Direto ao ponto

Walmart versus clínicas e hospitais

Serviço de saúde do varejo é tema de discussão – e dá o que pensar sobre a concorrência que vem de lugares inusitados

Compartilhar:

Por que o Walmart está entrando no setor de saúde, abrindo clínicas em todo o país? A melhor resposta, de acordo com Mark Pauly, professor emérito de administração de serviços de saúde da Wharton School, é: por que não? Os cuidados de saúde representam 18% do PIB americano. É um setor enorme e que não foi reformado nem reorganizado em 50 anos.

“Para muitas grandes empresas, isso parece ser um fruto fácil de colher”, disse Pauly ao podcast *Wharton Business Daily*. “O Walmart teve sucesso em se afastar de seu foco original em roupas baratas para se tornar o varejista nº 1 de mantimentos nos EUA.” Mas por que atendimento de urgência do Walmart? O professor admite que cuidar da saúde é mais complicado do que vender meias. A cobertura de seguro, por si só, faz com que a prestação de serviço esteja longe de ser uma simples questão de oferta e demanda. Mas a estratégia do Walmart parece ser construída em sua marca de conveniência. No início do ano, a empresa anunciou planos para construir 77 centros de saúde até 2024. “Eles parecem imaginar que você sai em um sábado para comprar algumas meias e decide dar uma passada para tomar uma vacina contra herpes”, disse Pauly. “Estão montando algo semelhante aos centros de atendimento de urgência ou clínicas de varejo. O Walmart aparentemente pretende entrar no mercado de cuidados primários episódicos.”

O problema com a estratégia é que a atenção primária não é lucrativa como procedimentos cirúrgicos, de diagnóstico e cuidados de longo prazo para condições crônicas, como diabetes. “Isso parece ser um pouco mais complicado porque eles não estão realmente preparados para a continuidade do atendimento”, disse. Pauly não está descartando a possibilidade de que o Walmart encontre uma maneira de fornecer cuidados de qualidade e de longo prazo, mas a empresa tem uma série de obstáculos para chegar lá. Fornecer pessoal adequado é apenas um deles. O Walmart é conhecido por cortar custos por meio da redução de pessoal, abordagem que seria desastrosa na saúde, área cujos cuidados são trabalhosos e requerem treinamento especializado. Pauly disse que o Walmart precisará integrar conveniência com atendimento coordenado que trate os pacientes como indivíduos. O maior sucesso da empresa no setor provavelmente será eliminar a concorrência. “É muito complicado marcar uma consulta com seu sistema de saúde regular”, disse. “Esse pode ser o nicho que eles visam. Você pode trocar o óleo do carro e seus próprios fluidos ao mesmo tempo.”

__Leia também: [Crise das startups chega à Índia](https://www.revistahsm.com.br/post/crise-das-startups-chega-a-india)__

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura