Uncategorized

Um novo mundo em trabalho de parto

Reynaldo Gama é CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro e, nos últimos três, foi um dos responsáveis pela expansão e pela gestão do Cubo. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

“Há outro mundo que nos espera. O mundo atual está grávido de outro.” Atribuída ao escritor uruguaio Eduardo Galeano, essa frase me impactou quando a ouvi pela primeira vez. Com um misto de expectativa e esperança, pensei em todas as transformações que estamos vivendo, que impactarão enormemente esse futuro que nos aguarda. Um exemplo? Destacar o tema diversidade e inclusão na capa de HSM Management, uma revista com 22 anos de história, mostra que a transformação está em curso e que o novo mundo vislumbrado por Galeano já entrou em trabalho de parto. E agora está em nossas mãos acelerar esse (re)nascimento.

Estar otimista não significa estar satisfeito com o cenário atual da diversidade nas empresas. Como o leitor verá em nosso dossiê, há algum progresso em discussões sobre equidade e inclusão, em temas como gênero, raça e pessoas com deficiência, mas as metas ainda estão longe de serem atingidas. Além disso, nossa reportagem se preocupou em destacar as outras vozes da diversidade, que participam dessa busca por espaço nas organizações, como a comunidade LGBT+, profissionais com mais de 50 anos, moradores de comunidades e periferias, praticantes de diferentes religiões, mães, entre outras. Não temos a expectativa de esgotar o tema. Mas, se pudermos, com você, leitor, gerar as faíscas necessárias para o fogo da transformação, teremos cumprido nosso papel.

E já que estamos falando em transformação, destaco também a reportagem sobre fintechs de impacto social, que reúne cases de startups empenhadas em resolver o problema dos 45 milhões de desbancarizados no Brasil. Apesar de estarmos no topo do mundo quando o assunto é robustez do sistema financeiro, as classes C, D e E permanecem desassistidas em serviços básicos. 

A notícia boa é que, a depender dessas empresas, essa realidade vai mudar. E no que depender da gente, também. No Exponential Finance, evento que realizamos com a marca SingularityU Brasil, dedicamos um bloco da programação às fintechs de impacto social, e a receptividade da audiência foi excelente.

Para quem aprecia matérias sobre os impactos das novas tecnologias nos negócios, esta edição está cheia de bons exemplos. Falamos sobre a industrialização do analytics e como ela impacta gestores e organizações. Mostramos os avanços da impressão 3D na indústria e suas diversas aplicações. E trazemos um case que mescla tecnologia, sustentabilidade e reinvenção, contando como a Toyota pensa mobilidade enquanto mantém a excelência de seus processos.

Também temos estreias nesta edição. Na seção eXtra apresentamos Romero Rodrigues, nosso primeiro colunista digital. A chegada de Romero ao time representa mais um avanço em nossa estratégia de transformar HSM 

Management em uma publicação multiplataforma. E, por fim, quero convidar você para uma viagem. A matéria sobre períodos sabáticos é aquele tipo de reportagem que nos transporta a outro lugar, nos fazendo questionar e refletir de um jeito leve. Ler sobre o sabático alheio, além de ajudar a imaginar como poderia ser o nosso, também evidencia a importância de um bom planejamento para que a experiência seja realmente transformadora. Olha a transformação aí novamente…

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura