Desenvolvimento pessoal

Soft skills para profissionais de marketing

Como nunca teremos tempo para desenvolver tudo o que gostaríamos, essa short list pode ajudar você a cortar caminhos
Mãe de duas meninas, casada e marketeira. Formada em administração e marketing pela ESAMC com MBA executivo pela Fundação Getúlio Vargas, Mari Rhormens, como prefere ser chamada, tem mais de 18 anos de experiência profissional na área, sendo oito deles vividos com a marca Havaianas. Antes disso teve também uma longa passagem pela Whirlpool, onde atuou por nove anos de forma apaixonada com as marcas Brastemp e Consul. Atualmente é Head de Marketing e Comunicação de Havaianas Brasil, maior mercado de Havaianas no mundo, e também da marca Dupé.

Compartilhar:

Quando começamos nossa carreira – momento em que não temos experiências e cabelos brancos suficientes para contarmos boas histórias – as hard skills, ou habilidades técnicas, assumem um papel relevante em nossas vidas.

Depois, já no mercado, é no desenvolvimento das soft [skills](https://revistahsm.com.br/post/a-importancia-das-portable-skills-para-sua-carreira), conhecidas também como habilidades comportamentais, que recaem as nossas expectativas de desenvolvimento. Depois de anos atuando na área de marketing, consegui notar quais são as mais relevantes para a cadeira que ocupo. 

## Um pouco de contexto

Ao longo do tempo, das diferentes experiências, conquistas e desafios, vamos desenvolvendo e aperfeiçoando nossas soft skills que, por serem intangíveis, não podem ser comprovadas por certificações. 

A habilidade de se comunicar de forma assertiva e persuasiva, a mobilização de pessoas para atingir um objetivo comum, liderança, ética, pró atividade, empatia, flexibilidade, curiosidade, criatividade, capacidade de trabalhar com outras pessoas são bons exemplos de soft skills. 

É por meio dessas habilidades que muitas vezes conseguimos nos diferenciar, não apenas no trabalho, mas também na forma de lidar e encarar muitas coisas em nossas vidas.

Atualmente no mundo complexo e diverso em que vivemos, um profissional considerado completo é aquele que consegue balancear hard e soft skills, combinando conhecimento técnico e habilidades intangíveis para fazer suas entregas. 

## Mundo do marketing

Assim como qualquer outro profissional, as pessoas que escolhem a [carreira de marketing](https://revistahsm.com.br/post/a-escassez-de-talentos-digitais) precisam estar em constante evolução, aprendendo e se desenvolvendo, para dar conta dos novos desafios. Entretanto, como nosso tempo será sempre menor do que as nossas pendências, sugiro aqui uma short list de soft skills que entendo serem essenciais para a nossa área.

### 1. Empatia 

Conseguir se colocar no lugar do outro para entender como o outro pensa e como poderia reagir, entendendo as consequências que sua mensagem pode gerar. Isso é fundamental em atividades como lançamento de produtos, estabelecimento de parcerias, ativações de marca e até mesmo no posicionamento de preços e estratégia de distribuição. 

### 2. Resiliência / 3. Adaptabilidade 

Lembra dos planos que você fez para 2020? Planejamento anual da empresa, da marca, eventos, comunicação, lançamentos, viagens, cursos, projeções de mercado, entre muitas outras coisas? De repente a pandemia mudou prioridades na vida das pessoas, alterando também hábitos de compra e de uso de produtos e serviços. 

As empresas e profissionais que se destacaram neste momento foram aqueles que rapidamente conseguiram entender as novas necessidades e agir com base nisso, mudando processos, investimentos, prioridades e, sempre, trazendo seu consumidor para o centro do processo.

### 4. Coachability

Essa capacidade de melhorar sua performance a partir de um feedback recebido pode fazer muita diferença na vida de um profissional de marketing. Até porque estes feedbacks podem vir do mercado, a partir de um teste que tenha dado errado. 

Encarar de forma positiva o constante *test and learn* é importante para entender como atingir melhores resultados. O grande diferencial é conseguir reconhecer os erros e aprender com eles, corrigindo-os rapidamente. O grande erro será cometer os mesmos erros pela segunda vez.

### 5. Data literacy

O quão letrado em dados você é? Dados, mensuração e performance são o nome do jogo no século XXI, e exige dos profissionais uma mistura interessante entre hard e soft skills. 

Antes de investir é fundamental ter a habilidade de analisar o contexto, traçar com clareza seu objetivo, sua estratégia, como executará suas iniciativas e, acima de tudo, os resultados que você almeja atingir. Desta forma, conseguirá analisar se, com a estratégia desenhada e com o investimento realizado você atingiu o resultado necessário. A partir do Go Live, o monitoramento constante permitirá corrigir rotas rapidamente para buscar maior retorno do seu investimento. 

Para sermos relevantes e entregarmos resultados diferenciados e consistentes, nosso grande desafio é a busca incansável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades técnicas, mas, acima de tudo, das comportamentais. 

Vale destacar que o comportamento humano não é imutável e seu desenvolvimento pode garantir pessoas mais motivadas, comprometidas, equilibradas e, portanto, mais eficientes em suas entregas, além de criar um clima organizacional adequado e harmônico.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Liderança
A liderança eficaz exige a superação de modelos ultrapassados e a adoção de um estilo que valorize autonomia, diversidade e tomada de decisão compartilhada. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial para impulsionar resultados e construir equipes de alta performance.

Rubens Pimentel

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido na China, emerge como força disruptiva que desafia o domínio das big techs ocidentais, propondo uma abordagem tecnológica mais acessível, descentralizada e eficiente. Desenvolvido com uma estratégia de baixo custo e alto desempenho, o modelo representa uma revolução que transcende aspectos meramente tecnológicos, impactando dinâmicas geopolíticas e econômicas globais.

Leandro Mattos

0 min de leitura
Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura