Estratégia e Execução

Revolução francesa 2

Como a França vem estimulando a construção de um ecossistema de empreendedorismo e inovação

Compartilhar:

Repete-se à exaustão que a Europa adormece e não inova. Será verdade? Ao menos em Paris, parece estar havendo um grande movimento de inovação e empreendedorismo, com participação governamental, mas nem de longe restrito a esta –os jovens estão criando seus negócios. A medida de incentivo do governo é prática e poderosa: você pode receber até 70% de seu último salário durante dois anos quando funda uma empresa. Também se percebe o investimento maciço de dinheiro público, direto ou por meio de estatais, em companhias de venture capital. Se você for um investidor-anjo e colocar dinheiro em novas empresas, receberá benefícios fiscais. Se for empreendedor e contratar pessoas, poderá pagar menos impostos durante determinado número de anos. A França está montando um ecossistema para o empreendedorismo e a inovação. Ela já possuía boas universidades e uma mídia forte, na avaliação do site TechCrunch, e agora completa o tripé ecossistêmico estimulando ativamente investidores e empreendedores. Tanto que alguns cérebros franceses por muito tempo lotados no Vale do Silício andam voltando para a terra natal. Os resultados podem demorar um pouco para aparecer, mas ninguém duvida de que virão. Na verdade, a cena empreendedora de Paris já vem esquentando. Nomes cada vez mais citados são o da aceleradora TheFamily, o do evento de empreendedores digitais LeWeb, o da publicação TechBaguette, o do site Appgratis (um aplicativo gratuito por dia), o da Babble Planet (plataforma online de ensino de inglês para crianças) e o da Augment (de realidade aumentada), entre outros. Foi-se o tempo em que apenas os norte-americanos eram referência.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura