Desenvolvimento pessoal

Rodrigo Barbosa: Time enxuto no TikTok

Compartilhar:

Quando precisa de concentração, Rodrigo Barbosa prefere um lugar mais reservado. No escritório onde despacha, acomoda-se em um sofá com o notebook no colo, fones no ouvido e a vista que enxerga além da parede de vidro espelhado do 24º andar de uma das torres gêmeas do São Paulo Corporate Towers, na Vila Olímpia. “Essa paisagem me faz bem”, diz o executivo de 27 anos, que se tornou community manager do TikTok no Brasil em outubro de 2019. 

Não conhece o TikTok? Pois deveria. Voltado ao compartilhamento de vídeos curtos, sobretudo de dublagens musicais, danças, clipes e cenas de humor, o aplicativo virou febre entre o público jovem. Segundo a consultoria Mediakix, 60% (720 milhões) de seus usuários ao redor do mundo têm entre 16 e 24 anos. 

O sucesso do app chega a superar o do Instagram. Enquanto a plataforma de fotos e vídeos de Mark Zuckerberg somava 1 bilhão de usuários mensais, no fim de 2019, o TikTok tinha 1,2 bilhão. Presente em mais de 150 países, o TikTok pertence à ByteDance, dos chineses, e é apontada como o unicórnio mais valioso do mundo, com valor estimado de US$ 75 bilhões. 

Foi na ByteDance que Barbosa trabalhou como social media e analista de marketing por dois anos, até assumir o TikTok. Antes disso, atuou em canais de televisão como Globo, Rede TV e Record, sites e jornais. “Trabalhar em grandes empresas fez com que eu amadurecesse rapidamente, aprendendo a conciliar o tempo de forma planejada para executar bem as tarefas e oferecer a melhor entrega”, conta. 

No Brasil, o TikTok é uma startup começando e é tocado por Barbosa com dois estagiários. Ou seja, ele tem de ser muito produtivo. Seu trabalho é se relacionar diariamente com os produtores de conteúdo, aos quais presta assistência para que consigam subir seu vídeos na plataforma. “Sou uma espécie de coach deles”, compara.

Como manter a produtividade ao longo do dia? Para ele, o segredo não é segredo – tem três pilares: organização, objetivo e foco. “É o que me ajuda a não me perder em meio a tanta informação que chega”, afirma. A regra é aplicada assim que acorda, às 7h da manhã. Barbosa começa o dia respondendo a e-mails e mensagens do WhatsApp, além de checar postagens e novidades no Twitter e no LinkedIn, assistir a telejornais e acessar os portais de notícia. E acompanhar o TikTok, claro. “É obrigação saber o que está em alta”, diz. 

**LISTAS À VISTA**

Se a manhã está definida, para o restante do dia, o executivo segue a série de listas que ele mesmo faz. Elas podem ser semanais, mensais e até bimestrais, nas quais são projetadas não só atividades e objetivos como também um período de avaliação para cada meta. 

E as listas não estão armazenadas em aplicativos como Asana ou Trello. No que diz respeito à produtividade, o community manager do TikTok prefere caneta e post-it, e deixa tudo em cima da mesa. Cada tarefa cumprida vai sendo religiosamente riscada da folhinha. “Assim, as que acabarem ficando para o dia seguinte estarão ali de novo, em cima da mesa, ao alcance dos meus olhos, para não serem esquecidas.” 

Nos fins de semana, Barbosa aproveita para andar de bike ou passear no Parque Estadual Villa-Lobos, às margens do rio Pinheiros. Maratonar na Netflix também está valendo. “Relaxar faz diferença. Assim você consegue avaliar melhor o que executou na semana e projetar a aproxima com mais tranquilidade”, ele diz. 

O entendimento de que reduzir o estresse aumenta a produtividade, aliás, fez com que ele vendesse o carro e passasse a ir de metrô para o trabalho. Com isso, abreviou o tempo de deslocamento de 90 para 40 minutos, marca razoável para uma cidade como São Paulo. 

Barbosa já fez academia quatro vezes por semana. Hoje, por conta dos compromissos que se multiplicaram desde que assumiu o TikTok, dá-se por satisfeito quando consegue correr duas vezes na esteira. A única coisa de que não abre mão é comer com calma. “Consegui me organizar para ter uma hora de almoço. Essa pausa é imprescindível para uma agenda que demanda muito”, ele afirma. “Sem respeitar o tempo do corpo, a mente uma hora vai travar.” 

> **O que é inegociável ao longo do dia.** Comer com calma: reserva sempre uma hora para o almoço.
>
> **Como se atualiza.** Telejornais (hábito que adquiriu ao trabalhar em canais de TV) assim que acorda, às 7h, além de sites de notícia e redes sociais. “Hoje, nem sobra tempo para folhear jornal em papel.”  
>
> **Como lida com reuniões.** Apesar da oposição de fusos horários, as calls com os chineses da ByteDance (dona do TikTok) se dão em horas “civilizadas”, geralmente no começo da manhã ou no início da noite.
>
> **Conselho de produtividade.** “Baseie-se em três pilares: organização, objetivo e foco.” 
>
> **Modo de organização preferido.** Listas semanais (em papel), além de mensais e bimestrais guardadas no computador. 
>
> **Fim de semana.** Gosta de andar de bike, passear no parque ou fazer uma maratona de séries da Netflix.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura