Estratégia e Execução

135 lições da pandemia

Compartilhar:

“As organizações são capazes de se mover mais rapidamente do que jamais imaginaram ser possível.” Este é apenas um dos 135 aprendizados que você encontrará nas páginas a seguir, ilustrado pelo case do Grupo Trigo. Talvez seja o nosso principal. Para entregar a você este dossiê, HSM Management precisou acelerar. Foram mais de 200 hipóteses levantadas com o apoio do nosso conselho editorial, que depois precisaram ser validadas uma a uma em nosso processo de apuração.

Além de uma divisão clara entre aprendizados profissionais e pessoais, que gerou a reportagem “Bônus: 35 lições para a sua vida” (p. 64), a lista de cem itens foi segmentada e revelou em números o que já vínhamos anunciando aqui há um tempo: o RH é a bola da vez. Com um terço dos aprendizados ligados a temas de cultura e gestão de pessoas, o executivo de recursos humanos ganhou, nesta pandemia, uma projeção nunca vista no mundo dos negócios. E isso é uma excelente notícia.

Sinal de que temos à frente dos problemas das empresas o preparo da liderança para lidar com as polaridades, que se agravam em momentos como este. No Brasil e no mundo, observamos a ruptura entre os que defendem a saúde como prioridade e os que levantam a bandeira da economia – nas empresas, enquanto isso, as lideranças de RH fazem um esforço sobre-humano para acomodar as ambivalências. Dá trabalho lidar com abordagens opostas, ouvir muita gente e encontrar o caminho do meio. Mas é a única saída.

Então, como diz a lição #21 da reportagem da página 64, a humanização é para valer. Tão verdade que impactou até este dossiê. Você vai observar que, em vez de listas e tópicos, abordamos os aprendizados por meio de histórias de empresas e pessoas, humanizando, ao máximo, a nossa mensagem para você. Ah! E também fizemos experimentos, como destacado no aprendizado #3 da página 37. E é por isso que a sua revista já chega “rabiscada”. Assim, você pode localizar rapidamente as informações e ter um guia fácil para consultas posteriores.

Por último, vale destacar que, a seguir, você encontra 40 páginas de conteúdo, em vez das 24 usuais. Sabemos que é muita coisa, mas nossa recomendação é: leia degustando. As pausas na leitura são úteis para que você também possa refletir sobre seus próprios aprendizados. Mantenha a mente aberta e boa leitura!

## __NESTE DOSSIÊ__

[Aprendizados que continuam](https://www.revistahsm.com.br/post/10-aprendizados-que-continuarao-em-alta)
*por Gabrielle Teco*

[O que muda na estratégia](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-estrategia-empresarial)
*por Katia Simões*

[Lições de marketing, tecnologia e sociedade](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-marketing-tecnologia-e-sociedade)
*por Ticiana Werneck*

[RH e cultura corporativa em alta](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-cultura-e-rh)
*por Sandra Regina da Silva*

[Lições para a vida](https://www.revistahsm.com.br/post/bonus-35-aprendizados-para-a-vida)
*por Sandra Regina da Silva*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Regulamentação da IA: Como empresas podem conciliar responsabilidades éticas e inovação? 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Governança estratégica: a gestão de riscos psicossociais integrada à performance corporativa

A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Transformação Digital
A preocupação com o RH atual é crescente e fizemos questão de questionar alguns pontos viscerais existentes que Ricardo Maravalhas, CEO da DPOnet, trouxe com clareza e paciência.

HSM Management

Uncategorized
A saúde mental da mulher brasileira enfrenta desafios complexos, exacerbados por sobrecarga de responsabilidades, desigualdade de gênero e falta de apoio, exigindo ações urgentes para promover equilíbrio e bem-estar.

Letícia de Oliveira Alves e Ana Paula Moura Rodrigues

ESG
A crescente frequência de desastres naturais destaca a importância crucial de uma gestão hídrica urbana eficaz, com as "cidades-esponja" emergindo como soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais e promover a resiliência urbana.

Guilherme Hoppe

Gestão de Pessoas
Como podemos entender e praticar o verdadeiro networking para nos beneficiar!

Galo Lopez

Cultura organizacional, Gestão de pessoas, Liderança, times e cultura, Liderança
Na coluna deste mês, Alexandre Waclawovsky explora o impacto das lideranças autoritárias e como os colaboradores estão percebendo seu próprio impacto no trabalho.

Alexandre Waclawovsky

Marketing Business Driven, Comunidades: Marketing Makers, Marketing e vendas
Eis que Philip Kotler lança, com outros colegas, o livro “Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human” e eu me lembro desse tema ser tão especial para mim que falei sobre ele no meu primeiro artigo publicado no Linkedin, em 2018. Mas, o que será que mudou de lá para cá?

Juliana Burza

Transformação Digital, ESG
A inteligência artificial (IA) está no centro de uma das maiores revoluções tecnológicas da nossa era, transformando indústrias e redefinindo modelos de negócios. No entanto, é crucial perguntar: a sua estratégia de IA é um movimento desesperado para agradar o mercado ou uma abordagem estruturada, com métricas claras e foco em resultados concretos?

Marcelo Murilo

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
Com a informação se tornando uma commoditie crucial, as organizações que não adotarem uma cultura data-driven, que utiliza dados para orientar decisões e estratégias, vão ficar pelo caminho. Entenda estratégias que podem te ajudar neste processo!

Felipe Mello

Gestão de Pessoas
Conheça o framework SHIFT pela consultora da HSM, Carol Olinda.

Carol Olinda

Melhores para o Brasil 2022
Entenda como você pode criar pontes para o futuro pós-pandemia, nos Highlights de uma conversa entre Marina gorbis, do iftf, e Martha gabriel

Martha Gabriel e Marina Gorbis