Direto ao ponto

Time-to-market, esse incompreendido

Acertar o compasso requer o olhar de dentro para fora e vice-versa

Compartilhar:

O “time-to-market” ainda batiza uma enorme pedra no sapato de muitos empreendedores? Sim. É bem oportuno, portanto, o artigo de Flávio Pripas no portal *Latin American Business Stories (Labs)* relembrando a lição-chave de um benchmark na técnica: o Airbnb. Como anfitrião do Cubo em São Paulo, Pripas recebeu Joe Gebbia, cofundador do Airbnb, sete anos atrás. E ouviu de Gebbia que o Airbnb teve time-to-market porque os founders equilibraram dois olhares.

Um olhar de fora para dentro, que trouxe os movimentos do mercado para a empresa, mostrou que os potenciais clientes já estavam prontos para entender aquele modelo de negócio. Mas o olhar de dentro para fora, baseado em escuta ativa do consumidor, deixou claro que ninguém poria estranhos dentro de casa se não confiasse muito nas relações online – “stranger is danger, afinal”. Então, para haver time-to-market, a credibilidade da plataforma devia ser cuidadosa e ativamente construída, com apoio dos investidores. E assim foi.

É comum, e menos custoso, contentar-se com só um desses olhares. Porém o time-to-market fica mais distante.

Artigo publicado na HSM Management nº 154

__[Leia também: Doam-se empresas – um fenômeno e sua explicação](https://www.revistahsm.com.br/post/doam-se-empresas-um-fenomeno-e-sua-explicacao)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura