Desenvolvimento pessoal

Valorize a sua capacidade de aprender

Seja curioso, tenha dúvidas, faça perguntas, mantenha-se atualizado sobre as novas tendências, acima de tudo tenha vontade de aprender. Invista no seu próprio crescimento e conhecimento para se tornar um excelente profissional, pronto para enfrentar qualquer desafio
Maicon Dias é CEO da Gampi Casa Criativa. Pós-graduado em marketing e comunicação digital pela ESPM e em neurociências e comportamento pela PUC-RS, o host do "Na Mente do Consumidor" dedica sua carreira a compreender o comportamento da sociedade, das culturas, dos nichos e gerações.

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Em meio ao ritmo frenético dos negócios, das marcas e da comunicação, surge uma habilidade valiosa e indispensável para os profissionais: a capacidade de aprendizado contínuo. Não se trata apenas do que você já sabe, mas também da vontade de se atualizar. Com quase duas décadas de experiência no mercado publicitário e atuando em estratégias nos mais diferentes setores do mercado, pude testemunhar as transformações que mudaram a forma como as empresas se relacionam com os consumidores e como nós, profissionais, devemos enfrentar os desafios diários nesse turbilhão de mudanças.

Em dias onde a tecnologia muda em um piscar de olhos, o conhecimento, por sua vez, envelhece como leite fora da geladeira. Por isso, as empresas estão em busca de profissionais dispostos a se reinventarem e a se atualizarem constantemente.

Essas habilidades estão diretamente ligadas à flexibilidade e adaptabilidade. Pessoas que abraçam as mudanças saem na frente. Elas enxergam os desafios como oportunidades de crescimento, inovação e destaque, ao invés de lutarem contra o novo e o inesperado. Ser flexível e sair da zona de conforto são características que ampliam o repertório profissional e facilitam a conexão com as infinitas possibilidades que existem.

É importante estar aberto a novas ideias, diferentes perspectivas, tendo empatia para mudar o seu ponto de vista, e aceitar que o seu repertório não traduz uma realidade completa, apenas parte dela, baseada nas suas experiências. Buscar compreender o outro lado das situações e os olhares diferentes do que já se tem. Apostar sempre nas relações que agregam valor, pois conviver com pessoas que possuem habilidades diferentes das nossas também nos proporcionam experiências enriquecedoras, mesmo em momentos simples. Se você estiver cercado de quem pensa e age da mesma forma que você, como espera aprender algo novo?

Além disso, entender que manter-se atualizado sobre as últimas tendências da área exige ir além do conhecimento superficial. Experimentar novas plataformas, explorar novos recursos de inteligência artificial, se aprofundar em pesquisas de comportamento, que dão insights valiosos sobre as preferências e necessidades do público, permitem ajustar estratégias rapidamente e podem oferecer soluções relevantes.

Outro aspecto que auxilia nesse processo é ser cada vez mais curioso e desenvolver habilidades múltiplas, que possam ser aplicadas em diferentes setores ou momentos do seu trabalho. Aproveitar as inúmeras opções de aprendizado online, como tutoriais em vídeo e podcasts, buscar cursos no setor do cliente que a empresa atende ou procurar por referências de áreas complementares é sempre uma ótima pedida. Quanto mais versátil melhor. Afinal, esses são os profissionais altamente requisitados pelas empresas, tornando-se também grandes facilitadores para o sucesso dos projetos.

Por fim, um dos pontos que considero mais importante é saber fazer as perguntas certas. A sabedoria começa com a dúvida, e só quem tem dúvida está em condições de fazer perguntas. Sendo assim, perguntar e encorajar o diálogo são pontos-chave para ter clareza nas informações. Se ainda estiver com dúvida, não pare de perguntar.

Aprender ajuda a nos adaptarmos, a abraçarmos novas oportunidades e voarmos como nunca antes. Ao investir no nosso próprio crescimento, nos tornamos profissionais *superpoderosos*, prontos para enfrentar qualquer desafio. Então, bora lá: não pare de aprender e arrase!

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