Desenvolvimento pessoal

Soft skills para profissionais de marketing

Como nunca teremos tempo para desenvolver tudo o que gostaríamos, essa short list pode ajudar você a cortar caminhos
Mãe de duas meninas, casada e marketeira. Formada em administração e marketing pela ESAMC com MBA executivo pela Fundação Getúlio Vargas, Mari Rhormens, como prefere ser chamada, tem mais de 18 anos de experiência profissional na área, sendo oito deles vividos com a marca Havaianas. Antes disso teve também uma longa passagem pela Whirlpool, onde atuou por nove anos de forma apaixonada com as marcas Brastemp e Consul. Atualmente é Head de Marketing e Comunicação de Havaianas Brasil, maior mercado de Havaianas no mundo, e também da marca Dupé.

Compartilhar:

Quando começamos nossa carreira – momento em que não temos experiências e cabelos brancos suficientes para contarmos boas histórias – as hard skills, ou habilidades técnicas, assumem um papel relevante em nossas vidas.

Depois, já no mercado, é no desenvolvimento das soft [skills](https://revistahsm.com.br/post/a-importancia-das-portable-skills-para-sua-carreira), conhecidas também como habilidades comportamentais, que recaem as nossas expectativas de desenvolvimento. Depois de anos atuando na área de marketing, consegui notar quais são as mais relevantes para a cadeira que ocupo. 

## Um pouco de contexto

Ao longo do tempo, das diferentes experiências, conquistas e desafios, vamos desenvolvendo e aperfeiçoando nossas soft skills que, por serem intangíveis, não podem ser comprovadas por certificações. 

A habilidade de se comunicar de forma assertiva e persuasiva, a mobilização de pessoas para atingir um objetivo comum, liderança, ética, pró atividade, empatia, flexibilidade, curiosidade, criatividade, capacidade de trabalhar com outras pessoas são bons exemplos de soft skills. 

É por meio dessas habilidades que muitas vezes conseguimos nos diferenciar, não apenas no trabalho, mas também na forma de lidar e encarar muitas coisas em nossas vidas.

Atualmente no mundo complexo e diverso em que vivemos, um profissional considerado completo é aquele que consegue balancear hard e soft skills, combinando conhecimento técnico e habilidades intangíveis para fazer suas entregas. 

## Mundo do marketing

Assim como qualquer outro profissional, as pessoas que escolhem a [carreira de marketing](https://revistahsm.com.br/post/a-escassez-de-talentos-digitais) precisam estar em constante evolução, aprendendo e se desenvolvendo, para dar conta dos novos desafios. Entretanto, como nosso tempo será sempre menor do que as nossas pendências, sugiro aqui uma short list de soft skills que entendo serem essenciais para a nossa área.

### 1. Empatia 

Conseguir se colocar no lugar do outro para entender como o outro pensa e como poderia reagir, entendendo as consequências que sua mensagem pode gerar. Isso é fundamental em atividades como lançamento de produtos, estabelecimento de parcerias, ativações de marca e até mesmo no posicionamento de preços e estratégia de distribuição. 

### 2. Resiliência / 3. Adaptabilidade 

Lembra dos planos que você fez para 2020? Planejamento anual da empresa, da marca, eventos, comunicação, lançamentos, viagens, cursos, projeções de mercado, entre muitas outras coisas? De repente a pandemia mudou prioridades na vida das pessoas, alterando também hábitos de compra e de uso de produtos e serviços. 

As empresas e profissionais que se destacaram neste momento foram aqueles que rapidamente conseguiram entender as novas necessidades e agir com base nisso, mudando processos, investimentos, prioridades e, sempre, trazendo seu consumidor para o centro do processo.

### 4. Coachability

Essa capacidade de melhorar sua performance a partir de um feedback recebido pode fazer muita diferença na vida de um profissional de marketing. Até porque estes feedbacks podem vir do mercado, a partir de um teste que tenha dado errado. 

Encarar de forma positiva o constante *test and learn* é importante para entender como atingir melhores resultados. O grande diferencial é conseguir reconhecer os erros e aprender com eles, corrigindo-os rapidamente. O grande erro será cometer os mesmos erros pela segunda vez.

### 5. Data literacy

O quão letrado em dados você é? Dados, mensuração e performance são o nome do jogo no século XXI, e exige dos profissionais uma mistura interessante entre hard e soft skills. 

Antes de investir é fundamental ter a habilidade de analisar o contexto, traçar com clareza seu objetivo, sua estratégia, como executará suas iniciativas e, acima de tudo, os resultados que você almeja atingir. Desta forma, conseguirá analisar se, com a estratégia desenhada e com o investimento realizado você atingiu o resultado necessário. A partir do Go Live, o monitoramento constante permitirá corrigir rotas rapidamente para buscar maior retorno do seu investimento. 

Para sermos relevantes e entregarmos resultados diferenciados e consistentes, nosso grande desafio é a busca incansável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades técnicas, mas, acima de tudo, das comportamentais. 

Vale destacar que o comportamento humano não é imutável e seu desenvolvimento pode garantir pessoas mais motivadas, comprometidas, equilibradas e, portanto, mais eficientes em suas entregas, além de criar um clima organizacional adequado e harmônico.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Jornada de trabalho

Redução da jornada: um passo para a saúde mental e inclusão no trabalho

A redução da jornada para 36 horas semanais vai além do bem-estar: promove saúde mental, equidade de gênero e inclusão no trabalho. Dados mostram como essa mudança beneficia especialmente mulheres negras, aliviando a sobrecarga de tarefas e ampliando oportunidades. Combinada a modelos híbridos, fortalece a produtividade e a retenção de talentos.

Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como o Brasil pode superar barreiras internas, abraçar sua identidade cultural e se posicionar como protagonista no cenário global

Angelina Bejgrowicz

11 min de leitura
Uncategorized
A redução da jornada para 36 horas semanais vai além do bem-estar: promove saúde mental, equidade de gênero e inclusão no trabalho. Dados mostram como essa mudança beneficia especialmente mulheres negras, aliviando a sobrecarga de tarefas e ampliando oportunidades. Combinada a modelos híbridos, fortalece a produtividade e a retenção de talentos.

Carine Roos

4 min de leitura
Inovação
Hábitos culturais e volume de usuários dão protagonismo ao Brasil na evolução de serviços financeiros por aplicativos de mensageria

Rodrigo Battella

0 min de leitura
Uncategorized
Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Ana Fontes

4 min de leitura
Uncategorized
Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
Uncategorized
A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Edward Tse

3 min de leitura