Estratégia

11 dicas para você melhorar e manter a atenção das pessoas em suas apresentações

Bia Akel, Head de Educação da Beneficiência Portuguesa, está em Austin, no Texas, para o SXSW e traz insights valorosos da palestra “Science Comedy: Why It's a Thing & How to Do It”, ministrada por Sarah Rose Siskind
Bia Akel – Head de Educação na BP Educação e Pesquisa Formada em Publicidade e Propaganda, atuou por oito anos no mercado de entretenimento, liderando projetos culturais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na BP, passou pelas áreas de marketing, eventos, patrocínios e inovação. Desde dezembro de 2022, está à frente da área de educação com o desafio de transformá-la numa unidade de negócios dinâmica que busca preparar profissionais de saúde considerando um mundo em completa transformação.

Compartilhar:

Durante o SXSWEDU, a palestra “Science Comedy: Why It’s a Thing & How to Do It”, ministrada por Sarah Rose Siskind, uma comediante e escritora reconhecida por sua habilidade de integrar humor à ciência e à educação, chamou a atenção pelo seu destaque diante do desafio atual de capturar e manter a atenção das pessoas.

Para isso, a comediante trouxe o humor como uma ferramenta poderosa para apoiar professores e palestrantes em suas apresentações, aulas e outras atividades de comunicação. Mencionou, inclusive, a aplicabilidade no campo das ciências, tecnologia, engenharia e matemática para engajar os alunos.

Fala a verdade, dar boas risadas torta o aprendizado muito mais leve, não acha?

Assistindo a ela, me lembrei de um anúncio no Instagram que me chamou atenção sobre os comediantes do Porta dos Fundos oferecendo um [curso sobre produção audiovisual](https://www.youtube.com/watch?v=HLBB0zdruuQ) com técnicas de roteirização, atuação, direção e…técnicas de humor.

Na época, achei genial!

Com isso em mente, vale então trazer algumas das dicas interessantes compartilhadas por Siskind que você pode tentar incorporar nas suas apresentações:

__1. Positividade:__ use uma abordagem humorística que se afasta do humor agressivo, favorecendo o entusiasmo, que é notavelmente contagiante.

__2. Timing:__ A habilidade de entregar uma piada no momento certo pode fazer toda a diferença.

__3. Simplicidade:__ Mantenha o humor simples para maior impacto.

__4. Relatabilidade:__ Criar conexões com o público por meio da apresentação de ideias ou experiências com as quais possam se identificar.

__5. Uso de Metáforas e Imagens:__ Técnicas que ajudam a engajar e esclarecer conceitos.

__6. Confiança:__ Um orador confiante transmite segurança e torna o conteúdo mais crível.

__7. Manter na expectativa:__ Criar um elemento de surpresa para manter o público engajado.

__8. Humildade:__ A autodepreciação pode tornar o palestrante mais acessível.

__9. Exemplos e Analogias com Coisas Absurdas:__ Facilitam a explicação de conceitos complexos de maneira divertida, tornando o aprendizado mais prazeroso e melhorando significativamente a retenção do conteúdo.

__10. Jogo de Palavras e Callbacks:__ Usar jogos de palavras inteligentes e referências anteriores para criar humor.

__11. Interação:__ Encorajar a participação do público.
Siskind também discutiu os benefícios do riso, como aumento da energia, interesse e aceitação dos temas abordados, destacando que o riso, por si só, é uma forma de entretenimento.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura