Assunto pessoal

Três técnicas para manter a calma em crises…

As sugestões vêm da expert em liderança sob pressão Nancy Koehn, de Harvard

Compartilhar:

As situações difíceis que enfrentamos costumam ser as que definem nossa carreira. Não é novidade que se desesperar ou manter a calma diante das outras pessoas faz toda a diferença do mundo. Especialmente para quem tem papel de gerência.
O blog da Harvard Business School compartilhou três técnicas sugeridas pela professora Nancy Koehn, autora de *Forged in crisis: The power of courageous leadership in turbulent times*:

__1. Esperar para agir.__ Faça uma pausa para organizar seus pensamentos e avaliar a situação com a mente clara. Nancy Koehn cita o presidente dos EUA Abraham Lincoln. “Em situações de alto risco, Lincoln não fazia nada no momento”, explica. “Quanto mais altas as apostas, menos ele agia de imediato.” A pausa pode ser antes de atender o telefone, fazer uma postagem ou conversar .

__2. Ter um forte sistema de apoio.__ John F. Kennedy confiava no irmão; Lincoln tinha duas secretárias. Precisam ser pessoas calmas.

__3. Entender a “real” na situação.__ Fala-se em “dormir sobre um problema”. Pode incluir definir um plano e cumpri-lo com confiança.

__Leia também: [Distúrbios emocionais atingem 30% dos trabalhadores](https://www.revistahsm.com.br/post/disturbios-emocionais-atingem-30-dos-trabalhadores)__

Artigo publicado na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura