Estratégia e Execução

135 lições da pandemia

Compartilhar:

“As organizações são capazes de se mover mais rapidamente do que jamais imaginaram ser possível.” Este é apenas um dos 135 aprendizados que você encontrará nas páginas a seguir, ilustrado pelo case do Grupo Trigo. Talvez seja o nosso principal. Para entregar a você este dossiê, HSM Management precisou acelerar. Foram mais de 200 hipóteses levantadas com o apoio do nosso conselho editorial, que depois precisaram ser validadas uma a uma em nosso processo de apuração.

Além de uma divisão clara entre aprendizados profissionais e pessoais, que gerou a reportagem “Bônus: 35 lições para a sua vida” (p. 64), a lista de cem itens foi segmentada e revelou em números o que já vínhamos anunciando aqui há um tempo: o RH é a bola da vez. Com um terço dos aprendizados ligados a temas de cultura e gestão de pessoas, o executivo de recursos humanos ganhou, nesta pandemia, uma projeção nunca vista no mundo dos negócios. E isso é uma excelente notícia.

Sinal de que temos à frente dos problemas das empresas o preparo da liderança para lidar com as polaridades, que se agravam em momentos como este. No Brasil e no mundo, observamos a ruptura entre os que defendem a saúde como prioridade e os que levantam a bandeira da economia – nas empresas, enquanto isso, as lideranças de RH fazem um esforço sobre-humano para acomodar as ambivalências. Dá trabalho lidar com abordagens opostas, ouvir muita gente e encontrar o caminho do meio. Mas é a única saída.

Então, como diz a lição #21 da reportagem da página 64, a humanização é para valer. Tão verdade que impactou até este dossiê. Você vai observar que, em vez de listas e tópicos, abordamos os aprendizados por meio de histórias de empresas e pessoas, humanizando, ao máximo, a nossa mensagem para você. Ah! E também fizemos experimentos, como destacado no aprendizado #3 da página 37. E é por isso que a sua revista já chega “rabiscada”. Assim, você pode localizar rapidamente as informações e ter um guia fácil para consultas posteriores.

Por último, vale destacar que, a seguir, você encontra 40 páginas de conteúdo, em vez das 24 usuais. Sabemos que é muita coisa, mas nossa recomendação é: leia degustando. As pausas na leitura são úteis para que você também possa refletir sobre seus próprios aprendizados. Mantenha a mente aberta e boa leitura!

## __NESTE DOSSIÊ__

[Aprendizados que continuam](https://www.revistahsm.com.br/post/10-aprendizados-que-continuarao-em-alta)
*por Gabrielle Teco*

[O que muda na estratégia](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-estrategia-empresarial)
*por Katia Simões*

[Lições de marketing, tecnologia e sociedade](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-marketing-tecnologia-e-sociedade)
*por Ticiana Werneck*

[RH e cultura corporativa em alta](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-cultura-e-rh)
*por Sandra Regina da Silva*

[Lições para a vida](https://www.revistahsm.com.br/post/bonus-35-aprendizados-para-a-vida)
*por Sandra Regina da Silva*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação

Living Intelligence: A nova espécie de colaborador

Estamos entrando na era da Inteligência Viva: sistemas que aprendem, evoluem e tomam decisões como um organismo autônomo. Eles já estão reescrevendo as regras da logística, da medicina e até da criatividade. A pergunta que nenhuma empresa pode ignorar: como liderar equipes quando metade delas não é feita de pessoas?

Liderar GenZ’s: As relações de trabalho estão mudando…

Mais da metade dos jovens trabalhadores já não acredita no valor de um diploma universitário — e esse é só o começo da revolução que está transformando o mercado de trabalho. Com uma relação pragmática com o emprego, a Geração Z encara o trabalho como negócio, não como projeto de vida, desafiando estruturas hierárquicas e modelos de carreira tradicionais. A pergunta que fica: as empresas estão prontas para se adaptar, ou insistirão em um sistema que não conversa mais com a principal força de trabalho do futuro?

ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura
Liderança
Rússia vs. Ucrânia, empresas globais fracassando, conflitos pessoais: o que têm em comum? Narrativas não questionadas. A chave para paz e negócios está em ressignificar as histórias que guiam nações, organizações e pessoas

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Empreendedorismo
Macro ou micro reducionismo? O verdadeiro desafio das organizações está em equilibrar análise sistêmica e ação concreta – nem tudo se explica só pela cultura da empresa ou por comportamentos individuais

Manoel Pimentel

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Aprender algo novo, como tocar bateria, revela insights poderosos sobre feedback, confiança e a importância de se manter na zona de aprendizagem

Isabela Corrêa

0 min de leitura
Inovação
O SXSW 2025 transformou Austin em um laboratório de mobilidade, unindo debates, testes e experiências práticas com veículos autônomos, eVTOLs e micromobilidade, mostrando que o futuro do transporte é imersivo, elétrico e cada vez mais integrado à tecnologia.

Renate Fuchs

4 min de leitura