As situações difíceis que enfrentamos costumam ser as que definem nossa carreira. Não é novidade que se desesperar ou manter a calma diante das outras pessoas faz toda a diferença do mundo. Especialmente para quem tem papel de gerência.
O blog da Harvard Business School compartilhou três técnicas sugeridas pela professora Nancy Koehn, autora de *Forged in crisis: The power of courageous leadership in turbulent times*:
__1. Esperar para agir.__ Faça uma pausa para organizar seus pensamentos e avaliar a situação com a mente clara. Nancy Koehn cita o presidente dos EUA Abraham Lincoln. “Em situações de alto risco, Lincoln não fazia nada no momento”, explica. “Quanto mais altas as apostas, menos ele agia de imediato.” A pausa pode ser antes de atender o telefone, fazer uma postagem ou conversar .
__2. Ter um forte sistema de apoio.__ John F. Kennedy confiava no irmão; Lincoln tinha duas secretárias. Precisam ser pessoas calmas.
__3. Entender a “real” na situação.__ Fala-se em “dormir sobre um problema”. Pode incluir definir um plano e cumpri-lo com confiança.
__Leia também: [Distúrbios emocionais atingem 30% dos trabalhadores](https://www.revistahsm.com.br/post/disturbios-emocionais-atingem-30-dos-trabalhadores)__
Artigo publicado na HSM Management nº 157.