Gestão de Pessoas

SHIFT: Um novo modelo de gestão para liderar na complexidade

Conheça o framework SHIFT pela consultora da HSM, Carol Olinda.
Ana Caroline Olinda é Consultora da HSM Academy, Especialista em Cultura, Liderança e Educação Corporativa. É graduada em Administração, Pós-graduada em Neurociências e Comportamento e Mestranda em Psicologia Organizacional. É aprendiz em série e fascinada pelo estudo de futuros.

Compartilhar:

Os modelos de gestão e liderança que temos no mercado foram forjados para uma sociedade que não existe mais. Os líderes enfrentam atualmente uma crise de esgotamento emocional, que impacta na produtividade e engajamento das equipes. Some isso a alta pressão para adequar as estratégias do negócio a era da IA generativa e você verá que sua liderança precisa de um verdadeiro “SHIFT” em suas habilidades para navegar na complexidade.

O SHIFT é um framework de gestão de pessoas, criado por mim, que reúne um conjunto de habilidades e ferramentas para que líderes possam gerenciar em meio a incerteza, envolvendo desde os caminhos para a construção de ambientes de alta segurança psicológica, até o letramento de diferentes gerações em IA.

Dedicarei uma série inteira para explorarmos cada um desses pilares, neste primeiro vamos entender, de forma ampla o que é de fato o modelo.

# O que é SHIFT?

No teclado do computador, a tecla “Shift” é uma das mais versáteis, permitindo-nos acessar novos caracteres e funções. Da mesma forma, no mundo dos negócios, precisamos de um “SHIFT” – uma mudança fundamental em nossa abordagem de gestão e à liderança.

SHIFT é um acrônimo formado pelas iniciais dos cinco pilares que considero essenciais para gerenciar na complexidade:

__• Segurança Psicológica

__• Habilidades de Caráter__

__• Ignorância Sofisticada__

__• Ferramentas de IA__

__• Transparência Radical__

Cada um desses elementos foi cuidadosamente selecionado para abordar os desafios únicos que os líderes enfrentam hoje, desde o gerenciamento de equipes multigeracionais até a integração da IA em processos de negócios.

# Os Pilares do SHIFT

__Segurança Psicológica__

A base de uma equipe de alta performance é a segurança psicológica, que é a crença compartilhada de que o ambiente de trabalho é seguro para correr riscos, como admitir erros ou expressar ideias diferentes, sem medo de ser punido ou rotulado.

Quando os membros de uma equipe se sentem seguros, eles são mais dispostos a colaborar, inovar e aprender com os erros, levando a melhores decisões e maior eficiência. Para tanto, é necessário desenvolver um ambiente inclusivo, com liberdade de expressão de ideias, exercício de vulnerabilidade da liderança, feedback constante e uso do erro como oportunidade de aprendizado.

__Habilidades de Caráter__

Inspirado no conceito proposto por Adam Grant, no livro Potencial Oculto, este pilar vai além das tradicionais “soft skills”, se referindo aos traços fundamentais que definem como uma pessoa interage com o mundo e com os outros.

As habilidades de caráter incluem integridade, generosidade, responsabilidade, empatia, entre outras, que são cruciais para estabelecer a confiança no líder.

Líderes que demonstram forte caráter são mais capazes de engajar suas equipes, resolver conflitos de maneira eficaz e tomar decisões éticas, fundamentais para o sucesso sustentável das organizações.

__Ignorância Sofisticada__

Baseado nas ideias de Stuart Firestein, este conceito desafia a noção de que líderes devem ter todas as respostas. Em vez disso, promove uma abordagem baseada na curiosidade, onde o “não saber” é visto como um ponto de partida para exploração e inovação.

Esse conceito envolve adotar uma “mentalidade de cientista”, gerar hipóteses, experimentar, questionar e validar. Na prática, isso significa estimular uma cultura de curiosidade e questionamento constante, onde todos são incentivados a explorar novas ideias e desafiar o status quo, focar em perguntas que desafiem as suposições existentes e abram novas áreas de exploração e entendimento, e implementar ciclos de experimentação e revisão para validar novas ideias e abordagens.

Ferramentas de IA
Este pilar reconhece o papel crescente da Inteligência Artificial no ambiente de negócios. Ele se concentra em como os líderes podem integrar estrategicamente a IA para amplificar as capacidades humanas.
Nesse ponto, os líderes podem utilizar essa tecnologia para aumentar a produtividade e, com isso, ganhar tempo para imaginar novos futuros. A adoção de ferramentas de IA pode automatizar tarefas repetitivas, liberar recursos e permitir que os líderes e suas equipes se concentrem em atividades estratégicas e inovadoras.
Transparência Radical
Trata-se de adotar uma comunicação aberta e honesta, que constrói confiança e fomenta equipes de alta performance. Isso implica em comprometer-se com o desconforto produtivo, fornecendo feedbacks honestos e mantendo diálogos abertos. Na prática, significa instituir uma cultura onde o feedback construtivo e regular e esperado, promover reuniões onde todos possam compartilhar suas opiniões e preocupações sem medo de serem punidos e divulgar informações importantes de maneira clara e acessível, promovendo a confiança entre os membros da equipe.
Novos Horizontes

O modelo SHIFT não é apenas uma teoria, é um chamado à ação.

Nos próximos artigos desta série, mergulharemos profundamente em cada um dos pilares do SHIFT, explorando estratégias, ferramentas e práticas para sua implementação.

A pergunta para os líderes não é se eles podem se dar ao luxo de fazer este SHIFT, mas se podem se dar ao luxo de não fazê-lo. Em um mundo onde a única certeza é a mudança, o SHIFT oferece um caminho para não apenas sobreviver, mas prosperar na complexidade.

Até o próximo SHIFT.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Regulamentação da IA: Como empresas podem conciliar responsabilidades éticas e inovação? 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Governança estratégica: a gestão de riscos psicossociais integrada à performance corporativa

A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Liderança, times e cultura, Liderança, Gestão de pessoas
No texto do mês da nossa colunista Maria Augusta, a autora trouxe 5 pontos cruciais para você desenvolver uma liderança antifrágil na prática. Não deixe de conferir!

Maria Augusta Orofino

Transformação Digital
Explorando como os AI Agents estão transformando a experiência de compra digital com personalização e automação em escala, inspirados nas interações de atendimento ao cliente no mundo físico.

William Colen

ESG
Explorando como a integração de práticas ESG e o crescimento dos negócios de impacto socioambiental estão transformando o setor corporativo e promovendo um desenvolvimento mais sustentável e responsável.

Ana Hoffmann

ESG, Gestão de pessoas
Felicidade é um ponto crucial no trabalho para garantir engajamento, mas deve ser produzida em conjunto e de maneira correta. Do contrário, estaremos apenas nos iludindo em palavras gentis.

Rubens Pimentel

ESG
Apesar dos avanços nas áreas urbanas, cerca de 35% da população rural brasileira ainda vive sem acesso adequado a saneamento básico, perpetuando um ciclo de pobreza e doenças.

Anna Luísa Beserra

Gestão de pessoas, Tecnologia e inovação
A IA está revolucionando o setor de pessoas e cultura, oferecendo soluções que melhoram e fortalecem a interação humana no ambiente de trabalho.

Fernando Ferreira

Estratégia e Execução
Aos 92 anos, a empresa de R$ 10,2 bilhões se transforma para encarar o futuro em três pilares
Gestão de pessoas, Cultura organizacional, Liderança, times e cultura
Apesar de importantes em muitos momentos, o cenário atual exige processos de desenvolvimentos mais fluidos, que façam parte o dia a dia do trabalho e sem a lógica da hierarquia – ganha força o Workplace Learning

Paula Nigro

Empreendedorismo, Gestão de pessoas
As empresas familiares são cruciais para o País por sua contribuição econômica e, nos dias atuais, por carregarem legado e valores melhor do que corporations. Mas isso só ocorre quando está estabelecido o reconhecimento simbólico dos líderes de propósito que se vão...

Luis Lobão

ESG, Gestão de pessoas
Apesar das mulheres terem maior nível de escolaridade, a segregação ocupacional e as barreiras de gênero limitam seu acesso a cargos de liderança, começando desde a escolha dos cursos universitários e se perpetuando no mercado de trabalho.

Ana Fontes