Desenvolvimento pessoal

Vai doer. Mas ao menos 21 novos empregos devem surgir

É o que prevê o Center For The Future of Work, da consultoria cognizant, que dessa maneira quer orientar as pessoas a conseguir emprego e a manter-se nele ao longo dos próximos dez anos

Compartilhar:

Nunca se falou tanto do futuro do trabalho e, ao mesmo tempo, do medo de um futuro sem emprego. Não é difícil entender por quê: a automação de diversas atividades é crescente enquanto a inteligência artificial (IA) se torna uma realidade, passando a estar presente nas mais diferentes dimensões da vida cotidiana. 

“Quando as máquinas parecem capazes de fazer (quase) tudo, é natural que as pessoas comecem a se perguntar o que vai sobrar para elas fazerem”, reconhece o estudo 21 Jobs for the Future, do Center for the Future of Work, ligado à consultoria Cognizant, que se propõe a ser um guia para quem quer conseguir emprego e manter-se empregado ao longo dos próximos dez anos. 

O relatório admite que muitas transformações serão dolorosas e que, de fato, diversas funções vão deixar de existir, mas tem uma conclusão bastante clara: “No futuro, o trabalho vai mudar, mas não vai deixar de existir”. 

O ponto de partida do estudo são as principais tendências econômicas, políticas, demográficas, sociais, culturais, tecnológicas e no mundo dos negócios. “Acreditamos que essas atividades emergentes poderão criar empregos em massa, oferecendo oportunidades para as pessoas nos escritórios, lojas e fábricas afetadas pela tecnologia”, destaca o relatório.

Veja exemplos dos 21 novos trabalhos: 

**Detetive de dados:** deve gerar informações relevantes a partir da investigação dos dados gerados pela internet das coisas (IoT) e pelos equipamentos digitais em geral.

**Alfaiate digital:** vai atuar próximo aos consumidores para assegurar que as roupas adquiridas online sirvam perfeitamente.

**Diretor de diversidade genética:** uma das funções que, segundo o estudo, só deve se tornar realidade por volta de 2028. Surgirá da necessidade de assegurar nas empresas a diversidade genética.

E as outras 18 novas ocupações? Eis o resto da lista: mestre de edge computing (fará o roadmap de IoT, por exemplo), analista de machine learning quântico, construtor de jornada de realidade aumentada, técnico de saúde com suporte de IA, ciberanalista municipal, diretor de confiança, coach de bem-estar financeiro, facilitador de conexão de TI individual, diretor de portfólio de genomas, corretor de dados pessoais, gestor de desenvolvimento de negócios com IA, gestor de compras éticas, conselheiro de fitness, sherpa de lojas virtuais, gestor de times homem-máquina, controlador de tráfego aéreo urbano (drones), curador de memórias pessoais e, por fim, passeador/conversador para idosos. Prepare o CV!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura