Uncategorized

12 Chaves para o Futuro de Negócios

Três conjuntos de tendências – tecnológicas, de relacionamento e de humanização – devem moldar as empresas no período de 2016 a 2025
CEO da Inova Consulting e da Inova Business School, professor da FIA-USP e do Isvouga, de Portugal, e escreveu 20 livros técnicos sobre marketing, comunicação, tendências e inovação.

Compartilhar:

Imagine um corredor com várias portas. É o futuro que estamos desenhando no presente para nossas empresas, futuro esse que, nos últimos 15 anos, começou a ser seriamente investigado por professores, gestores, empreendedores, palestrantes, consultores, bloggers, jornalistas, designers, marketeers, na forma de identificação de tendências. 

Cada porta está trancada hoje e precisa de uma chave para ser aberta. Identificamos no estudo da Inova 12 portas do período 2016-2025, que precisam ser abertas por todas as empresas que querem se preparar para o futuro. 

São 12 tendências de negócios que, devidamente analisadas e trabalhadas, podem permitir aos executivos tanto a adaptação e antecipação ao futuro como a inovação bem-sucedida que o construirá. 

A seguir, relaciono as 12. As quatro primeiras tendências resultam da crescente importância da tecnologia nos negócios; a 5, 6, 7 e 8 derivam de mudanças no relacionamento com clientes, parceiros e demais agentes da cadeia de valor; as quatro últimas são focadas no colaborador e na forma de desenvolver o trabalho. 

**1 – Tecnologia de impacto.** A tecnologia é um meio a serviço da melhoria transversal das empresas, dos negócios, da sociedade e da vida das pessoas, para que todos possam ganhar com isso, no médio e longo prazos. 

A evolução rápida da tecnologia, cada vez mais acessível em termos de valor e complexidade, tem transformado mercados, empresas e principalmente pessoas. 

A velocidade de produção e difusão de informação, por sua vez, impacta o modo como as empresas desenvolvem seus negócios e se relacionam com seus públicos. 

Assim, a oportunidade de aplicar o conhecimento hoje disponível para a criação, facilitação e implementação dessas tecnologias aumenta incrivelmente para qualquer empreendedor, que assim pode gerar conteúdo relevante para seus clientes e a sociedade.

**2 – Bigger data.** Com a crescente conectividade, mais pessoas no mundo e maior interação entre elas, a geração e o compartilhamento de informações aumenta e deixa tudo muito mais acessível hoje.

Usar esses dados (e as ferramentas que os tratam e gerenciam) para antever as melhores maneiras de gerir recursos – naturais, econômicos e financeiros nos níveis nacional, regional ou pessoal – fará a diferença no êxito empresarial. 

**3 – Online = off-line.** Os mundos virtual e físico unem-se cada vez mais em uma só realidade, acessível em qualquer lugar e a qualquer hora. Do ponto de vista do consumidor, já não existe mais a separação entre o que é online e o que é off-line, e essa integração impacta decisivamente a forma como devemos pensar os negócios.

**4 – Omnicanal em alta.** A evolução do varejo tradicional, que passou pelo e-commerce, assume agora uma visão totalmente integrada e experiencial, atuando em todas as vertentes do relacionamento e com presença on e off-line onde e quando o cliente quiser.

Cada vez mais, os avanços tecnológicos permitem maior conhecimento dos mercados e dos clientes e também de suas necessidades e lugares preferidos de busca e compra. 

**5 – Economia da reputação.** As empresas são o que os clientes dizem que elas são. O uso do feedback do consumidor, e da sociedade como um todo, para melhorar marca e imagem é algo que influenciará cada vez mais as decisões de compra.

As empresas precisam usar comentários e críticas dos clientes de modo permanente, para mostrar que não temem a crítica e que, portanto, não têm nada a esconder. Ao contrário, a crítica lhes serve de subsídio para promover melhoria e inovação. 

**6 – Customização radical.** Personalizar parcial ou totalmente produtos e serviços melhora a relação com clientes e torna uma marca mais exclusiva. A oferta disso é a resposta à homogeneização decorrente da industrialização e da tecnologia.

Cada vez mais, as áreas comercial e de marketing devem levar em conta a tarefa de entender o cliente – com as ferramentas on e off-line disponíveis e por meio do feedback das vendas – e gerenciar continuamente suas expectativas com a possibilidade de personalização de produtos e serviços segundo os perfis e o retorno. 

**7 – Marketing em tempo real.** A atuação de marketing e vendas precisa de monitoramento e informações crescentemente.

Só assim a empresa conseguirá agir em tempo real na apresentação de oportunidades para seus clientes e na antecipação a movimentos da concorrência 

**8 – Relacionamento proativo.** Com o aumento da concorrência e a crescente dificuldade de fidelização de clientes, o relacionamento proativo com o cliente mostra ser um fator crítico de sucesso. Isso requer antecipar as necessidades dele e atuar de forma personalizada. 

**9 – Soluções urbanas.** É nas cidades que vive a maior parcela da população mundial, e isso gera problemas de segurança, mobilidade, poluição etc. As empresas podem envidar esforços para melhorar a vida urbana.

**10 – Felicidade no trabalho.** As verdades absolutas da gestão de pessoas estão sendo desafiadas por profissionais que valorizam mais seus princípios e vida pessoal do que carreiras seguras. Eles não têm receio de ganhar relativamente menos ou de correr mais riscos para manter seus princípios. 

**11 – Escritório flexível.** O trabalho a distância tem cada vez mais peso, permitindo maior mobilidade e capacidade de entrega aos clientes. Aumenta o número de profissionais que trabalham em cafés, centros comerciais, aeroportos e espaços de coworking usando apenas um computador e uma conexão de internet, flexibilizando horários. Isso aumenta o foco e não expõe os colaboradores a problemas de mobilidade. 

**12 – Liderança compartilhada.** Sistemas hierárquicos tradicionais estão perdendo espaço para modelos de empresa mais flexíveis, participativos e focados em exposição, engajamento e cocriação, colaboração e competição. A retenção do talento humano está na ordem do dia nas empresas. Mais do que reter pessoas, é necessário engajá-las e motivá-las para novos desafios e metas nunca antes alcançadas. A liderança assume um papel de mentoria e orientação colaborativa, abandonando as visões puramente top-down e impositivas. 

As tendências de negócios aqui descritas alavancam a tomada de decisão empresarial com forte visão inovadora. O corredor é longo, mas quem usar as chaves certas para abrir as portas o atravessará com mais tranquilidade e chegará ao futuro antes.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura
Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura