Estratégia

11 dicas para você melhorar e manter a atenção das pessoas em suas apresentações

Bia Akel, Head de Educação da Beneficiência Portuguesa, está em Austin, no Texas, para o SXSW e traz insights valorosos da palestra “Science Comedy: Why It's a Thing & How to Do It”, ministrada por Sarah Rose Siskind
Bia Akel – Head de Educação na BP Educação e Pesquisa Formada em Publicidade e Propaganda, atuou por oito anos no mercado de entretenimento, liderando projetos culturais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na BP, passou pelas áreas de marketing, eventos, patrocínios e inovação. Desde dezembro de 2022, está à frente da área de educação com o desafio de transformá-la numa unidade de negócios dinâmica que busca preparar profissionais de saúde considerando um mundo em completa transformação.

Compartilhar:

Durante o SXSWEDU, a palestra “Science Comedy: Why It’s a Thing & How to Do It”, ministrada por Sarah Rose Siskind, uma comediante e escritora reconhecida por sua habilidade de integrar humor à ciência e à educação, chamou a atenção pelo seu destaque diante do desafio atual de capturar e manter a atenção das pessoas.

Para isso, a comediante trouxe o humor como uma ferramenta poderosa para apoiar professores e palestrantes em suas apresentações, aulas e outras atividades de comunicação. Mencionou, inclusive, a aplicabilidade no campo das ciências, tecnologia, engenharia e matemática para engajar os alunos.

Fala a verdade, dar boas risadas torta o aprendizado muito mais leve, não acha?

Assistindo a ela, me lembrei de um anúncio no Instagram que me chamou atenção sobre os comediantes do Porta dos Fundos oferecendo um [curso sobre produção audiovisual](https://www.youtube.com/watch?v=HLBB0zdruuQ) com técnicas de roteirização, atuação, direção e…técnicas de humor.

Na época, achei genial!

Com isso em mente, vale então trazer algumas das dicas interessantes compartilhadas por Siskind que você pode tentar incorporar nas suas apresentações:

__1. Positividade:__ use uma abordagem humorística que se afasta do humor agressivo, favorecendo o entusiasmo, que é notavelmente contagiante.

__2. Timing:__ A habilidade de entregar uma piada no momento certo pode fazer toda a diferença.

__3. Simplicidade:__ Mantenha o humor simples para maior impacto.

__4. Relatabilidade:__ Criar conexões com o público por meio da apresentação de ideias ou experiências com as quais possam se identificar.

__5. Uso de Metáforas e Imagens:__ Técnicas que ajudam a engajar e esclarecer conceitos.

__6. Confiança:__ Um orador confiante transmite segurança e torna o conteúdo mais crível.

__7. Manter na expectativa:__ Criar um elemento de surpresa para manter o público engajado.

__8. Humildade:__ A autodepreciação pode tornar o palestrante mais acessível.

__9. Exemplos e Analogias com Coisas Absurdas:__ Facilitam a explicação de conceitos complexos de maneira divertida, tornando o aprendizado mais prazeroso e melhorando significativamente a retenção do conteúdo.

__10. Jogo de Palavras e Callbacks:__ Usar jogos de palavras inteligentes e referências anteriores para criar humor.

__11. Interação:__ Encorajar a participação do público.
Siskind também discutiu os benefícios do riso, como aumento da energia, interesse e aceitação dos temas abordados, destacando que o riso, por si só, é uma forma de entretenimento.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura