Estratégia e Execução

Revolução francesa 2

Como a França vem estimulando a construção de um ecossistema de empreendedorismo e inovação

Compartilhar:

Repete-se à exaustão que a Europa adormece e não inova. Será verdade? Ao menos em Paris, parece estar havendo um grande movimento de inovação e empreendedorismo, com participação governamental, mas nem de longe restrito a esta –os jovens estão criando seus negócios. A medida de incentivo do governo é prática e poderosa: você pode receber até 70% de seu último salário durante dois anos quando funda uma empresa. Também se percebe o investimento maciço de dinheiro público, direto ou por meio de estatais, em companhias de venture capital. Se você for um investidor-anjo e colocar dinheiro em novas empresas, receberá benefícios fiscais. Se for empreendedor e contratar pessoas, poderá pagar menos impostos durante determinado número de anos. A França está montando um ecossistema para o empreendedorismo e a inovação. Ela já possuía boas universidades e uma mídia forte, na avaliação do site TechCrunch, e agora completa o tripé ecossistêmico estimulando ativamente investidores e empreendedores. Tanto que alguns cérebros franceses por muito tempo lotados no Vale do Silício andam voltando para a terra natal. Os resultados podem demorar um pouco para aparecer, mas ninguém duvida de que virão. Na verdade, a cena empreendedora de Paris já vem esquentando. Nomes cada vez mais citados são o da aceleradora TheFamily, o do evento de empreendedores digitais LeWeb, o da publicação TechBaguette, o do site Appgratis (um aplicativo gratuito por dia), o da Babble Planet (plataforma online de ensino de inglês para crianças) e o da Augment (de realidade aumentada), entre outros. Foi-se o tempo em que apenas os norte-americanos eram referência.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Jornada de trabalho

Redução da jornada: um passo para a saúde mental e inclusão no trabalho

A redução da jornada para 36 horas semanais vai além do bem-estar: promove saúde mental, equidade de gênero e inclusão no trabalho. Dados mostram como essa mudança beneficia especialmente mulheres negras, aliviando a sobrecarga de tarefas e ampliando oportunidades. Combinada a modelos híbridos, fortalece a produtividade e a retenção de talentos.

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura
Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei