Desenvolvimento pessoal

Soft skills para profissionais de marketing

Como nunca teremos tempo para desenvolver tudo o que gostaríamos, essa short list pode ajudar você a cortar caminhos
Mãe de duas meninas, casada e marketeira. Formada em administração e marketing pela ESAMC com MBA executivo pela Fundação Getúlio Vargas, Mari Rhormens, como prefere ser chamada, tem mais de 18 anos de experiência profissional na área, sendo oito deles vividos com a marca Havaianas. Antes disso teve também uma longa passagem pela Whirlpool, onde atuou por nove anos de forma apaixonada com as marcas Brastemp e Consul. Atualmente é Head de Marketing e Comunicação de Havaianas Brasil, maior mercado de Havaianas no mundo, e também da marca Dupé.

Compartilhar:

Quando começamos nossa carreira – momento em que não temos experiências e cabelos brancos suficientes para contarmos boas histórias – as hard skills, ou habilidades técnicas, assumem um papel relevante em nossas vidas.

Depois, já no mercado, é no desenvolvimento das soft [skills](https://revistahsm.com.br/post/a-importancia-das-portable-skills-para-sua-carreira), conhecidas também como habilidades comportamentais, que recaem as nossas expectativas de desenvolvimento. Depois de anos atuando na área de marketing, consegui notar quais são as mais relevantes para a cadeira que ocupo. 

## Um pouco de contexto

Ao longo do tempo, das diferentes experiências, conquistas e desafios, vamos desenvolvendo e aperfeiçoando nossas soft skills que, por serem intangíveis, não podem ser comprovadas por certificações. 

A habilidade de se comunicar de forma assertiva e persuasiva, a mobilização de pessoas para atingir um objetivo comum, liderança, ética, pró atividade, empatia, flexibilidade, curiosidade, criatividade, capacidade de trabalhar com outras pessoas são bons exemplos de soft skills. 

É por meio dessas habilidades que muitas vezes conseguimos nos diferenciar, não apenas no trabalho, mas também na forma de lidar e encarar muitas coisas em nossas vidas.

Atualmente no mundo complexo e diverso em que vivemos, um profissional considerado completo é aquele que consegue balancear hard e soft skills, combinando conhecimento técnico e habilidades intangíveis para fazer suas entregas. 

## Mundo do marketing

Assim como qualquer outro profissional, as pessoas que escolhem a [carreira de marketing](https://revistahsm.com.br/post/a-escassez-de-talentos-digitais) precisam estar em constante evolução, aprendendo e se desenvolvendo, para dar conta dos novos desafios. Entretanto, como nosso tempo será sempre menor do que as nossas pendências, sugiro aqui uma short list de soft skills que entendo serem essenciais para a nossa área.

### 1. Empatia 

Conseguir se colocar no lugar do outro para entender como o outro pensa e como poderia reagir, entendendo as consequências que sua mensagem pode gerar. Isso é fundamental em atividades como lançamento de produtos, estabelecimento de parcerias, ativações de marca e até mesmo no posicionamento de preços e estratégia de distribuição. 

### 2. Resiliência / 3. Adaptabilidade 

Lembra dos planos que você fez para 2020? Planejamento anual da empresa, da marca, eventos, comunicação, lançamentos, viagens, cursos, projeções de mercado, entre muitas outras coisas? De repente a pandemia mudou prioridades na vida das pessoas, alterando também hábitos de compra e de uso de produtos e serviços. 

As empresas e profissionais que se destacaram neste momento foram aqueles que rapidamente conseguiram entender as novas necessidades e agir com base nisso, mudando processos, investimentos, prioridades e, sempre, trazendo seu consumidor para o centro do processo.

### 4. Coachability

Essa capacidade de melhorar sua performance a partir de um feedback recebido pode fazer muita diferença na vida de um profissional de marketing. Até porque estes feedbacks podem vir do mercado, a partir de um teste que tenha dado errado. 

Encarar de forma positiva o constante *test and learn* é importante para entender como atingir melhores resultados. O grande diferencial é conseguir reconhecer os erros e aprender com eles, corrigindo-os rapidamente. O grande erro será cometer os mesmos erros pela segunda vez.

### 5. Data literacy

O quão letrado em dados você é? Dados, mensuração e performance são o nome do jogo no século XXI, e exige dos profissionais uma mistura interessante entre hard e soft skills. 

Antes de investir é fundamental ter a habilidade de analisar o contexto, traçar com clareza seu objetivo, sua estratégia, como executará suas iniciativas e, acima de tudo, os resultados que você almeja atingir. Desta forma, conseguirá analisar se, com a estratégia desenhada e com o investimento realizado você atingiu o resultado necessário. A partir do Go Live, o monitoramento constante permitirá corrigir rotas rapidamente para buscar maior retorno do seu investimento. 

Para sermos relevantes e entregarmos resultados diferenciados e consistentes, nosso grande desafio é a busca incansável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades técnicas, mas, acima de tudo, das comportamentais. 

Vale destacar que o comportamento humano não é imutável e seu desenvolvimento pode garantir pessoas mais motivadas, comprometidas, equilibradas e, portanto, mais eficientes em suas entregas, além de criar um clima organizacional adequado e harmônico.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura
Liderança
Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.

Caroline Verre

4 min de leitura
Liderança
Por em prática nunca é um trabalho fácil, mas sempre é um reaprendizado. Hora de expor isso e fazer o que realmente importa.

Caroline Verre

5 min de leitura
Inovação
Segundo a Gartner, ferramentas low-code e no-code já respondem por 70% das análises de dados corporativos. Entenda como elas estão democratizando a inteligência estratégica e por que sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.

Lucas Oller

6 min de leitura
ESG
No ATD 2025, Harvard revelou: 95% dos empregadores valorizam microcertificações. Mesmo assim, o reskilling que realmente transforma exige 3 princípios urgentes. Descubra como evitar o 'caos das credenciais' e construir trilhas que movem negócios e carreiras.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Liderança
70% dos líderes não enxergam seus pontos cegos e as empresas pagam o preço. O antídoto? Autenticidade radical e 'Key People Impact' no lugar do controle tóxico

Poliana Abreu

7 min de leitura
Liderança
15 lições de liderança que Simone Biles ensinou no ATD 2025 sobre resiliência, autenticidade e como transformar pressão em excelência.

Caroline Verre

8 min de leitura
Liderança
Conheça 6 abordagens práticas para que sua aprendizagem se reconfigure da melhor forma

Carol Olinda

4 min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura