Uncategorized

Um novo mundo em trabalho de parto

Reynaldo Gama é CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro e, nos últimos três, foi um dos responsáveis pela expansão e pela gestão do Cubo. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

“Há outro mundo que nos espera. O mundo atual está grávido de outro.” Atribuída ao escritor uruguaio Eduardo Galeano, essa frase me impactou quando a ouvi pela primeira vez. Com um misto de expectativa e esperança, pensei em todas as transformações que estamos vivendo, que impactarão enormemente esse futuro que nos aguarda. Um exemplo? Destacar o tema diversidade e inclusão na capa de HSM Management, uma revista com 22 anos de história, mostra que a transformação está em curso e que o novo mundo vislumbrado por Galeano já entrou em trabalho de parto. E agora está em nossas mãos acelerar esse (re)nascimento.

Estar otimista não significa estar satisfeito com o cenário atual da diversidade nas empresas. Como o leitor verá em nosso dossiê, há algum progresso em discussões sobre equidade e inclusão, em temas como gênero, raça e pessoas com deficiência, mas as metas ainda estão longe de serem atingidas. Além disso, nossa reportagem se preocupou em destacar as outras vozes da diversidade, que participam dessa busca por espaço nas organizações, como a comunidade LGBT+, profissionais com mais de 50 anos, moradores de comunidades e periferias, praticantes de diferentes religiões, mães, entre outras. Não temos a expectativa de esgotar o tema. Mas, se pudermos, com você, leitor, gerar as faíscas necessárias para o fogo da transformação, teremos cumprido nosso papel.

E já que estamos falando em transformação, destaco também a reportagem sobre fintechs de impacto social, que reúne cases de startups empenhadas em resolver o problema dos 45 milhões de desbancarizados no Brasil. Apesar de estarmos no topo do mundo quando o assunto é robustez do sistema financeiro, as classes C, D e E permanecem desassistidas em serviços básicos. 

A notícia boa é que, a depender dessas empresas, essa realidade vai mudar. E no que depender da gente, também. No Exponential Finance, evento que realizamos com a marca SingularityU Brasil, dedicamos um bloco da programação às fintechs de impacto social, e a receptividade da audiência foi excelente.

Para quem aprecia matérias sobre os impactos das novas tecnologias nos negócios, esta edição está cheia de bons exemplos. Falamos sobre a industrialização do analytics e como ela impacta gestores e organizações. Mostramos os avanços da impressão 3D na indústria e suas diversas aplicações. E trazemos um case que mescla tecnologia, sustentabilidade e reinvenção, contando como a Toyota pensa mobilidade enquanto mantém a excelência de seus processos.

Também temos estreias nesta edição. Na seção eXtra apresentamos Romero Rodrigues, nosso primeiro colunista digital. A chegada de Romero ao time representa mais um avanço em nossa estratégia de transformar HSM 

Management em uma publicação multiplataforma. E, por fim, quero convidar você para uma viagem. A matéria sobre períodos sabáticos é aquele tipo de reportagem que nos transporta a outro lugar, nos fazendo questionar e refletir de um jeito leve. Ler sobre o sabático alheio, além de ajudar a imaginar como poderia ser o nosso, também evidencia a importância de um bom planejamento para que a experiência seja realmente transformadora. Olha a transformação aí novamente…

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura