Desenvolvimento pessoal

Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Os programas de voluntariado ajudam a incutir em seus colaboradores a missão, visão e valores da organização, além de valorizar o profissional enquanto pessoa, conferindo a ele um significado no mundo
Glaucimar Peticov é diretora executiva do Banco Bradesco.

Compartilhar:

Quando trabalhamos no mundo corporativo é comum e esperado que se invista na carreira. Dedicamos tempo e dinheiro no desenvolvimento de habilidades e competências como chave para o sucesso profissional. Realizamos inúmeros cursos e especializações, mas, por vezes, esquecemos de investir naquilo que nos faz ser humano, o lado social. Esse senso de comunidade é a essência do trabalho voluntário, que gera impacto positivo na vida das pessoas e é uma excelente oportunidade para o crescimento pessoal e profissional.

Pensando sob esta perspectiva, precisamos entender o valor dos programas de voluntariado corporativo para colaboradores. De acordo com a última pesquisa do Voluntariado no Brasil, de 2021, 15% dos brasileiros estão engajados em programas de voluntariado corporativo e dedicam, em média, 21h por mês. Este dado demonstra que o trabalho voluntário exige tempo, dedicação e, principalmente, empatia, que é a capacidade de sentir e se compadecer da situação que outra pessoa vivencia. Isso é fundamental para quem atua em qualquer setor, porque diariamente nos deparamos com situações que exigem sensibilidade da nossa parte para acolher, ajudar e amparar o outro.

Quando nos envolvemos em uma atividade voluntária, lidamos com situações e perfis de pessoas diferentes, que nos permitem ampliar nosso know-how e experiências, colocando em prática esses aprendizados. Entre as skills que conquistamos posso citar resiliência, inteligência emocional, criatividade, inovação e comunicação, tão necessários no mundo corporativo.

Cientes dos benefícios do voluntariado corporativo, e sabendo da sua responsabilidade social, as empresas brasileiras intensificaram a criação de programas voluntários na década de 1990. Nos Estados Unidos, esse movimento foi amplamente disseminado uma década antes. De lá pra cá, muita coisa mudou, e hoje experimentamos uma fase mais madura do voluntariado nas empresas e que caminha lado a lado da gestão de pessoas.

No atual cenário, os programas de voluntariado buscam não só realizar ações sociais que gerem impacto positivo, mas incutir em seus colaboradores a missão, visão e valores da empresa de modo prático, tornando-os agentes disseminadores. O envolvimento propicia integração entre os times e a capacidade de trabalhar em equipe, por meio do espírito colaborativo. Essas habilidades contribuem ativamente para que os times tenham um desempenho satisfatório nas suas funções e resultados de excelência dentro do que é estabelecido.

Muito além do desenvolvimento de habilidades sociais que geram benefícios para a carreira, a atuação voluntária permite a valorização do profissional enquanto pessoa, da sua presença no mundo, conferindo a ele um significado. E esse sentimento é a chave para impulsionar outras benesses como autoconfiança, autoestima e motivação para fazer a diferença e o bem para sociedade.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Adotar o 'Best Before' no Brasil pode reduzir o desperdício de alimentos, mas demanda conscientização e mudanças na cadeia logística para funcionar

Lucas Infante

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura
Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
ESG
Home office + algoritmos = epidemia de solidão? Pesquisa Hibou revela que 57% dos brasileiros produzem mais em times multidisciplinares - no SXSW, Harvard e Deloitte apontam o caminho: reconexão intencional (5-3-1) e curiosidade vulnerável como antídotos para a atrofia social pós-Covid

Ligia Mello

6 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura
Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura