Assunto pessoal

Supressão de emoções

Ainda é cedo para medir o impacto psicológico de longo prazo da pandemia, mas pesquisa levanta três efeitos potenciais no trabalho

Compartilhar:

Ainda sabemos muito pouco sobre como o medo de contrair covid-19 afetou o comportamento dos funcionários em casa e no trabalho. E é cedo para compreender o impacto psicológico do novo coronavírus em longo prazo. Mas, numa pesquisa recente, os professores John Trougakos e Julie McCarthy, da Texas A&M University, tentaram avançar na questão. Segundo a revista Rotman Management, ligada à University of Toronto, eles propuseram dois raciocínios. O primeiro é que eventos ameaçadores – como uma pandemia – geram ansiedade e desencadeiam respostas do tipo “lutar ou fugir” – a resposta de luta é acionada quando uma ameaça é considerada superável, enquanto a de fuga é acionada quando se acredita que ela é difícil de superar, como na pandemia. O segundo raciocínio é de que a fuga tende a se traduzir na supressão de emoções – já que estas costumam ser negativas.

Só que, em relação ao trabalho, essa supressão de emoções é prejudicial em três aspectos: competência, relacionamento e autonomia.

__COMPETÊNCIA.__ A natureza exaustiva da supressão de emoções é reforçada por uma maior carga cognitiva resultante da tentativa de lidar com as emoções que estão sendo suprimidas. Isso prejudica os processos de pensamento construtivo, resolução de problemas, memória e recuperação de informações, resultando em menor eficácia na realização de tarefas.

__RELACIONAMENTO.__ As relações entre os indivíduos são impactadas, inibindo o funcionamento social e as experiências interpessoais positivas no ambiente de trabalho. Esse processo diminui a lembrança de informações sociais, a eficácia da comunicação, o funcionamento social e o relacionamento entre parceiros. E também remete a percepções negativas dos colegas em relação aos outros e um ambiente marcado por hostilidade.

__AUTONOMIA.__ Se as pessoas não expressam seus sentimentos, seu senso de autonomia fica prejudicado, pois elas são incapazes de expressar emoções genuínas e, portanto, experimentam uma perda de controle.

O que fazer?
A pesquisa propõe que o enfrentamento focado no problema com comportamentos simples pode ajudar a minimizar a fuga. Por exemplo, lavar as mãos ou usar álcool em gel, que reduzem a ansiedade.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura
Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura