Estratégia e Execução

Um presente menos incerto

Compartilhar:

_“O governo proíbe as aglomerações públicas. Os teatros e os cinemas, além de lacrados, são lavados com desinfetante […]. Em todo o Brasil, os hospitais estão abarrotados. As escolas mandaram os alunos para casa. Os bondes trafegam quase vazios. Das alfaiatarias às quitandas, das lojas de tecido às barbearias, o comércio todo baixou as portas – à exceção das farmácias, onde os fregueses disputam a tapa pílulas e tônicos que prometem curar as vítimas da doença mortal.”_

Essa cena, descrita por Ricardo Westin nos arquivos da Agência Senado, foi observada há um século, quando a gripe espanhola se espalhou pelo Brasil e ceifou milhares de vidas. Um capítulo triste dos livros de História, que jurávamos ter deixado para trás. 

Acontece que agora nós é que estamos criando a História. E não há perspectiva de quando será possível fazer um balanço do impacto do novo coronavírus em nossas vidas. Do número total de mortos à crise econômica que se desenha no mundo todo, há mais perguntas do que respostas, e lidar diariamente com o desconhecido é a cola que nos une neste momento.

O que fazer então? Ainda que paralisar seja uma reação possível da nossa espécie quando nos sentimos ameaçados, HSM Management deseja colocar você e a sua empresa em movimento. Se o futuro é incerto (sempre é, né? Mas agora parece ainda mais), lidar com as informações disponíveis hoje e gerenciar dia após dia as adversidades que vão surgindo na organização nos parece um bom plano.  

Foi pensando nisso que nasceu este dossiê sobre gerenciamento de crise.Sem a pretensão de ser o instrumento mágico que resolverá todos os seus desafios, nossa proposta é oferecer a você um conjunto de ferramentas que, aplicadas ao seu contexto e combinadas por você, possam colaborar com um presente menos incerto.

Você e sua empresa não estão sozinhos. Vamos juntos? Boa leitura. 

**NESTE DOSSIÊ**

* [**Sua empresa não está só**, _por Sandra Regina da Silva_](https://www.revistahsm.com.br/post/sua-empresa-nao-esta-so)
* [**Do manual para o mundo real**, _por Ticiana Werneck_](https://www.revistahsm.com.br/post/do-manual-para-o-mundo-real)
* [**Do fato ao fake**, _por Sandra Regina da Silva e Ticiana Werneck_](https://www.revistahsm.com.br/post/do-fato-ao-fake)
* [**(Re)aprender a comunicar na crise**, _por Junia Nogueira de Sá_](https://www.revistahsm.com.br/post/reaprender-a-comunicar-na-crise)
* [**Ferramentas de gestão para lidar com crises**, _por Pedro Nascimento_](https://www.revistahsm.com.br/post/ferramentas-de-gestao-para-lidar-com-crises)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quem pode mais: o que as eleições têm a nos dizer? 

Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.