Desenvolvimento pessoal

Valorize a sua capacidade de aprender

Seja curioso, tenha dúvidas, faça perguntas, mantenha-se atualizado sobre as novas tendências, acima de tudo tenha vontade de aprender. Invista no seu próprio crescimento e conhecimento para se tornar um excelente profissional, pronto para enfrentar qualquer desafio
Maicon Dias é CEO da Gampi Casa Criativa. Pós-graduado em marketing e comunicação digital pela ESPM e em neurociências e comportamento pela PUC-RS, o host do "Na Mente do Consumidor" dedica sua carreira a compreender o comportamento da sociedade, das culturas, dos nichos e gerações.

Compartilhar:

Em meio ao ritmo frenético dos negócios, das marcas e da comunicação, surge uma habilidade valiosa e indispensável para os profissionais: a capacidade de aprendizado contínuo. Não se trata apenas do que você já sabe, mas também da vontade de se atualizar. Com quase duas décadas de experiência no mercado publicitário e atuando em estratégias nos mais diferentes setores do mercado, pude testemunhar as transformações que mudaram a forma como as empresas se relacionam com os consumidores e como nós, profissionais, devemos enfrentar os desafios diários nesse turbilhão de mudanças.

Em dias onde a tecnologia muda em um piscar de olhos, o conhecimento, por sua vez, envelhece como leite fora da geladeira. Por isso, as empresas estão em busca de profissionais dispostos a se reinventarem e a se atualizarem constantemente.

Essas habilidades estão diretamente ligadas à flexibilidade e adaptabilidade. Pessoas que abraçam as mudanças saem na frente. Elas enxergam os desafios como oportunidades de crescimento, inovação e destaque, ao invés de lutarem contra o novo e o inesperado. Ser flexível e sair da zona de conforto são características que ampliam o repertório profissional e facilitam a conexão com as infinitas possibilidades que existem.

É importante estar aberto a novas ideias, diferentes perspectivas, tendo empatia para mudar o seu ponto de vista, e aceitar que o seu repertório não traduz uma realidade completa, apenas parte dela, baseada nas suas experiências. Buscar compreender o outro lado das situações e os olhares diferentes do que já se tem. Apostar sempre nas relações que agregam valor, pois conviver com pessoas que possuem habilidades diferentes das nossas também nos proporcionam experiências enriquecedoras, mesmo em momentos simples. Se você estiver cercado de quem pensa e age da mesma forma que você, como espera aprender algo novo?

Além disso, entender que manter-se atualizado sobre as últimas tendências da área exige ir além do conhecimento superficial. Experimentar novas plataformas, explorar novos recursos de inteligência artificial, se aprofundar em pesquisas de comportamento, que dão insights valiosos sobre as preferências e necessidades do público, permitem ajustar estratégias rapidamente e podem oferecer soluções relevantes.

Outro aspecto que auxilia nesse processo é ser cada vez mais curioso e desenvolver habilidades múltiplas, que possam ser aplicadas em diferentes setores ou momentos do seu trabalho. Aproveitar as inúmeras opções de aprendizado online, como tutoriais em vídeo e podcasts, buscar cursos no setor do cliente que a empresa atende ou procurar por referências de áreas complementares é sempre uma ótima pedida. Quanto mais versátil melhor. Afinal, esses são os profissionais altamente requisitados pelas empresas, tornando-se também grandes facilitadores para o sucesso dos projetos.

Por fim, um dos pontos que considero mais importante é saber fazer as perguntas certas. A sabedoria começa com a dúvida, e só quem tem dúvida está em condições de fazer perguntas. Sendo assim, perguntar e encorajar o diálogo são pontos-chave para ter clareza nas informações. Se ainda estiver com dúvida, não pare de perguntar.

Aprender ajuda a nos adaptarmos, a abraçarmos novas oportunidades e voarmos como nunca antes. Ao investir no nosso próprio crescimento, nos tornamos profissionais *superpoderosos*, prontos para enfrentar qualquer desafio. Então, bora lá: não pare de aprender e arrase!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura