Uncategorized

“Temos de explorar para não expirar”

Um olhar diferenciado sobre o evento SXSW, que vem se tornando cada vez mais popular entre brasileiros
é publicitário e sócio-diretor de marketing e novos negócios do portal de conteúdo e curadoria Update or Die. Gerencia projetos de cobertura de eventos como o SXSW, o Festival de Criatividade em Cannes e a San Diego Comic-Con. É músico, baixista da banda Kisser Clan.

Compartilhar:

Quem disse a frase-título foi Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua, durante um dos keynotes deste ano no SXSW, um dos maiores festivais de criatividade e inovação do mundo. O evento, que nasceu há 31 anos, em Austin, Texas, mantém muito bem sua essência: diversas tribos (cada vez mais brasileiros, inclusive) interagindo e discutindo os principais avanços e tendências de tecnologia, comportamento, comunicação, música e cinema. 

Ouvir, em 2017, esse “exploração ou morte” de um astronauta veterano que esteve no espaço calou fundo para mim. É o chamado da hora: atuar como um laboratório para entender o fluxo (exponencial) das mudanças, como ele altera os comportamentos e atinge o mercado. Trata- -se de aprender a sentir cada mudança na pele, não importa se é do analógico para o digital, deste para o analógico, do físico para o espiritual, de um valor para outro, de uma tendência para o inevitável. É à medida que convivemos com essas mudanças que aprendemos a fazer nossas escolhas. 

A mensagem de Aldrin neste ano precisa ser realmente levada a sério, até porque, em sua história, o SXSW já provou ser fonte antecipada de aprendizados obrigatórios. 

Em Austin, aprendemos, talvez da pior maneira possível, o que é FOMO (fear of missing out, o medo de perder algo), causado pela infinidade de conteúdo disponível. 

Ali nasceram as discussões sobre diversidade, o Twitter e as conversas sobre influenciadores digitais. Foi lá que vimos o storytelling ganhar tração, bem como a identificação da pós-verdade, os novos passos da realidade aumentada e da realidade virtual (na saúde, na arte e no entretenimento em geral), a computação cognitiva e a cada vez mais assustadora e impressionante inteligência artificial. 

Foi no SXSW, igualmente, que as empresas começaram a entender a importância dos caldeirões comportamentais. 

Lá ouvimos e vimos nascerem os Hanson, Jack White, o estrondoso sucesso de Johnny Cash, Lady Gaga, Franz Ferdinand, Amy Winehouse, Gary Clark Jr. e Beyoncé, entre tantos outros. Nos corredores daquele centro de convenções (e da cidade de Austin), a palavra “networking” evoluiu para “amizade” e, de certo modo, para “construção de comunidades”. A autenticidade, naquele lugar do planeta, ganhou a relevância merecida. 

Também se atribui ao SXSW o fato de o universo da educação empreendedora sair das pequenas salas para as feiras respeitáveis. Ou você acha que foi coincidência o independente deixar de ser algo que não vai dar certo e se tornar uma opção de vida valorizada? 

Todos os anos, o SXSW cria oportunidades para exercermos o mais básico de nossos instintos: o de nos relacionarmos. E assim, submetidos a narrativas poderosíssimas, ali crescemos e nos transformamos. 

Todos os anos, o SXSW é uma imersão de dez dias na era exponencial, sob o som privilegiado das transformações. Em 2017, não foi diferente. Fui lá para fazer um update e ganhei um reboot.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura
ESG
Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.
4 min de leitura
Finanças
Brasil enfrenta aumento de fraudes telefônicas, levando Anatel a adotar medidas rigorosas para proteger consumidores e empresas, enquanto organizações investem em tecnologia para garantir segurança, transparência e uma comunicação mais eficiente e personalizada.

Fábio Toledo

4 min de leitura
Finanças
A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Rui Rocha

0 min de leitura
Finanças
O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Fábio Duran

3 min de leitura
Empreendedorismo
Trazer os homens para a discussão, investir em ações mais intencionais e implementar a licença-paternidade estendida obrigatória são boas possibilidades.

Renata Baccarat

4 min de leitura
Uncategorized
Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Ivan Cruz

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Edmee Moreira

4 min de leitura
ESG
A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Ana Carolina Peuker

4 min de leitura