Uncategorized

Transformação social pós-crise

A economia é o foco das medidas de curto prazo. No médio e longo prazos, porém, A mudança será na sociedade
Edward Tse é fundador e CEO da Gao Feng Advisory Company, uma empresa de consultoria de estratégia e gestão com raízes na China.

Compartilhar:

Conforme a pandemia de Covid-19 se espalha pelo mundo, perdas humanas e econômicas escalam, obrigando governos e empresas a agir. Na China, o governo está investindo e incentivando políticas para estimular a macroeconomia em setores específicos para resolver questões de curto prazo. Mas, em médio e longo prazos, uma China bem diferente deve emergir.

A pandemia está revelando problemas sociais de muito tempo na China. Muitas lacunas cruciais que foram expostas devem ser preenchidas, por isso o país vai precisar ampliar seu escopo de desenvolvimento para além da economia. O governo central deve chamar para discussão todas as províncias, visando ampliar o foco em agendas públicas, e especialmente na saúde.

Isso também indica a necessidade de maior colaboração entre setores público e privado. A construção épica de dois hospitais especializados em Wuhan – um em 10 dias e outro, em 14 – foi uma demonstração do poder das parcerias público-privadas (PPPs).

A China dará um grande passo no sentido de melhorar suas cidades inteligentes para a próxima geração. Essas cidades do futuro devem se tornar mais conectadas e inteligentes em transporte, cadeia de fornecimento, gestão de emergência e desastres – tarefa muito complexa que vai exigir que o sistema de saúde inteiro esteja integrado por big data. As PPPs vão surgir porque, enquanto o setor público oferece orientação, recursos e escala, as empresas trazem inovação, velocidade e agilidade, assim como o espírito de “botar a mão na massa”.

Os padrões socioeconômicos da China também estão mudando: o consumo está migrando de offline para online, e aplicações comerciais de novas tecnologias em 5G, inteligência artificial, robótica e internet das coisas também estão acelerando. Uma nova infraestrutura digital vai surgir no país todo.

Novos modelos de negócio relativos aos modos de interações também vão emergir, especialmente em setores como logística, automação, trabalho distribuído, entretenimento, varejo e educação. Nos setores de logística e robótica, interações humano-máquina e máquina-máquina vão acelerar. Por exemplo, no recém-construído 

Hospital Huoshenshan, em Wuhan, robôs entregam comida e remédios, esterilizam o ambiente e realizam o diagnóstico primário. 

Cada vez mais, negócios tradicionalmente offline vão passar para online, incluindo varejo e educação. A fusão de serviços offline e online como modelo de negócio serão cada vez mais comuns. Hoje, uma enorme porção da população chinesa está trabalhando remotamente pela primeira vez. WeChat Work, DingTalk e outras ferramentas de trabalho remoto estão se tornando mais populares que nunca.

A pandemia de Covid-19 criou desafios e oportunidades únicos e de longo prazo. Em curto prazo, negócios que operam na e com a China vão enfrentar mais incerteza em áreas como produção industrial, cadeia de fornecimento e interface com o consumidor. No médio e longo prazos, cabe à China se reinventar e priorizar o bem-estar social em sua agenda nacional. Novos padrões de consumo, progresso tecnológico e inovações comerciais virão, transformando ainda mais o ambiente de negócios.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro