de expertise. Por exemplo, a AppwareCo mencionou a expertise de seu fundador no comércio mobile e a reputação crescente da empresa entre jornalistas de negócios neste post: “Confira entrevista do CEO da @AppwareCo: http://bit.ly”.

**Sobre o valor do produto ou serviço** 

Esses são os posts que anunciam um novo serviço ou produto com valor agregado ou destacam o valor de um produto ou serviço existente. Por exemplo, a BookkeepCo frequentemente anunciava melhorias em suas ofertas pelo Twitter, como neste post: “Mas espere… tem mais! BookkeepCo agora atende clientes internacionais: http://bit.ly”. 

A WebsiteCo também fez esse tipo de post toda vez que deu pistas do valor de seu trabalho de design, retuitando elogios recebidos dos clientes: “RT@Client: Seu belo design do site #Client foi apontado nesta lista: http://bit.ly. @ WebsiteCo. Demais!”. Coletivamente, esses posts passam a ideia de que a empresa e suas ofertas são de boa qualidade e que a organização tem uma equipe qualificada.

**2. ORIENTAÇÃO AO RELACIONAMENTO**

Alguns conteúdos transmitem uma orientação calorosa em relação à audiência. Nós associamos dois códigos de conteúdo a esse tema:

**Reconhecimento dos stakeholders**

Esses são os posts que atraem a atenção do público para novas iniciativas de alguém ligado à companhia. Por exemplo, a ConnectorCo reconheceu a obtenção de financiamento por uma empresa de sua rede: “Parabéns à ConnectorCo como parceira da EnergySavvy! RT@TechCrunch EnergySavvy levanta $315K para o site Home Energy Smarts: http://tcrn.ch”. 

Em outros casos, esse tipo de reconhecimento simplesmente destacou as atividades dos stakeholders da empresa. A GiftwareCo, por exemplo, citou as práticas de contratação de uma empresa que integra uma rede profissional à qual seu fundador pertence, tuitando: “Ótimo post sobre melhores práticas de contratação da @parceldesign no blog: http://bit.ly”. 

O reconhecimento dos stakeholders também pode assumir a forma de agradecimento. A WebsiteCo agradeceu a um cliente que incluiu a empresa em uma lista de startups dignas de apoio: “@erin_bury: Obrigado por incluir #WebsiteCo em seu slide #can30 de startups canadenses para apoiar”.

**Oportunidades de interação direta**

Algumas empresas usam o Twitter para promover oportunidades de interação direta. A BookkeepCo, por exemplo, convidou pessoas para um evento local do qual sua equipe estava participando neste post: “Nós, da BookkeepCo, achamos que esse evento vai bombar: http:// ow.ly. Em Toronto, na próxima terça. Venha!”. A ConnectorCo também usou o Twitter para atrair público para seus eventos mensais Connect Ups: “Precisa dar um jeito em sua startup? Vá esta noite ao #ConnectUp & fale com startups locais. 

 @Damn Heels. @WeGoWeGo. @End loopStudios”. Independentemente de as pessoas comparecerem aos eventos, esses posts dizem que a empresa se relaciona bem com o público externo.

> **SAIBA MAIS SOBRE O ESTUDO**
>
>
>
> Por que, entre todas as redes sociais, as pesquisadoras de escolas de negócios canadenses focaram o Twitter? Elas apontam dois motivos. O primeiro é quererem compreender o impacto de uma comunicação em mídias sociais que fosse radicalmente diferente de outros tipos de comunicação, e o Twitter representa um “caso extremo”, já que exige conteúdo de 140 caracteres de texto e é baseado principalmente em narrativas formais (texto) e não em ações simbólicas (imagens). 
>
> O segundo motivo é que um número crescente de empreendedores está usando o Twitter para se comunicar com seus públicos nos Estados Unidos – mais de 50% das empresas do ranking de empreendedores Inc. 100 dos EUA usam a rede social e algumas pesquisas indicam que esse percentual chega a 72%. (No Twitter brasileiro, o recente lançamento do self-service de anúncios para pequenos e médios empreendedores aponta a existência de um potencial similar.)

**3. SINGULARIDADE**

A terceira categoria de conteúdo que favorece a reputação de uma inovação diz respeito ao que diferencia a empresa da concorrência. Três tipos de conteúdo podem transmitir singularidade, pelo que vimos:

**Atributos únicos**

Esses posts indicam o que há de único em uma oferta. Por exemplo, a BookkeepCo mostrou que dava atenção individualizada aos clientes tuitan do: “Quando foi a última vez que você fez algo surpreendente para um cliente ou amigo? O mundo precisa mais disso: http://ow.ly”. O link é para o post de um blog sobre um ato gentil de um amigo para outro.

**Valor**

Tais posts contribuem para criar uma percepção de singularidade da empresa ao refletir seus valores. Por exemplo, a PublicityCo tuitou muitas vezes sobre as causas humanitárias que apoia. 

**Indicadores culturais**

Expor a cultura interna da empresa também funciona nas mídias sociais, retratando seu lado leve, como no seguinte post da BookkeepCo: “@ashok, um de nossos colaboradores, é um homem de muitos talentos. 

Apresentando ‘Beer’O’Clock com Ashok’: http://bit.ly”. Em outros casos, os posts podem passar a sensação de que os funcionários são unidos. Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, um membro da equipe da PublicityCo carregou a tocha por um trecho do percurso oficial, e a empresa fez uma série de posts a respeito.

> **FAÇA A LIÇÃO DE CASA**
>
> Enviar a mensagem que gera maior impacto é muito importante, mas é preciso que as empresas tenham cumprido uma etapa anterior: muitas abrem contas corporativas em redes como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter e as abandonam, esquecendo que a atualização e a geração de conteúdo devem ser frequentes para manter os clientes informados de tudo o que acontece.  Várias organizações ainda criam conteúdos desinteressantes para o leitor. Na internet em geral, há muitos passos básicos que empresas não tomam e que poderiam aumentar significativamente sua exposição. Melhore o posicionamento de sua empresa na web com medidas simples:
>
> **1. Destacar-se nos resultados de  busca.** Use mais aquelas palavras que todos procuram, especialmente seu público-alvo.   O Google disponibiliza  as palavras-chave mais e menos procuradas de cada assunto. 
>
> **2. Fazer títulos ligados às palavras-chave. ** Outra forma de melhorar o posicionamento no Google é construir os títulos com base nas  palavras-chave estudadas. Títulos concisos, com no máximo 65 caracteres, são mais facilmente identificados. 
>
> **3. Usar domínio e metadescrição.** Obter domínios com as palavras-chave é importante.  Você deve alterar seu endereço colocando com clareza as atividades da empresa no URL, o que vai facilitar a busca orgânica. 
>
> **4. Colocar links em páginas similares.** Se tiver links em páginas que possuem conteúdos relacionados com o seu, o visitante passará mais tempo em sua página, o que a fará aparecer mais nas buscas, pelo método SEO. 
>
> **5. Usar imagens.** Poucas pessoas entendem que boas imagens podem ser uma ótima técnica de SEO, mas é preciso incluir as palavras-chave nas legendas e nos nomes de arquivos das imagens usadas.
>
> por JULIA SOUSA
>
> diretora de desenvolvimento de negócios na América Latina da Status Labs, empresa global sediada em Nova York, especializada em gerenciamento de reputação online e marketing digital.

Um de nossos principais achados foi que a emoção, em posts, contribui para uma percepção geral positiva da empresa. Em alguns casos, os posts transmitem afeto pela escolha das palavras, como certos adjetivos. Por exemplo, a GiftwareCo tuitou sobre uma nova ferramenta do Google útil para usuários do Twitter: “É boa demais –  Google Follow Finder para Twitter: http://followfinder.googlelabs.com. Via @ev, @ebloch”. A pontuação (especialmente pontos de exclamação) e os emoticons também ajudam a transmitir emoção positiva. 

**FLUXOS COMUNICATIVOS**

Comparamos os posts das oito empresas em relação a três aspectos:

1. em que medida o conteúdo de seus posts refletiu os três temas com os quais as identificamos; 

2. em que medida transmitiram afeto positivo; e 

3. o volume de posts enviados.

Na análise, emergiram quatro tipos de fluxos comunicativos, nem sempre transmitidos de maneira consciente pela empresa:

**Fluxo esparso**

É caracterizado por um volume de posts muito baixo quando comparado ao de outras organizações. É o caso da VideoCo: apesar das intenções declaradas pelo proprietário de usar o Twitter para ajudar seu negócio a crescer, a empresa fez só um post em que mencionava seu nome ao longo dos cinco meses analisados, tendo  poucas oportunidades de destacar qualidade, capacidade relacional ou diferencial. 

**Fluxo focado na singularidade**

Os posts com conteúdo que sinaliza singularidade são em número desproporcionalmente elevado em relação às outras duas categorias. As empresas com esse tipo de fluxo tendem também a ter alta proporção de posts voltados para a emoção positiva. 

**Fluxo focado na qualidade**

Nesse caso, o número de posts com conteúdo sobre a qualidade do produto ou serviço é mais alto que o daqueles relativos a orientação ao relacionamento ou singularidade. Em nossa amostra, as empresas que apresentaram esse tipo de fluxo também fizeram poucos posts. 

**Fluxo multidimensional**

É caracterizado por uma alta proporção de posts sinalizando qualidade, orientação ao relacionamento e singularidade e uma proporção relativamente alta transmitindo emoção positiva. Em nossa amostra, as empresas que apresentaram esse tipo de fluxo também fizeram um elevado volume de posts. 

**O QUE É MELHOR?**

Nossos resultados sugerem que o público realmente reage de maneira distinta a diferentes tipos de abordagens de mídias sociais para a inovação. 

Organizações com um fluxo comunicativo multidimensional atraem os níveis mais altos de respostas dos consumidores atestando sua qualidade. Já os fluxos focados na qualidade e na singularidade não obtêm muitos testemunhos de consumidores sobre a qualidade da inovação. Vale notar ainda que um alto volume de posts mostra-se importante na estratégia de mídia social para uma inovação.

> **Você aplica quando…**
>
> … faz um diagnóstico de como são seus posts hoje em relação a categorias de conteúdo e a fluxos comunicativos. … privilegia fluxos comunicativos que combinem três tipos de conteúdo – sobre qualidade, orientado ao relacionamento  e que mostra singularidade. … providencia para que o volume de posts seja alto e a  postagem, frequente.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura
Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos