Direto ao ponto

“Vai ter dor”, diz Ray Dalio. “Mas ela é boa professora”

A dor, prevista em novo livro, é apresentada como ponto de virada em seu modo de tomar decisões sem deixar de ousar para agarrar oportunidades

Compartilhar:

Talvez nenhum investidor tenha chamado tanto a atenção nos últimos tempos quanto Ray Dalio, fundador da maior empresa de fundos multimercados (hedge) do mundo, a Bridgewater, com US$ 150 bilhões em ativos sob gestão. Ele lançou livro novo – *Princípios para a Ordem Mundial em Transformação: por que as nações prosperam e fracassam* –, anunciou inflação e recessão nos EUA, reclamou do controle do bitcoin, apostou alto contra ações europeias (e recuou) e por aí vai.

Como Dalio tem insistido na palavra “dor” para definir o que o mercado e a sociedade enfrentam, __HSM Management__ recuperou o que ele falou sobre dor, alguns anos atrás, em entrevista a um podcast do *Business Insider*. O investidor contou que, em 1982, no início de carreira, teve de demitir oito pessoas por uma aposta de investimento errada que ele fez e isso “foi uma experiência muito, muito, muito dolorosa”. Ele “amava aquelas pessoas e não queria perdê-las por nada”. Mas essa dor, segundo ele, mudou seu modo de tomar decisão para sempre. “A dor é uma grande professora. Nós temos sucessos e fracassos na vida. Mas aprendemos realmente com os fracassos, porque são as experiências dolorosas que nos fazem refletir e mudar. A dor ensina humildade.”

No podcast, Dalio conta que incorporou “o medo de poder estar errado” em sua famosa ousadia. “Eu não queria ter menos risco, porque não queria ter menos oportunidades. O que eu queria era manter a mesma oportunidade, mas gerenciando melhor o meu risco. Eu queria jogar, não ficar no banco”, explica. “Isso mudou toda a minha abordagem de tomada de decisão. Passei a me perguntar: ‘Como eu posso saber que não estou errado?’” Isso o fez abrir bem mais a mente e lidar com seu não saber. “Todo sucesso que tive deveu-se mais ao fato de eu saber lidar com o que não sei do que a algo que eu soubesse.”

__Leia também: [“Great resignation”, versão líderes](https://www.revistahsm.com.br/post/great-resignation-versao-lideres)__

Artigo publicado na HSM Management nº 154

Compartilhar:

Artigos relacionados

Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)