Espaço lifelong learning

Você é um aprendiz serial?

Quando o tema é aprender, alguns tipos de gestores podem ser observados: o que aprende em sprints, o disciplinado e o perfil acima, raro, que vê o aprendizado como estilo de vida

Poliana Abreu

__Poliana Abreu__ é Diretora de conteúdo da HSM e SingularityU Brazil. Graduada em relações internacionais...

Compartilhar:

Meu trabalho nos últimos anos tem sido criar soluções educacionais, na HSM e na SingularityU Brazil, para apoiar as pessoas a atingirem novos níveis de liderança, consciência e repertório nos negócios e na vida. Isso me coloca numa posição privilegiada para observar gestores aprendizes em ação. Comprovo todos os dias que os executivos já aceitam a ideia de que continuar aprendendo é igual a se manter relevante. Mas observo – empiricamente, claro, sem pretensões científicas – algumas diferenças na abordagem de aprender. Parece haver dois grupos majoritários: uns são disciplinados, aprendem regularmente, nem que seja três horas por semana; outros preferem dar sprints, fazendo esforços concentrados de aprendizado.

Porém recentemente me dei conta de um terceiro grupo, bem mais raro que os outros dois: os gestores que fazem do aprendizado um estilo de vida. Até os apelidei: são os “aprendizes seriais”.

Sabe aquelas pessoas que estão sempre fazendo um curso, leem vários livros ao mesmo tempo (e revistas-livros como esta), não perdem a chance de ouvir um podcast? Que, mesmo em viagem ou num evento social, têm o olhar e a escuta ativa para o novo? Esse perfil é o curioso autêntico, sempre ligado e buscando fazer conexões entre temas diversos.

Criei o hábito de observar tais pessoas e, nesta coluna, me arrisco a listar algumas de suas características:

__1. Eles querem sempre mais.__ Não me refiro a ambições financeiras ou materiais. Têm necessidade de aprender mais sobre assuntos variados, querem se sentir mais preenchidos profissional e pessoalmente. Buscam novas oportunidades de aprender e desafios que permitam isso.

__2. Valorizam a experiência.__ Os momentos em que eles estão aprendendo são tão ou mais importantes do que o conteúdo em si. Gostam de testar formas novas de adquirir e compartilhar conhecimento.

__3. São curiosos sobre si mesmos e sobre o mundo.__ Isso lhes permite acessar novas informações de maneira muito consistente. Aprendizes seriais são abertos ao autoconhecimento e a entender os contextos de mundo.

__4. São corajosos.__ Eles têm coragem para se reinventar e para aceitar que, apesar de saberem muito, não sabem tudo. Mostram-se ousados para desaprender e abandonar verdades antigas; aceitam o novo sem medo. Confiam que, de alguma forma, suas habilidades e competências podem ser reconfiguradas para se adaptarem às mudanças.

__5. Importam-se menos com o que sabem e mais com o que podem aprender.__ Normalmente, eles têm uma postura de humildade. Quanto mais sabem, mais reconhecem que ainda há muito por saber. Seu foco está sempre no próximo aprendizado.

Só não cheguei ainda a uma conclusão sobre se as pessoas nascem assim ou se tornam. O que você acha? Você se reconhece como aprendiz serial?

Compartilhar:

Poliana Abreu

__Poliana Abreu__ é Diretora de conteúdo da HSM e SingularityU Brazil. Graduada em relações internacionais...

Artigos relacionados

Quem pode mais: o que as eleições têm a nos dizer? 

Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.